Acre
Parlamentares da Brasileia cobram andamentos nas obras da UFAC
Assessoria da C.M.B
O poder legislativo do município de Brasileia representado pela câmara de vereadores realizou a 38ª sessão ordinário, que aconteceu na sala das sessões José cordeiro Barbosa.
Bil Rocha – PMDB:
No grande expediente o vereador Bil, em uso a tribuna iniciou deu discurso Cumprimentando a todos, em seguida parabenizou o governo do estado e vereadores de Brasileia pala empenho referindo-se a reparos na ponte José Augusto, parabenizou o prefeito Everaldo pala parceria com a empresa ZAPONER. Para realizar tapa buracos no município. O vereador falou sobre a visita de deputados federais e senadores para discutir a situação dos haitianos de acordo com o vereador medidas urgentes devem ser tomadas para solucionar a grande quantidade de haitianos no município de Brasileia o vereador citou ainda que a população estão reclamando principalmente na questão da superlotação nas unidades de saúde e agencias de bancos.
Indicações:
- O vereador iniciou suas indicações solicitando que o Corpo de Bombeiros realize a retirada de um palmeira na Rua Marechal Rondon, na casa no Sr. Elenilson, em dias de vento corre o risco de cair.
- Solicitou também que a Prefeitura junto ao DETRAN tome providências com relação Rua Bela Vista e Rua da Fumaça, conforme o vereador condutores estão passando em alta velocidade.
- Indicou que a Prefeitura realize melhorias no bueiro do ramal do Porto Carlos, km 67, e analise a possibilidade de construir umas ponte no referido ramal.
- Pediu que a Secretaria de obras coloque iluminação na Rua Rubro negro Bairro Raimundo CHAAR.
- Sugeriu que a Coordenadoria de esporte do município realize um torneio Inter Bairro antes do campeonato municipal.
- Concluiu solicitando que a Secretaria de obras faça limpeza nos redores da CageAcre.
Carlinhos do Pelado – PSB:
Iniciou sua fala cumprimentando ao público presente. Em seguida o vereador destacou sobre os problemas sociais que o Brasil vive, conforme o parlamentar os países vizinhos precisa adotar medidas para coibir entrada de imigrantes no Brasil, o vereador se referiu aos Haitianos. Parabenizou o Governo do Estado e DERACRE pelos reparos na ponte José Augusto. Falou sobre o IPVA arrecada no município de Brasileia, disse que ‘e preciso realizar um levantamento para criar um projeto de lei, de acordo com o vereador o IPVA precisa ser transformado em melhorias nas ruas.
Indicações:
- Solicitou que a Secretaria de obras faça manutenção no beco da graça e beco do godo.
- Pediu que a Secretaria de obras faça uma drenagem num esgoto atrás da caso do senhor kairala próximo ao parque centenário.
- Sugeriu que a Prefeitura construa banheiros químicos no parque centenário.
- Sugeriu também que a Prefeitura através da Ciretran e PM, tome providencias com relação as velocidades da caçambas na rua do areal.
- Indicou que a Prefeitura através da secretaria de obras realize limpeza em um bueiro próximo ao Sereias.
- Solicitou que a Prefeitura realize um paliativo no ramal do km 17 saindo no 26.
- Pediu que o Governo do estado ou prefeitura de Brasileia realize limpeza no antigo prédio da eletroacre.
- Concluiu sugerindo que o CIRETRAN altera o tempo no sinal da ponte que liga Brasileia a Epitaciolândia, conforme o vereador está havendo transtornos dos motoristas.
Elizete Lima – PT:
Iniciou cumprimentando o público presente, os ouvintes no mercado municipal. Falou da situação do barro 28 de maio disse que foi criado uma comissão da prefeitura onde foram até o referido bairro mas até antão não tomaram nenhuma medida, conforme a vereadora apenas promessas para a comunidade. Falou do documento enviado pelo ministério público solicitando copios de áudio das sessões. Ressaltou sobre o recapeamento da ponte José augusto em parceria governo do estado e Deracre. falou sobre os projetos PPA e LOA, disse que como relatora da comissão de finanças e orçamentos não recebeu a copio do PPA.
