Acre
Petecão apoia criação de auxílio para agricultores que perderem lavoura com estiagem
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) elogiou o Projeto (PLS 202/2012) que cria um fundo com recursos orçamentários da União para auxiliar os agricultores familiares que perderem suas lavouras devido à estiagem. Com a criação do fundo, será possível assegurar a manutenção dos produtores rurais, bem como de suas famílias até que seja possível uma nova colheita. A matéria está pronta para ser votada, em decisão terminativa, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
De acordo com o senador, em decorrência da falta de chuvas, diversos agricultores ficam sem condições de sobrevivência quando perdem suas criações e plantações. “É uma questão de humanidade garantir a sobrevivência das famílias de produtores rurais que ficam vulneráveis à estiagem. Infelizmente, há ocorrência do fenômeno da seca em quase todas as regiões brasileiras – sobretudo nas áreas semiáridas da Região Nordeste –, o que representa uma ameaça à renda e à atividade dos produtores e trabalhadores do campo.”, aponta Sérgio Petecão.
O chamado Fundo Financeiro de Apoio aos Agricultores Familiares Atingidos pela Estiagem proporcionaria amparo financeiro não reembolsável aos agricultores familiares “privados de condições de subsistência, devido à perda total ou parcial da produção agropecuária familiar, que se encontrem em áreas atingidas por estiagem em todo o território nacional”. Para receber a ajuda, o agricultor terá de residir em município que tenha sido declarado em situação de emergência ou de calamidade pública decorrente de estiagem e ter renda familiar anual de até R$ 18 mil.
O fundo será administrado por um conselho gestor, presidido pelo representante do Ministério da Integração Nacional. Esse conselho será composto também por representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Planejamento.
Da Assessoria
Comentários
Acre
Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado
Acre
Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu
A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.
Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.

























Você precisa fazer login para comentar.