Acre
Polícia Civil apresenta redução significativa de homicídios e acidentes de trânsito no Acre em abril
Os dados apresentados no relatório foram cuidadosamente compilados pelo Departamento de Inteligência da PCAC, por meio da Coordenação de Estatísticas e Análises de Dados.

É importante ressaltar que os dados estatísticos estão sujeitos a alterações à medida que as investigações criminais são concluídas
Assessoria/ PCAC
O Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Acre (PCAC) divulgou, na semana passada, um relatório favorável em relação ao índice de mortes violentas intencionais (MVI) ocorridas no mês de abril de 2024, trazendo boas notícias sobre a Segurança Pública do Estado. Os dados revelam uma queda notável no índice de homicídios e de acidentes de trânsito.
Comparando ao mês anterior, abril registrou uma redução significativa de 33,33% nos casos de homicídios. Essa diminuição é ainda mais expressiva quando se compara com o mesmo período do ano passado, com a capital do estado apresentando uma redução de -72,72% nos casos de homicídios.
Além disso, o relatório destaca que cerca de 50% dos homicídios registrados foram cometidos com arma de fogo, evidenciando a importância de uma política de controle de armas para o combate à violência.
As tentativas de homicídios também apresentaram uma queda de aproximadamente 10,53% entre abril e março deste ano, indicando um ambiente mais seguro para os cidadãos acreanos.

Abril registrou uma redução significativa de 33,33% nos casos de homicídios. Essa diminuição é ainda mais expressiva quando se compara com o mesmo período do ano passado. Foto: assessoria
Em relação aos acidentes de trânsito, houve uma redução de 50%no número de mortes, com apenas seis casos registrados em abril, em comparação com os 12 casos ocorridos no mês anterior.
“Esses números refletem o compromisso do governo com a segurança pública e a dedicação de cada membro de nossas equipes. Fruto de um trabalho integrado, pautado na inteligência, na investigação rigorosa e na atuação preventiva”, observou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel.
Maciel ressalta ainda que diariamente são enfrentados desafios complexos, mas é exatamente em momentos como esse que se reafirma a importância do papel do Estado na sociedade, garantindo a segurança e a tranquilidade da população acreana.
Os dados apresentados no relatório foram cuidadosamente compilados pelo Departamento de Inteligência da PCAC, por meio da Coordenação de Estatísticas e Análises de Dados.
É importante ressaltar que os dados estatísticos estão sujeitos a alterações à medida que as investigações criminais são concluídas, mas os números apresentados refletem uma tendência positiva na luta contra a violência e os acidentes no Acre.
Comentários
Acre
Bocalom visita Brasiléia, destaca vocação agrícola do município e recebe elogios de Carlinhos do Pelado
Por Ray Melo
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, esteve em Brasiléia nesta segunda-feira (22), onde se reuniu com o prefeito Carlinhos do Pelado. A visita teve como objetivo reforçar o diálogo institucional entre as gestões e evidenciou a importância da cooperação entre os municípios acreanos para o desenvolvimento econômico e social da região.
Durante o encontro, Bocalom ressaltou o papel da Amac como parceira estratégica das prefeituras. Segundo ele, a entidade “sempre esteve disposta a ajudar os municípios” e tem se consolidado nacionalmente como uma associação que presta serviços relevantes às administrações locais. Em tom de reconhecimento, destacou que Brasiléia “sempre foi uma grande parceira da Amac” e que a cidade vem passando por mudanças positivas com a atual gestão.
O prefeito de Rio Branco também frisou o potencial agrícola do município, em especial para a produção de café, que pode ser utilizada até mesmo em áreas de reserva como forma de reflorestamento. Para ele, esse é um dos caminhos que garantem sustentabilidade econômica, ambiental e social. “Os prefeitos estão se engajando ao máximo para ajudar a produzir no campo. O que precisamos agora é que o governo do Estado fortaleça a assistência técnica e o fomento para que a produção cresça ainda mais”, defendeu.
