Cotidiano
Pescador vence concurso de maior peixe com Jundiá de 52 kg em Mâncio Lima
No segundo dia da Feira do Peixe de Mâncio Lima, nesta quarta-feira, 16, o concurso do maior pescado atraiu centenas de pessoas à Praça São Sebastião, curiosas para conhecer os vencedores das categorias pesca artesanal e de cativeiro.
Na categoria de pesca artesanal, cinco impressionantes Jaús pescados nos rios da região foram apresentados aos juramos e ao público. O vencedor foi um Jundiá Açu, também conhecido como Jaú, de 52 kg, capturado no Rio Japiim pelo pescador Edimilson Alves da Silva, conhecido como Del. Ele também conquistou o terceiro lugar, levando para casa um motor completo como prêmio principal e mais R$ 500 em dinheiro pela outra colocação.
“Quando cheguei ao local que havia armado a ponta de linha, dentro do Rio Japiim, já percebi a vara abaixada e mexendo, vi que tinha pegado algo. Quando peguei na linha ele deu uma arrancada que quase alaga a canoa. Depois de muita luta, amarrei o peixe e com muito esforço e ajuda de um amigo consegui jogar na canoa. Eu sempre quis participar desse concurso e, graças a Deus e à sorte na pescaria, consegui superar os meus concorrentes e levar para casa o primeiro e terceiro lugar, é uma alegria em dobro”, relatou emocionado Edmilson Alves.
Utilizando a técnica de “ponta de linha” com isca de peixe, Del fisgou quatro exemplares da espécie ao longo de três dias de pescaria. Segundo sua experiência, a pesca do Jundiá-açu é mais produtiva durante as fases de lua cheia e lua nova.
Já na categoria peixe de cativeiro (criado em açude), quatro exemplares – Tambaqui, Piau, Pirapitinga e Matrinxã – foram pesados e apresentados aos presentes. O vencedor foi um Tambaqui de 7,8 quilos do criador Sansão Sena. Ele levou para casa um troféu e o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000.
Em uma iniciativa da prefeitura de Mâncio Lima em parceria com os pescadores, os peixes desta categoria foram doados à s famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), a partir de uma seleção feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A feira segue até esta quinta-feira, 17. “Todos os pescadores que usam esta atividade como fonte de renda precisam de apoio, seja ele da piscicultura ou da pesca artesanal e, na feira do peixe é o momento de trazê-los para perto e incentivar atividades com esta premiação que nós, a Prefeitura de Mâncio Lima e a Colônia de Pescadores estamos oferecendo. É gratificante ver a alegria de cada um porque sabemos das dificuldades e dos riscos de pescar à noite, em canoa pequena, pegando chuva para pegar o alimento da família e o sustento da casa. Os pescadores estão muito satisfeitos e vamos continuar valorizando esses profissionais ”, disse o prefeito Zé Luiz.
Confira as fotos:
Comentários
Cotidiano
Kinho Brito reforça comissão técnica do Nacional no Estadual do Amazonas

Foto Glauber Lima: Kinho Brito estreia como auxiliar nesta quarta (31)
Depois de trabalhar durante toda temporada no Humaitá, o técnico Kinho Brito foi contratado para reforçar a comissão técnica do Nacional, do Amazonas, na disputa do Campeonato Amazonense Sub-20 (Barezinho) como auxiliar. A meta é colocar o Naça na Copa São Paulo em 2026.
“A diretoria tem um projeto ousado para disputa do Barezinho e os atletas também podem ser aproveitados no profissional na próxima temporada. Temos uma comissão técnica qualificada e vamos trabalhar duro pelos objetivos”, declarou Kinho Brito.
Estreia com vitória
O Nacional venceu o Princesa do Solimões, em Manacapuru, por 2 a 1 na estreia e nesta quinta enfrenta o Sul América.
“O Estadual é difícil, mas o elenco vem trabalhando forte. Temos mais uma partida complicada”, afirmou o auxiliar.
Comentários
Cotidiano
Elenco do AVQ embarca sábado para jogar a Superliga C

Foto AVQ: Time acreano chegará em Porto Velho para disputar o título
A Associação de Vôlei do Quinarí (AVQ) embarca no sábado, 2, para Porto Velho, Rondônia, e domingo, 3, começa a disputar a Superliga C de vôlei feminino.
“Fechamos o planejamento e vamos chegar em Porto Velho com um tempo de descanso para as atletas. Conseguimos montar um elenco de bom nível e a nossa meta é lutar por uma vaga nas finais do torneio”, declarou o presidente do AVQ, Braia Thauan.
Fecha preparação
As atletas do AVQ fecham a preparação nesta sexta, 1º, na quadra da escola Glória Perez. O técnico Sandro Melo intensificou os treinamentos nesta reta final de preparação e ganhou os reforços da ponteira Carol (Cruzeiro do Sul) e da aposta Luíza (Rodrigues Alves).
Estreia no domingo
O primeiro desafio do time do AVQ na Superliga será contra o AVV/Vilhena, de Rondônia, no ginásio Eduardo Lima e Silva, no domingo, 3, às 17 horas (hora Acre).
Comentários
Cotidiano
Fafs promove partidas “atrasadas” do Sub-17 e Sub-20

Foto Glauber Lima: Equipes precisam vencer para manter as boas chances de classificação
A Federação Acreana de Futsal (Fafs) promove nesta sexta, 1º, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, jogos “atrasados” dos Estaduais Sub-17, masculino, e Sub-20, feminino.
A programação começa com duelo masculino entre Montenegro e Café com Leite/Porto Acre.
Na partida do feminino, a Assermurb recebe o Café Com Leite/Porto Acre.
“Precisamos realizar essas duas partidas. No sábado (2), teremos o fechamento da fase de classificação dos dois torneios e vamos conhecer as equipes classificadas para a próxima fase dos torneios”, explicou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.
Você precisa fazer login para comentar.