Indicações:
- Em sua primeira indicação a vereadora Solicitou que o setor competente tome providências com um poste tombado frente ao cemitério.
- Sugeriu que a Prefeitura inclui no planejamento de ramais paro o próximo ano o ramal do 75 Etelvi.
- A vereadora sugeriu que a Prefeitura disponibilize uma área para assentar os moradores que moram em área de risco no bairro 28 de maio.
- Finalizou solicitando que a Prefeitura informe se irá realizar as ornamentações natalina.
Fernanda Hassem – PT:
Iniciou seu pronunciamento na tribuna cumprimentando o público presente. Falou da reunião que participou junco com deputados federais e estaduais para discutir a situação e a permanência dos haitianos no Acre, conforme ele a população precisa mais do que nunca de resposta para a sociedade. A vereadora falou também sobre as possíveis demissões que podem ocorrer no fim do ano. A parlamentar citou sobre a operação tapa buracos em parceria prefeitura via DENIT. Fez comentários sobre os projetos PPA e a LOA destacou ainda do pouco tempo para a votação dessas matérias. Comentou também sobre o pedido de 30% de remanejamento de verba do Executivo, pediu que seja analisado com cuidado esse Artigo da Lei Orçamentária.
Indicações:
- A vereadora iniciou suas indicações solicitando que a Prefeitura realize iluminação na agrovila do km 26.
- Solicitou também que a Prefeitura realize reparos nas ruas Pedro alexandrino e Valdemir Lopes.
- A parlamentar Propôs que a câmara de vereadores promova discussões com relação aos cursos que serão oferecidos pala UFAC.
- Finalizou solicitando que a Secretaria de obras realize reparos em uma esgoto na rua Major salinas.
Naldo Rufino – SDD:
Cumprimentou a todos, falou que a Secretaria de Agricultura recebeu equipamentos que serão de grande serventia para o município e que estão na CAGEACRE, parabenizou os Deputados Federais pela preocupação com os haitianos. Falou da situação da rua Valdemir Lopes e da preocupação com os moradores segundo o vereador no ano que vem a referida rua será recuperada. Falou da preocupação com os funcionários públicos com relação ao 13º salário.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que Secretaria de Obras tome providências com relação a um buraco da Rua dos Catraieiros Bairro Sumaúma.
- O vereador sugeriu que o Setor de Cadastro disponibilize uma área no km 26, para guardar os equipamentos da Secretaria de Agricultura.
Joelso Pontes – PP:
Cumprimentou a todos, fez comentários sobre as invasões de terra no município. O vereador fez um balanço das ações do poder legislativo realizadas este ano. O parlamentar destacou sobre a criação de peixes no município e do fortalecimento no ramo da piscicultura além de fortalecer a economia local. Comentou também sobre a situação das Avenidas Rui Lino, Marinho Monte e Pedro alexandrino, conforme ele essas avenidas precisam ser recuperadas para acelerar o movimento dos comerciantes. Fez comentários sobre a visita de deputados federais e senadores para discutir a situação dos haitianos.
Indicações:
- Ainda na tribuna o vereador solicitou que a Secretaria de Bem Estar Social faça um levantamento das famílias que invadiram áreas de terra e encaminhe a Câmara.
- Concluiu solicitando que a Prefeitura construa uma ponte no ramal da Ingazeira, km 26, de acordo com o parlamentar as chuvas estão impossibilitando o tráfego.
Marivaldo Oliveira – PMDB:
Iniciou seu pronunciamento Cumprimentou a todos. Falou sobre a situação do ramal do km 71, disse que foi realizado melhorias a pouco tempo, porém, segundo o parlamentar tem pessoas afirmando que o ramal encontrasse em péssimas qualidade. O vereador fez um protesto afirmando que o Governo do estado deveria ter feito o Programa Cidade do Povo em cada município. Enfatizou sobre a má qualidade no serviço realizado pela empresa responsável pela duplicação da Marinho Monte. Comentou também sobre a situação da rua Pedro Alexandrino Neto.
