Acre
PF faz manifestação por reestruturação e agentes param na fronteira
Alexandre Lima, com agências
Os policiais federais do Acre aderiram ao movimento que organizou uma paralisação de 24 horas, onde estão reivindicando a reestruturação. Os agentes cobram as promessas feitas e não cumpridas pelo governo federal. Como na capital, os agentes que estão lotados na fronteira com a Bolívia, na cidade de Epitaciolândia, suspenderam parte de suas atividades.
A paralisação começou nesta quarta-feira, dia 21 em outros estados, e os policiais prometem radicalizar o movimento se as negociações não forem abertas com o governo federal a partir do dia 26 e movimenta todos os agentes, escrivães, papiloscopistas e administrativo. Segundo o presidente do SINPOFAC, Franklim Albuquerque, que é aliada à FENAPF, o movimento foi aprovado em assembleia do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal.
Além da reestruturação, a PF pede modernização da investigação criminal. A categoria reivindica ainda atribuições em lei dos cargos, fim do assédio moral na corporação e melhorias no ambiente organizacional.
Os policiais federais também exigem a contratação de mais pessoal para trabalhar, principalmente nas fronteiras brasileiras de estados como o Acre, que de acordo com eles estão praticamente abandonadas. “Também falta gente para trabalhar nos aeroportos e nos portos marítimos”, afirma a categoria.
Na fronteira, os serviços básicos foram mantidos pelos agentes, mas, caso não aja uma negociação favorável para os agentes, a partir do dia 26 poderá ocorrer uma paralisação geral em todos os níveis.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.