Brasil
Polícia Civil prende o “coordenador” do assalto no supermercado Araújo e o comparsa envolvido também no roubo à casa lotérica em Rio Branco
Ascom PC/AC
Um intenso trabalho de investigação dos agentes da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), da Polícia Civil do Acre resultou na prisão de dois indivíduos que participaram dos assaltos ao supermercado Araújo da Sobral e de uma casa lotérica no bairro Calafate. A dupla foi presa por força de mandados de prisão após ficar comprovada a participação nos crimes.
Jofran Silva Evangelista, o “Negão” ou “Gordo” foi o “coordenador” do roubo no supermercado Araújo; também foi responsável pelo roubo do veículo (e sequestro do motorista de aplicativo) utilizado para transportar os criminosos até o supermercado e levar os objetos roubados. Ele foi preso no conjunto Carandá. Já Cauet de Souza Silva, preso na rua Campo Novo, bairro Ayrton Senna também é suspeito de atuar “fiteiro” do grupo, ou seja, o responsável por levantar as informações dos locais onde foram realizados os roubos.
Também ficou comprovado que Cauet comercializou um celular de uma das vítimas do assalto ao supermercado Araújo.
De acordo com o delegado coordenador da especializada, Leonardo Santa Bárbara, a dupla é suspeita de integrar um grupo criminoso.
“São dois elementos de alta periculosidade e que possivelmente integrem uma das facções atuantes na capital acriana. Além disso, já está preso outro maior envolvido no assalto do Supermercado Araújo e apreendido um menor que participou dos dois roubos (Araújo e Lotérica). O maior em referência, tem grande experiência em manuseio de armas, sobretudo de armamento pesado já que deu baixa do Exercito recentemente.
“Um dos maiores que participou do crime é ex-militar do Exercito com grande experiência no manuseio de armas de grosso calibre e agora está integrando as fileiras do crime organizado”, comentou Santa Bárbara.
Em depoimento na sede da especializada, Jofran confessou a participação no roubo do Supermercado Araújo. Já Cauet disse que apenas negociou o celular que foi entregue por um dos agentes que praticaram o crime.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira destacou o empenho dos investigadores em elucidar mais esses crimes e prender seus autores.
“Temos policiais extremamente preparados e capacitados que tem se empenhado diuturnamente na elucidação dos mais diversos crimes em nosso Estado. O excelente trabalho de investigação realizado por nossos policiais tem possibilitado se chegar ao maior numero possível de criminosos e prende-los. Essa é mais um prova de que a Polícia Civil está no caminho certo.”, destacou Henrique Maciel.
As investigações seguem em curso e novos envolvidos nesses crimes podem ser presos nas próximas horas.
Comentários
Brasil
Educação: acordo entre órgãos federais reforça fiscalização de recursos

Órgãos federais firmaram um acordo para ampliar a fiscalização dos recursos destinados à educação básica em todo o país.
A iniciativa ocorre entre o Inep, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por intermédio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) estabelecido para qualificar o uso de dados educacionais.
Conforme o documento, a iniciativa prevê o compartilhamento estratégico de dados e o uso de ferramentas para identificar instabilidades e prevenir fraudes na execução do orçamento.
Entre as medidas estão previstas a criação de painéis de Business Intgelligence (BI) para monitorar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE).
Atualmente, dados como os do Censo Escolar servem de base para a distribuição de recursos a estados e municípios, incluindo verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).
A formalização deste acordo funcionará para melhorar o uso dessas informações, transformando o Censo em uma ferramenta estratégica de fiscalização e prevenção de irregularidades.
Segundo o governo federal, estão previstos cerca de R$ 230 bilhões para a educação em 2026. Com o novo acordo, os órgãos pretendem garantir que esses recursos sejam aplicados com mais transparência e eficiência, além de estabelecer a capacitação técnica de conselheiros, membros do MP e auditores.
Cada órgão arcará com as despesas relacionadas às ações previstas, conforme suas atribuições e orçamento próprio.
Pelo acordo, o Inep ficará responsável por fornecer a inteligência estatística, o CNMP orientará o Ministério Público para aprimorar os procedimentos de fiscalização e a Atricon coordenará os Tribunais de Contas no aprimoramento das auditorias.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
Polícia prende seis suspeitos de agiotagem e extorsão em Manaus
Entre os detidos está dono de banco apontado como fachada para lavagem de dinheiro; grupo teria como alvo servidores público
Seis pessoas foram presas na quinta-feira (12), em Manaus, durante operação da Polícia Civil do Amazonas que investiga um grupo suspeito de envolvimento com agiotagem e extorsão. Entre os detidos está o proprietário de um banco que, segundo as investigações, seria utilizado como fachada para lavagem de dinheiro da organização criminosa.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares, quantias em dinheiro, computadores e armas.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, as investigações apontaram que o grupo era estruturado em diferentes núcleos de agiotas, que tinham como principais alvos servidores públicos, com foco em funcionários do Tribunal de Justiça do Amazonas e de outros órgãos oficiais do estado.
Ainda conforme o delegado, os suspeitos utilizavam ameaças e violência para garantir o pagamento das dívidas. A quadrilha também recorria a empresas para movimentar grandes valores, tanto em espécie quanto por meio de transações financeiras.
Em nota, o Tribunal de Justiça do Amazonas informou que não irá se manifestar sobre o caso.
Comentários
Brasil
PRF apreende 15 quilos de cocaína moldada em pratos durante fiscalização no Pará
Droga foi encontrada na bagagem de passageira de ônibus que seguia de Belém para o Nordeste

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 15,4 quilos de cocaína moldada em formato de pratos durante fiscalização no km 153 da BR-316, em Capanema, no nordeste do Pará, na quinta-feira (11).
A droga foi encontrada na bagagem de uma mulher de 37 anos, natural de Manaus, que viajava em um ônibus com saída de Belém e destino a Natal. A abordagem ocorreu por volta das 17h20.
Segundo a PRF, a passageira apresentou nervosismo durante a verificação de documentos e informou que seguiria para Fortaleza. Durante a inspeção na bagagem, os agentes localizaram 41 pratos com características suspeitas.
Inicialmente, a mulher afirmou que os objetos seriam presentes para familiares. Em seguida, declarou que se tratava de uma herança deixada pela avó. As versões contraditórias levantaram suspeitas e, após análise, foi constatado que o material era cocaína.
A suspeita foi presa em flagrante e encaminhada, junto com o entorpecente, à Delegacia de Polícia Civil de Capanema. Ela poderá responder por tráfico de drogas, crime cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.
A Polícia Civil vai investigar se a mulher tem ligação com organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas.


Você precisa fazer login para comentar.