Indicações:
- O vereador solicitou que o DEPASA encaminhe a relação dos ramais e ruas contempladas com o Projeto de melhorias.
Rosildo Rodrigues – PT:
Em uso a tribuna Cumprimentou a todos, fez comentários sobre o evento o Chamado da Floresta, que ocorreu no Estado do Amazonas, onde contou com 60 prefeitos, sendo que 50, eram mulheres, 130 vereadores, sendo que 100 eram mulheres. O vereador ressaltou que nenhum prefeito acreano compareceu a este evento. Falou que alguns Ministros que participaram do Encontro demonstraram um grande compromisso no evento. O parlamentar disse que o município de Brasileia está perdendo os aviários para o município de Epitaciolândia e ressaltou a importância dos vereadores lutarem para mudar esse fato. Falou que irá se reunir com as pessoas prejudicadas pela financiamento da CAPEB para buscar providencias. Fez comentários sobre a situação da prefeitura conforme ele a mesma está desgovernada.
Indicações:
- Solicitou que a Governo do estado, realize uma reunião com a Câmara de vereadores para discutir o assunto relacionado a situação das pessoas prejudicada pelo financiamento da CAPEB.
- Finalizou propondo que a Câmara Municipal de Brasileia realize uma feira natalina.
Mário Jorge Fiesca – SDD:
Iniciou seu pronunciamento na tribuna Cumprimentou a todos, cumprimentou os ouvintes do mercado municipal. Falou sobre a situação do Rubicon, de acordo com o parlamentar pessoas estão sendo expulsas pelo ICMBIO, e ressaltou a importância de estar ajudando aqueles moradores, disse que medidas precisam ser tomadas. Falou ainda sobre o ITERACRE, onde até o presente momento ainda não aconteceu nada relacionada aos títulos definitivos segundo o vereador a população está cobrando providencias. O vereador destacou também sobre as obras da UFAC que está parada, conforme o vereador por falta de pagamento.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento na tribuna o vereador Solicitou providencias da prefeitura com relação ao projeto que regulamenta a cargo horaria dos enfermeiros.
Ordem do dia:
Na ordem do dia foi votado o projeto de lei nº 018 de 18 de novembro 2013, que dispõe sobre a doação de terreno para o serviço nacional de aprendizagem comercial (Senac).
ORDEM DA VOTAÇÃO;
Vereador Naldo SDD votou favorável ao projeto
Vereador Benedito lima PMDB votou favorável ao projeto
Vereador Marivaldo PMDB votou favorável ao projeto
Vereador Rosildo PT votou favorável ao projeto.
Vereador Marquinhos PSDB votou favorável ao projeto.
Vereador Joelso Pontes PP votou favorável ao projeto.
Vereadora Fernanda Hassem PT votou favorável ao projeto.
Vereador Carlinhos PSB votou favorável ao projeto.
Vereadora Tereza Xavier PT votou favorável ao projeto.
Vereadora Erizete lima PT votou favorável ao projeto.
O referido projeto foi aprovado por unanimidade e será enviado ao poder executivo.
Outro projeto votado foi o projeto de lei que atualiza a nova tabela dos servidores efetivo da câmara municipal de Brasileia alterando 5% de aumento na salários dos servidores efetivos. Depois de promulgada valera a partir de 2014.
ORDEM DA VOTAÇÃO;
Vereador Naldo Rufino SDD votou favorável ao projeto
Vereador Benedito lima PMDB votou favorável ao projeto
Vereador Marivaldo PMDB votou favorável ao projeto
Vereador Rosildo PT votou favorável ao projeto.
Vereador Marquinhos Tibúrcio PSDB votou favorável ao projeto.
Vereador Joelso Pontes PP votou favorável ao projeto.
Vereadora Fernanda Hassem PT votou favorável ao projeto.
Vereador Carlinhos PSB votou favorável ao projeto.
Vereadora Tereza Xavier PT votou favorável ao projeto.
Vereadora Erizete lima PT votou favorável ao projeto.
