Geral
Por reconstrução política e novos aliados, Gladson inicia conversas com oito partidos
O encontro fechado aconteceu no escritório de trabalho do governador e foi testemunhado pelo deputado estadual José Bestene (PP).

Gladson Cameli, governador do Acre (Fotos arquivos: Alexandre Lima)
Luciano Tavares
A 19 meses das eleições, o governador Gladson Cameli tenta reconstruir sua base política com novos partidos. Nesta sexta-feira (26), ele recebeu presidentes do Avante, Podemos, PV, DC, PMB, Cidadania, PSC e PMN, oito agremiações apelidadas de nanicos.
O presidente do Podemos no Acre, ex-vereador Railson Correia, disse ao Notícias da Hora que há um ano o partido vem flertando com o governo, mas só agora começou a ter uma conversa mais aberta com possibilidade de aliança.
Prevendo a perda de antigos aliados que já antecipam o debate eleitoral como o PSD de Sérgio Petecão, que deve ser candidato ao governo do Acre, assessores políticos do Palácio Rio Branco avaliam a necessidade de reconstrução de uma nova base política.
Na Assembleia Legislativa, por exemplo, o PV, que nas eleições de 2018 esteve no palanque do petista Marcus Alexandre, agora vive o protagonismo por meio do deputado estadual Pedro Longo, que virou líder do atual governo.
A presença de José Bestene na reunião e a reaproximação do parlamentar é um sinal de que o PP mantém as portas abertas para a candidatura à reeleição do governador.
Comentários
Geral
Homem joga esposa e filha de 3 anos em rio após briga de casal
Uma mulher que não teve o nome divulgado foi empurrada pelo próprio marido, junto com a filha do casal de 3 anos, na foz do rio Amazonas, durante discussão entre o casal. A mulher conseguiu se salvar, mas a criança morreu afogada. A tragédia ocorreu nesta segunda-feira (11) na comunidade de Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, área rural de Macapá, Amapá.
De acordo com informações, durante a discussão ocorrida na comunidade na foz do rio Amazonas, o pai teria empurrado a esposa e a filhinha para dentro da água. A mãe conseguiu se manter na margem, mas a criança foi levada pela correnteza e não voltou a aparecer. O corpo da criança foi encontrado por ribeirinhos próximo a uma balsa na região. Não há informações se suspeito foi preso.
Por: D24am.
Comentários
Geral
Líder indígena do Acre é indiciado após denúncia de abuso sexual contra turista chilena
Comentários
Geral
Senador Alan Rick defende ferrovia bioceânica e estrada de integração Acre–Peru em reunião
O senador Alan Rick (União-AC) voltou a defender, nesta terça-feira, 12, a prioridade para a construção da ferrovia bioceânica e da rodovia de integração ligando o Acre ao Peru, através do Juruá, durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e sua equipe.
Segundo o parlamentar, os dois projetos são estratégicos para a integração do Brasil aos países sul-americanos, do comércio exterior com a Ásia e para o desenvolvimento econômico do Acre. “Essa ferrovia representa a integração dos dois oceanos, ligando o Brasil de leste a oeste, do Porto de Ilhéus, na Bahia, até o Porto de Chancay, no Peru, passando pelo nosso Acre e, a partir dele, aos mercados do Pacífico. Esse é um projeto de estado que pensa o Brasil de forma estratégica olhando o futuro”, afirmou.
Alan Rick lembrou que o traçado original da ferrovia prevê passagem pelo Acre, lado a lado com a BR 317. Além da ferrovia, o senador ressaltou a importância da construção de uma estrada entre Marechal Thaumaturgo (AC) e Puerto Inca (Peru) que se interligaria ao projeto da Rodovia Interoceânica e ainda tiraria Marechal Thaumaturgo do isolamento. “Essa estrada tem viabilidade ambiental, estrutural e econômica superior a outras alternativas e pode transformar a realidade de comunidades hoje afastadas das rotas de desenvolvimento”, destacou.
O senador reforçou que, para viabilizar o comércio exterior com o Peru, será necessário investir em infraestrutura aduaneira e logística na fronteira, aproveitando o potencial do Porto de Chancay, investimento de US$ 3,6 bilhões já realizado pelo governo chinês. “Com a ferrovia e a estrada, o Acre pode se tornar um polo logístico estratégico para as trocas comerciais entre o Brasil e o Pacífico, gerando empregos, renda e desenvolvimento para a região”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.