Carlinhos do Pelado, por sua vez, reforçou que a agricultura é a base para diversificar a economia local e reduzir a dependência da prefeitura como principal geradora de empregos. Ele destacou iniciativas já em andamento, como o convênio firmado com o Estado de Santa Catarina, que resultou na vinda de um empresário interessado em instalar uma fábrica de chope em Brasiléia. “Essa parceria já abriu portas para investimentos. Estamos trabalhando para que o café, a banana, o cacau e outras culturas cresçam e fortaleçam toda a cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda para a população”, afirmou.
Carlinhos destaca avanços em Rio Branco
O gestor da região de fronteira também aproveitou para reconhecer avanços observados em Rio Branco. Ao comentar sobre sua última visita à capital, Carlinhos destacou melhorias visíveis em infraestrutura e urbanismo. “Logo na chegada já se nota a cidade mais limpa, com ruas recapeadas e um ambiente de desenvolvimento. Dá para sentir que Rio Branco respira ares novos”, disse.
A visita terminou com uma avaliação de Tião Bocalom sobre o engajamento dos prefeitos acreanos. Para ele, cada município tem buscado alternativas sustentáveis de crescimento, e Brasiléia é um exemplo nesse processo. “Estou muito feliz em ver essa disposição dos gestores em fazer com que suas cidades sejam sustentáveis. Tenho certeza de que Brasiléia está no caminho correto”, concluiu.
Comentários
Acre
Pedro Pascoal destaca regionalização do atendimento, contratação de especialistas e início do projeto da UPA em Epitaciolândia
Em Brasileia, o governo do Acre assinou nesta segunda-feira a ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação, o CER 2. A unidade vai atender pessoas com deficiência na própria região, sem a necessidade de deslocamento até Rio Branco.
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou também que o Hospital Regional de Brasileia deve receber reforço de especialistas, novos leitos de UTI e cirurgiões de plantão para garantir atendimento completo à população.
Outro anúncio importante foi o início da construção da UPA de Epitaciolândia, que vai oferecer atendimento de urgência e emergência, funcionando como retaguarda para o hospital regional.
Com esses investimentos, o governo pretende fortalecer a regionalização da saúde no Alto Acre e garantir mais acesso e qualidade no atendimento médico.
Veja vídeo reportagem com Marcus José e Keliton Diogo.
Comentários
Acre
Vídeo: Governo do Acre autoriza construção de nova delegacia em Brasileia
Obra irá marcar avanço na segurança pública no Alto Acre; município também receberá investimentos em habitação e educação.
Na manhã desta segunda-feira (22), o governador Gladson Cameli assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova delegacia de polícia em Brasileia, no Alto Acre. A unidade, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, terá padrão estadual e oferecerá melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à população.
“Esse é um marco importante. O governador veio, assinou a ordem de serviço e garantiu a construção de uma delegacia moderna, que vai dar dignidade aos nossos policiais e oferecer um espaço acolhedor para quem procura a segurança pública”, afirmou Maciel.
O delegado ressaltou que a obra atende a um antigo sonho da categoria e destacou que investimentos recentes já resultaram na instalação de um núcleo de perícia criminal e médico-legal na região. “Estamos avançando muito e quem ganha é a população do Alto Acre”, completou.
O evento também contou com a presença do prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, que celebrou a parceria entre município, Estado e União. “Estamos transformando nossa cidade em um canteiro de obras, pavimentando ruas e investindo em várias áreas. Isso só é possível graças às parcerias com o governo do Estado, deputados federais e senadores da nossa bancada”, declarou.
Além da nova delegacia, foram anunciadas a assinatura da ordem de serviço para o Centro Regional de Habitação (CER2), que contará com terreno doado pela prefeitura, e a futura construção da Escola Estadual Graça Rocha, também em área cedida pelo município.
“Esses investimentos mostram o olhar especial do governador para o Alto Acre. Estamos muito felizes em poder atender os sonhos da nossa população”, finalizou o prefeito.
Veja vídeo reportagem com Marcus José e Keliton Diogo abaixo:
Você precisa fazer login para comentar.