Cotidiano
Policial civil do Acre é destaque nacional em curso de tiro
A Polícia Civil do Acre teve, como um dos protagonistas do curso ministrado pelo Serviço de Armamento e Tiro (SAT), ligado à Academia Nacional de Polícia (ANP) da Polícia Federal, o inspetor de polícia e instrutor Juscelino Queiros, com avaliação de destaque de “aluno número um” na capacitação.

Polícia Civil do Acre recebe destaque de “aluno número um” na capacitação, com a participação do inspetor de polícia e instrutor Juscelino Queiros Foto: Cedida
Após criterioso processo seletivo, do qual participaram mais de 350 policiais de todo o Brasil, de diversas forças de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Civil e Polícia Militar, 87 policiais foram aprovados e divididos em duas turmas.
A nota de Juscelino de Queiros obteve empate com um agente de Polícia Federal e um oficial da Agência Brasileira de Inteligência.
O curso de tiro teve a duração de três semanas, com inicio dia 28 de junho e término dia 16 de julho e carga de aproximadamente 150 horas-aula, abordando diversas disciplinas dirigidas a professores de armamento e tiro, como didática; funcionamento das armas; legislação; fundamentos de tiro e regras de segurança; posições de tiro; pronto-socorrismo em atividade policial; ópticos e óptrônicos; autodefesa; postura e condutas de professor; saque com uso velado de arma; características do treinamento de tiro; tiro em baixa luminosidade; tiro de precisão e balística; manutenção de armas de fogo; recarga de munições; resolução de panes no armamento; balístico terminal; simulador noturno; transição de armas e tiro esportivo.
Para o diretor da Academia de Policia Civil do Acre, delegado Getúlio Monteiro, o curso tem uma importância fundamental para o aprimoramento dos conhecimentos do efetivo da instituição.

Curso tem uma importância fundamental para o aprimoramento dos conhecimentos do efetivo da instituição. Foto: Cedida
“A Direção Geral de Policia Civil tem como uma de suas prioridades a área de ensino e instrução continuada e não mediu esforços para concretizar a participação do agente de Policia Civil Juscelino Queiros neste curso de reconhecimento nacional, o que vai potencializar a capacitação de todos policiais civis nesta área. Importante enaltecer o destaque que o referido policial obteve na conclusão do curso, o que demonstra o comprometimento dos policiais civis acreanos”, finalizou Getúlio Monteiro
O inspetor de Polícia Civil Juscelino Queirós é o primeiro membro das forças de segurança pública do Estado do Acre formado no curso pela Academia Nacional de Polícia (ANP) e atualmente é lotado na Academia de Polícia (Acadepol) instruindo e coordenando cursos de Tiro e Entradas Táticas.
Juscelino Queirós ressalta a importância do curso como forma de democratizar o conhecimento adquirido com os demais agentes e delegados.
“O enfoque na didática, disciplina, ética, moral e condutas de um professor também se somaram às tantas outras matérias de cunho técnico, metodológico e organizacional. Essa conquista será de grande importância para a Polícia Civil como um todo, pois hoje estou lotado na Acadepol, onde tenho a missão de compartilhar os conhecimentos adquiridos, e essa oportunidade de concluir o curso de professor nesse centro de formação policial que é referência na América Latina, nivelará os procedimentos e técnicas da Polícia Civil do Acre ao que há de mais atualizado e moderno no mundo”, declarou Queirós.
Formação e capacitação continuada
O SAT é uma das maiores referências técnicas da América Latina, com prestígio internacional, responsável pela formação e capacitação continuada dos policiais federais e instituições amigas que buscam capacitação na área de armamento e tiro.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.


Você precisa fazer login para comentar.