fbpx
Conecte-se conosco

Flash

PM escala 1.400 policiais para atuar nas Eleições 2020

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 12, durante uma coletiva à imprensa, o planejamento para atuação do efetivo policial durante o período eleitoral em todo o estado. No domingo, 15, dia da votação, 1.400 homens e mulheres serão empenhados em ações que visam proporcionar tranquilidade para que os acreanos possam exercer sua cidadania.

As ações da PMAC se iniciam ainda no sábado, 14, com cerca de 200 policiais militares, que darão suporte ao trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na organização dos locais de votação. No domingo, 800 policiais militares atuarão na capital e 600 no interior do estado, inclusive em locais de difícil acesso, como zona rural. A mobilização não prejudicará o policiamento ordinário.

O comando da Polícia Militar e das unidades operacionais em entrevista coletiva sobre a atuação no período eleitoral. Foto: Silva Barbosa

Além de realizar o policiamento operacional, a PMAC dará o apoio necessário aos órgãos de Vigilância Sanitária no que se refere ao cumprimento das normas referentes ao coronavírus, entre outras orientações. De acordo com o diretor operacional, tenente-coronel Atahualpa Ribera, inicialmente a prioridade é a segurança da votação.

“Nosso planejamento está combinado com o planejamento do Exército em todos os municípios do Acre, isso ocorre para que não tenhamos sobreposição de forças e para garantirmos a segurança naqueles locais em que, tradicionalmente, existe maior número de seções e, consequentemente, maiores problemas”, destacou.

O planejamento foi realizado de forma integrada com todas as instituições que compõem a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e os demais órgãos envolvidos na segurança do pleito, como o Exército e as polícias Federal e Rodoviária Federal, que trabalharão em conjunto.

Lei Seca

A Polícia Militar do Acre (PMAC) também irá atuar e apoiar os demais órgãos fiscalizadores para o cumprimento da Lei Seca, que proíbe o consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos abertos ao público a partir de sábado, 14, até domingo, 15, de acordo com Portarias publicadas em alguns municípios.

A capital Rio Branco e as cidades de Porto Acre e Bujari, que correspondem às 1ª e 9ª zonas eleitorais, não terão Lei Seca no primeiro turno das Eleições 2020. Já em outros municípios acreanos, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas ficam proibidos a partir de sábado (14).

O Batalhão de Policiamento de Trânsito  (BPTran) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) trabalharão em parceria, conforme planejamento prévio, nas ações de abordagem nas principais vias e pontos de votação, nos municípios onde houver a restrição.

“Quando a gente fala em Lei Seca, a finalidade principal é fazer com que o eleitor não chegue para a votação perdido, sem saber o que fazer ou influenciado pelo efeito da bebida. Há também outra consequência muito grave, que é dirigir embriagado. Então, temos um planejamento específico feito pelo BPTran”, afirma Atahualpa Ribera.

Comentários

Continue lendo

Flash

CT Anjo Azul e eMulti de Epitaciolândia encerram o Janeiro Branco com roda de conversa sobre saúde mental

Publicado

em

A Equipe de Multiprofissionais do eMulti realizou uma ação (roda de conversa) voltando ao JANEIRO BRANCO com palestras, dinâmicas e depoimentos que visa um alerta para o cuidado com a saúde mental e emocional da população, a parte da prevenção das doenças recorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, no prédio do Anjo Azul.

O programa CT Anjo Azul teve início em julho de 2022, com atendimento às crianças e adolescentes que estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA) e outros déficits na comunicação e na interação social, definido pela ciência como distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social.  O programa atende mais de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) passou a ser eMulti em 2023. A eMulti é uma parte estruturante do SUS (sistema único de saúde).

A eMulti foi criada para fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS).   A nova proposta tem como diretriz a interprofissionalidade e dispõe de novos mecanismos organizativos e estruturais.

Segundo Anirtes Meireles, Assistente Social e Coordenadora do CT Anjo Azul, cada dia cresce a procura e isso demonstra a eficiência dos serviços prestados à população.

“Hoje somos referência na região, atendemos cerca de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias, isso demonstra a eficiência dos serviços ofertados pela prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando que a eMulti funciona de mãos dadas com o CT Anjo Azul, temos uma equipe muito bem formada de profissionais aptos a atender nossa clientela.” Destacou a coordenadora.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo