fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

PF faz maior operação do ano contra lavagem de dinheiro do tráfico em 10 estados

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram nesta segunda-feira (23) a Operação Enterprise.

Divulgação da Polícia Federal sobre a Operação Enteprise

assessoria

Somente nesta segunda, cerca de 670 policiais federais e mais 30 servidores da Receita cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Pará, Minas Gerais, do Rio Grande do Norte, da Bahia e de Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.

A Interpol também foi acionada para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países. “É a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa”, destacou a assessoria da PF.

Apreensões

Na megaoperação de hoje, foram apreendidos imóveis, aeronaves e veículos de luxo. A expectativa é que novos bens sejam identificados após o cumprimento de todos os mandados de busca e apreensão. Além da prisão de bens cujo valor pode chegar a R$ 400 milhões, a Operação Enterprise é a maior da história em apreensão de cocaína. Durante a investigação, foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga em portos do Brasil, da Europa e da África. O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

Enterprise

O nome da operação, segundo a PF, faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Justiça decreta prisão preventiva de dupla acusada de latrocínio de vigilante em escola no Acre

Publicado

em

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Valdeusmar Bezerra da Silva, 35 anos, e Leandro Mendes dos Santos, 18, acusados de envolvimento no latrocínio do vigilante Raimundo de Assis, de 52 anos. A decisão foi tomada nesta terça-feira (8) pelo juiz da Vara de Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.

Valdeusmar, que já era monitorado por tornozeleira eletrônica, foi encaminhado diretamente ao presídio após a audiência. Já Leandro, ferido durante a troca de tiros com o vigilante, permanece internado no Pronto-Socorro sob escolta policial, aguardando alta médica.

O crime ocorreu dentro de uma escola, onde, segundo a perícia, os criminosos acessaram o local ao pular o muro lateral da instituição. Raimundo de Assis foi surpreendido pelos assaltantes em um dos corredores. Ele ainda tentou reagir, mas foi baleado pelo menos três vezes. Mesmo ferido, o vigilante conseguiu atingir Leandro Mendes, que acabou sendo deixado pelos comparsas em um terreno próximo à escola.

A investigação segue sob responsabilidade da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE). Na manhã desta terça, agentes realizaram novas buscas na região em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a identificar outros envolvidos no crime e mapear o trajeto feito pelos criminosos, tanto na chegada quanto na fuga.

A Polícia Civil trabalha com a previsão de concluir o inquérito em até 30 dias.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Duas armas de fogo são apreendidas pela Polícia Civil em Tarauacá durante operação policial

Publicado

em

O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região

Armas apreendidas durante operação da Polícia Civil em Tarauacá. Foto: cedida

Em mais uma ação eficaz de combate à criminalidade, a equipe de investigação da Delegacia-Geral em Tarauacá, realizou nesta terça-feira, 8, uma operação que resultou na apreensão de duas armas de fogo. A ação integra o esforço contínuo da PCAC para aumentar a segurança pública e retirar armamentos ilegais de circulação.

As armas apreendidas estavam em posse de indivíduos que agora serão responsabilizados dentro dos trâmites legais. O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região.

De acordo com a autoridade policial, operações como essa são fundamentais para evitar que armamentos ilegais sejam utilizados em delitos que colocam em risco a vida da população. A retirada dessas armas das ruas representa um avanço importante na proteção dos cidadãos e na manutenção da ordem pública.

A Polícia Civil reforça que o trabalho seguirá de forma constante e intensificada, com foco na prevenção de crimes, no combate à violência e na valorização da segurança da sociedade.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue

Publicado

em


Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.

Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.

As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.

Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.

Comentários

Continue lendo