Flash
Para combater COVID, governo estuda reduzir exigências para formatura de médicos
Nesta segunda, uma portaria foi publicada estabelecendo um bônus mensal de R$ 667 aos residentes de cursos da área da saúde que atuem no combate ao novo coronavírus enquanto durar o estado de calamidade.

O Ministério da Saúde entende que será necessário reforço no número de profissionais de saúde para lidar com a epidemia do novo coronavírus. Foto: internet
Por Renata Agostini, CNN
Para reforçar o combate ao avanço do novo coronavírus no país, o governo avalia reduzir as exigências para a formação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos.
Está em elaboração uma proposta de medida provisória para abreviar o tempo de residência médica e do estágio obrigatório nesses cursos, liberando mais rapidamente os profissionais para a “linha de frente” do combate à doença, segundo relataram integrantes dos ministérios da Saúde e da Educação à CNN.
______________
O texto em análise prevê que, durante o estado de calamidade pública, estudantes que já tenham cumprido 75% da carga horária do internato do curso de medicina e 75% da carga horária do estágio curricular obrigatório dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia já possam pegar seus diplomas.
______________
O Ministério da Saúde entende que será necessário reforço no número de profissionais de saúde para lidar com a epidemia do novo coronavírus, além da criação de leitos de UTI e da aquisição de respiradores e outros equipamentos para o SUS.
O diagnóstico é que a demanda por atendimento irá aumentar nos próximos meses ao mesmo tempo em que médicos mais idosos terão de ser afastados por se enquadrarem no grupo de risco e outros acabarão adoecendo ao se expor ao vírus.
O pedido para flexibilizar as regras foi feito há cerca de duas semanas ao Ministério da Educação, que iniciou a análise do que poderia ser feito. Uma primeira proposta de medida provisória com a autorização para a abreviação dos cursos já foi produzida pelo MEC.
O objetivo do governo é liberar os jovens para o trabalho, aumentando o número de profissionais em atendimento em unidades básicas de saúde e nos programas de atenção primária e de saúde da família.
O Ministério da Saúde já vem tomando medidas para atrair mais jovens para as ações de enfrentamento à doença. Nesta segunda, uma portaria foi publicada estabelecendo um bônus mensal de R$ 667 aos residentes de cursos da área da saúde que atuem no combate ao novo coronavírus enquanto durar o estado de calamidade. O valor será pago por seis meses, mas o governo já indicou que pode prorrogar a bonificação.
Comentários
Flash
Adolescente é apreendido por tráfico de drogas durante festividades carnavalescas em Xapuri
Suspeito tentou fugir e descartou porção de cocaína ao perceber aproximação policial
Um adolescente foi apreendido na noite de sexta-feira (13), por volta das 22h10, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas durante as festividades carnavalescas no Centro de Xapuri.
De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição recebeu denúncia anônima informando que dois indivíduos estariam comercializando entorpecentes nas proximidades da Escola Estadual Antero Soares Bezerra, na Rua Coronel Brandão, área central da cidade.
Após intensificar o patrulhamento, os policiais localizaram os suspeitos em frente à unidade de ensino. Ao perceberem a aproximação da viatura, ambos tentaram fugir. Durante a tentativa de evasão, um dos envolvidos arremessou um saco plástico contendo diversos invólucros de substância análoga à cocaína, totalizando aproximadamente 13 gramas.
O adolescente foi alcançado e apreendido. Segundo a PM, foi necessário o uso de algemas devido ao risco de nova fuga. Ele foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.
O caso será apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Flash
Motocicleta roubada é encontrada abandonada em terreno baldio em Brasiléia
Veículo havia sido levado no dia anterior e foi recuperado pela PM no bairro Eldorado
Uma motocicleta com registro de roubo foi recuperada pela Polícia Militar na madrugada deste sábado (14), por volta das 0h30, na Rua Pedro Alexandrino Neto, no bairro Eldorado, em Brasiléia.
De acordo com o relatório policial, a guarnição foi acionada por populares que informaram ter encontrado uma motocicleta abandonada em um terreno baldio. Ao chegar ao endereço indicado, os militares localizaram o veículo, modelo Honda Biz, sem placa de identificação.
Após consulta ao sistema por meio do número do chassi, foi constatado que a motocicleta possuía registro de roubo ocorrido no dia anterior.
Diante da situação, o veículo foi removido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais e posterior restituição ao proprietário. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
Comentários
Flash
Governador Gladson Camelí assina lei que autoriza internato de estudantes de medicina do exterior na rede estadual
O governador Gladson Camelí sancionou, na manhã desta sexta-feira, 13, a Lei nº 4.775, que permite aos estudantes de medicina formados no exterior realizarem o internato nos hospitais da rede estadual de saúde. A solenidade ocorreu em Rio Branco e contou com a presença de alunos e autoridades locais.

A nova legislação, intitulada Lei nº 4.775, de 19 de janeiro de 2026, autoriza oficialmente que estudantes graduados fora do país possam cumprir o internato nas unidades hospitalares do Estado. O texto estabelece ainda que a norma será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de até 90 dias e entrará em vigor na data de sua publicação.
Durante o ato, o governador destacou a importância da medida para fortalecer a saúde pública no Acre. “Desejo boa sorte e sucesso na trajetória profissional de vocês. Precisamos da competência e do compromisso de vocês com a saúde da nossa população. Estamos interessados em promover o bem-estar do nosso povo e valorizar o conhecimento dos nossos profissionais. O Estado é de todos, contem comigo para apoiá-los”, afirmou.

A secretária adjunta de Saúde, Andréia Pelatti, ressaltou que a sanção representa um avanço significativo para os estudantes acreanos que buscam formação fora do Brasil. “Esse é um passo muito importante para os nossos estudantes que estudam no exterior e vão ter mais oportunidade de atuarem nos hospitais da rede estadual, após a publicação desta lei. Com certeza esse é um bom reforço que beneficia tanto os nossos alunos quanto os nossos pacientes”, declarou.
A solenidade foi prestigiada por estudantes e entre eles, Joquebede Dantas, interna da Santa Casa da Amazônia. Nascida em Rio Branco, ela comemorou a iniciativa. “Eu e meus colegas estamos muito contentes com essa lei que permite o exercício do nosso internato no Acre. Para nós, brasileiros que estudamos na fronteira, é de extrema importância ter essa oportunidade de trabalhar em nosso país”, destacou.

A Lei nº 4.775, de autoria do deputado estadual Pablo Bregense, foi assinada na ocasião e entrará em vigor após publicação no Diário Oficial.
The post Governador Gladson Camelí assina lei que autoriza internato de estudantes de medicina do exterior na rede estadual appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE




Você precisa fazer login para comentar.