O referido projeto foi aprovado por unanimidade e será enviado a sanção do Poder Executivo Municipal.
Comentários
Acre
Acre tem 152 obras federais paradas, com R$ 1,2 bilhão paralisados durante governo Lula, aponta TCU
Dados atualizados até abril de 2025 mostram que saúde e educação concentram maior número de obras interrompidas; causas das paralisações não são detalhadas no painel do tribunal

O Ministério das Cidades reúne 31 obras suspensas, impactando projetos de habitação e urbanização. O DNIT contabiliza 12 interrupções em frentes relacionadas à malha viária e logística estadual. Foto: captada
O Acre convive com 152 obras federais paralisadas, que somam cerca de R$ 1,2 bilhão em investimentos represados, segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU) atualizados até abril de 2025. As áreas de saúde e educação são as mais afetadas, com 50 e 32 obras interrompidas, respectivamente.
O levantamento, foi consultado na última quarta-feira (3), não detalha os motivos das paralisações, mas revela um cenário crítico para a infraestrutura e os serviços públicos no estado. No Ministério da Saúde, as obras paradas incluem unidades básicas, estruturas intermediárias e equipamentos que, se concluídos, ajudariam a desafogar o sistema hospitalar e ampliar o acesso à população.
Já o Ministério da Educação tem paralisadas 32 obras, como escolas, creches e outros equipamentos essenciais para regiões com carência de vagas e infraestrutura limitada.
Outros órgãos também aparecem com números expressivos: o Ministério das Cidades tem 31 obras suspensas (habitação e urbanização), e o DNIT contabiliza 12 paralisias que afetam a malha viária e a logística estadual. Completam a lista o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (11 obras), Ministério do Esporte (9), Funasa (3), Ministério da Agricultura e Pecuária (2), além do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos e o Ministério do Turismo, com 1 obra cada.
A falta de detalhamento sobre as causas — que podem incluir entraves administrativos, questões jurídicas, falhas de execução ou falta de repasse de recursos — dificulta a análise e a busca por soluções para retomar investimentos essenciais ao desenvolvimento do estado.

A leitura das informações revela que os setores de saúde e educação, pilares essenciais do atendimento direto à população, concentram o maior número de obras interrompidas no estado. Foto: captada
O Ministério da Educação, com 32 obras que incluem escolas, creches e outros equipamentos educacionais. A interrupção desses projetos impacta diretamente a expansão da oferta de ensino e o atendimento a crianças e jovens em regiões onde a carência por infraestrutura permanece elevada.
O levantamento do TCU também aponta paralisações em outras pastas relevantes. O Ministério das Cidades acumula 31 obras interrompidas, incluindo projetos de urbanização e habitação. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aparece com 12 obras, afetando frentes ligadas à malha viária e logística do estado.
Distribuição por pasta ministerial
- Saúde: 50 obras paralisadas (unidades básicas, estruturas intermediárias)
- Educação: 32 obras (escolas, creches, equipamentos de suporte)
- Cidades: 31 obras (habitação e urbanização)
- DNIT: 12 obras (malha viária e logística)
- Integração Regional: 11 obras
- Esporte: 9 obras
Impactos diretos
- Saúde: Sistema hospitalar não é desafogado
- Educação: Déficit de vagas e infraestrutura permanece
- Logística: Transporte de insumos e atendimento a municípios isolados comprometido
Falta de transparência
- Causas: Painel não detalha motivos das paralisações
- Entraves: Dificuldade em identificar problemas administrativos, jurídicos ou financeiros
Apesar do impacto econômico e social gerado pela interrupção dos investimentos, o painel do TCU não detalha os motivos que levaram cada projeto à condição de paralisação, deixando abertas questões sobre problemas contratuais, falhas de execução, falta de repasses ou entraves administrativos.
As paralisações refletem um problema crônico na execução de obras públicas no Acre, estado historicamente dependente de investimentos federais. A falta de explicações oficiais sobre as causas das interrupções dificulta a busca por soluções e prolonga o sofrimento da população que aguarda por serviços essenciais.
