Acre
PDV da Eletrobras pode virar uma armadilha, alerta sindicato
O Sindicato dos Urbanitários está convocando os trabalhadores da Eletrobras-Acre para explicar como vai funcionar o plano de demissão voluntária (PDV) da empresa.
Quem trabalha há mais de 20 anos pode optar pelo PDV, o que, segundo o sindicato, alcança 40% dos trabalhadores da Eletrobras no Estado. Quem fizer, até dezembro de 2013, vai receber 65% da remuneração por cada ano trabalhado, mais a multa de 40% do FGTS, as verbas rescisórias e um plano de saúde com manutenção de cinco anos. Se sair em 2014, a única diferença, é no valor pago em cima da remuneração, que será de 50%.
O sindicato está alertando os trabalhadores para não se empolgarem com os valores que podem receber. Segundo o presidente da entidade, Fernando Barbosa, experiências mostram que muitos gastaram o dinheiro de forma errada, e com já tinham uma idade avançada não conseguiram voltar ao mercado de trabalho.
Atolada em dividas, a Eletrobras faz as contas de uma economia anual de R$ 1,8 bilhão quando deixar de pagar esses salários. O programa visa acabar com 5 mil postos de trabalho. No Acre, a meta é chegar a 120 empregos.
Procuramos por toda manhã a direção da Eletrobrás-Acre, mas o diretor, Celso Mateus, não apareceu na sede da empresa.
Adaílson Oliveira
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.