Flash
Polícia Militar do Acre inicia formação de 201 novos sargentos
Um momento muito aguardado por integrantes da Polícia Militar do Acre (PMAC) se deu na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório no Colégio Militar Tiradentes (CMET), em Rio Branco: a solenidade que marcou o início do Curso de Formação de Sargentos (CFS 2023), que contemplará 201 policiais.
A formação, destinada aos policiais militares que possuem mais de nove anos de serviço, tem carga horária estimada em 420 horas-aula, com previsão de término em abril, e será dividida entre as modalidades presencial e online, em parceria com Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) Dom Moacyr. A coordenação do curso ficará a cargo do tenente Railson Melo.

201 alunos iniciam a formação policial nesta quarta-feira, 11. Foto: Ascom PMAC
O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Fonseca, falou do empenho para a formação. “Há uma expectativa muito grande para que [os policiais formados] retornem melhores do que chegaram, de forma que irão exercer uma função muito importante, que é a de sargento, pois a exigência será à altura do cargo que irão exercer”, enfatizou o coronel.
O curso terá a participação de policiais que atuam em unidades de 18 municípios do Acre, além de instrutores capacitados, inclusive vindos de outros estados por meio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), que ministrarão disciplinas de diversas áreas, como a do Direito e da Tecnologia, entre outras de aplicação tática, como a de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH).
Para Ramon Bonaparte, um dos alunos, a expectativa é bem grande no que diz respeito ao conhecimento. “Que a gente tenha a capacitação necessária para exercer a graduação de sargento na rua, levando em consideração as dificuldades que o serviço nos impõe, especialmente no que diz respeito à legislação e ao trato com os diversos nichos da sociedade”, disse o militar.
Entre as autoridades presentes no evento estavam o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Américo Gaia; o diretor de Ensino da PMAC, tenente-coronel Airton Leitão; e o delegado de Polícia Civil, Alex Cavalcante.
Comentários
Flash
Polícia Civil do Acre registra 25 solicitações de medidas protetivas durante fim de semana de Carnaval
A Polícia Civil do Acre (PCAC) divulgou nesta segunda-feira, 16, dados referentes às medidas protetivas de urgência solicitadas durante o fim de semana de Carnaval, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, em todo o estado.
De acordo com o levantamento consolidado pelo setor de inteligência da instituição, foram registradas 31 ocorrências de violência doméstica no período, resultando na solicitação de 25 medidas protetivas de urgência. Os números consideram a data do fato e demonstram a atuação célere das delegacias da capital e do interior no atendimento às vítimas.

As medidas protetivas, previstas na legislação brasileira, têm como objetivo garantir a integridade física e psicológica das vítimas, estabelecendo restrições imediatas aos agressores, como afastamento do lar, proibição de contato e aproximação, entre outras determinações judiciais.
Segundo a instituição, o encaminhamento rápido dos pedidos ao Poder Judiciário foi fundamental para assegurar proteção às vítimas ainda durante o período festivo, marcado por grande circulação de pessoas e aumento no número de ocorrências relacionadas à violência doméstica.
A Polícia Civil reforçou que o trabalho integrado das equipes plantonistas, aliado ao monitoramento estratégico, permitiu resposta imediata aos casos registrados, garantindo acolhimento às vítimas e adoção das providências legais necessárias para a concessão das medidas protetivas em todo o Acre.
The post Polícia Civil do Acre registra 25 solicitações de medidas protetivas durante fim de semana de Carnaval appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Unimed nega atendimento de urgência a Bocalom e prefeitura diz que vai processar autor de fake news
A Unimed Rio Branco divulgou na noite de domingo (15) uma nota de esclarecimento negando que tenha realizado atendimento de urgência e emergência ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. A secretaria Especial de Comunicação do município anunciou que vai processar o autor da desinformação.
No comunicado, publicado nas redes sociais da cooperativa, a instituição afirma que são “absolutamente falsas” as notícias que citam um suposto atendimento ao gestor municipal.
“A Unimed Rio Branco vem a público esclarecer que são absolutamente falsas as notícias que mencionam um suposto atendimento de urgência e emergência ao prefeito da capital, Tião Bocalom”, diz a nota.
Ainda no texto, a cooperativa declara que repudia veementemente a disseminação de informações consideradas inverídicas e também critica qualquer tentativa de atribuir declarações a integrantes da diretoria executiva sobre atendimentos médicos.
“A cooperativa repudia veementemente a disseminação de informações inverídicas, bem como qualquer tentativa de atribuir a membros da Diretoria Executiva declarações sobre atendimentos a pacientes”, afirma.
A Unimed também reforçou que atua em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com o Código de Ética Médica, destacando o compromisso com o sigilo e a confidencialidade das informações de qualquer paciente.
“Reiteramos que a Unimed Rio Branco atua em estrita observância à LGPD e ao Código de Ética Médica, preservando integralmente o sigilo e a confidencialidade das informações relacionadas a qualquer paciente”, conclui.
Ao ac24horas, o secretário Especial de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco, Ailton Oliveira, disse que o que deu origem aos boatos teria sido uma matéria publicada em um portal. “A matéria é mentirosa e irresponsável. Estamos tomando providências judiciais contra essa pessoa que vem constantemente publicando notícias mentirosas sobre o prefeito Tião Bocalom”, afirmou.
Comentários
Flash
Moradores denunciam falta de coleta de lixo em Epitaciolândia
Moradores de Epitaciolândia, município localizado na região de fronteira do Acre, a cerca de 240 quilômetros de Rio Branco, usaram as redes sociais nesta segunda-feira (16) para denunciar a ausência da coleta de lixo em diversos pontos da cidade.
As publicações, acompanhadas de fotos e vídeos, mostram lixeiras transbordando principalmente na principal avenida comercial do município. Segundo relatos, o serviço não estaria sendo realizado há vários dias.
“Estamos há dias sem a coleta. A cidade já enfrenta muitos problemas e agora temos que conviver com o lixo acumulado nas ruas”, afirmou um morador em uma das postagens.
Além da questão do lixo, moradores também mencionam dificuldades relacionadas à infraestrutura em alguns bairros. Até o momento, não houve posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela coleta.
A reportagem tentou contato com gestores e com a pasta responsável, mas não obteve retorno. A secretária municipal de Finanças informou apenas que buscaria informações para verificar o que estaria ocorrendo.
Em ocasiões recentes, falhas mecânicas nos caminhões coletores chegaram a provocar atrasos no serviço, situação que foi normalizada posteriormente. Ainda não há confirmação se o problema atual tem relação com novos defeitos na frota.










Você precisa fazer login para comentar.