Comentários
Acre
Prefeito de Rio Branco anuncia Natal com árvore maior, drone show e iluminação em LED em todas as regionais
Tião Bocalom apresentou as novidades do “Acender das Luzes do Natal de Vida, Esperança e Dignidade 2025” e garantiu decoração em bairros e programação cultural intensa, com Festival de Drones marcado para 20 de dezembro

Bocalom também adiantou que o município prepara atividades especiais para o Réveillon, mantendo o padrão dos anos anteriores. Foto: captada
O prefeito Tião Bocalom apresentou, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (5) na Praça da Revolução, as principais novidades da decoração e programação natalina de Rio Branco para 2025. Com o tema “Natal de Vida, Esperança e Dignidade”, o evento trará iluminação em LED e uma árvore de Natal 4 metros maior que a do ano passado.
— Agora trabalhando com muito LED. A nossa árvore de Natal esse ano tem 4 metros a mais do que o ano passado. A população vai ver, vai ficar muito bonito — afirmou Bocalom.
A iluminação não se restringirá ao Centro: todas as dez regionais da cidade receberão itens decorativos reutilizados de anos anteriores, e avenidas importantes serão embelezadas com novos equipamentos. O prefeito relacionou o investimento ao espírito natalino e ao compromisso da gestão com a população.
A programação cultural prevê cantatas, corais locais, artistas regionais e, como ponto alto, o Festival de Drones, marcado para o dia 20 de dezembro.
— Eu prefiro gastar o dinheiro com o Festival de Drones, que tem o quê? 3, 4 anos que o mundo conheceu esse trabalho, do que gastar com um artista só que sempre está vindo aqui para o Acre levando o nosso dinheiro embora — declarou Bocalom.
As luzes natalinas permanecerão acesas até 10 de janeiro, e o município prepara também atividades especiais para o Réveillon. Sobre o transporte público durante o período festivo, o prefeito adiantou que a gestão divulgará em breve os detalhes para garantir mobilidade e segurança.
Veja vídio assessoria:
Comentários
Acre
Assembleia Legislativa do Acre recebe prêmio nacional por excelência na transparência públi
A gestão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre tem motivos de sobra para comemorar o trabalho realizado ao longo de 2025

A ALEAC foi premiada com o selo ouro de transparência pública em gestão pelo Programa Nacional de Transparência Publica( PNTP), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, SC.
A premiação aconteceu na tarde da última 5• feira. A ALEAC alcançou 93,02% de transparência, ficando entre os 1.082 órgãos públicos que alcançaram a mesma premiação, dentre mais de 10 mil portais de órgãos publicos avaliados.

Presente ao evento, representado a mesa diretora, o deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa, externou toda alegria por ver o trabalho coordenado pelo presidente Nicolau Júnior, sendo reconhecido nacionalmente.
“Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência, reforça o trabalho sério que estamos construindo sob a presidência do deputado Nicolau Júnior, que tem conduzido a casa com responsabilidade, diálogo e compromisso”, disse Gonzaga após a premiação.
O trabalho de análise dos portais envolveu mais de 10 mil pessoas, entre eles mais de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Neste período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024.

De Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participa da 28• Conferência da UNALE, o presidente Nicolau Júnior compartilhou com os demais deputados do Acre o feito alcançado e disse que o reconhecimento público atestado pelo Programa Nacional de Transparência Pública( PNTP), ratifica um trabalho de austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública.
“Compartilho esse reconhecimento nacional que alcançamos com todos os parlamentares e servidores da nossa casa. Estou particularmente feliz e diria que até realizado por estarmos sendo aprovados pelos órgãos de controle. Vamos continuar trabalho, todos unidos, para que o legislativo acreano continue avançando, sendo exemplo para outras casas de leis no país”, disse.

A entrega da certificação foi feita pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Sobre o PNTP
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.
O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o País, apurados no levantamento realizado no PNTP desde 2022, executado pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.
Além disso, ele evidencia o resultado da análise realizada nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal.













Você precisa fazer login para comentar.