Cotidiano
Pandemia reduz em 53% transporte de passageiros em 2020
Queda na movimentação aérea de cargas foi de 29,6% no ano passado
Ao longo de 2020, voos regulares transportaram 44,14 milhões de passageiros no Brasil e pouco mais de 282 mil toneladas de carga foram movimentadas entre aeroportos. Entretanto, o transporte de passageiros foi o mais afetado pela pandemia de covid-19 no ano passado, com redução de 53%, enquanto a queda na movimentação aérea de cargas foi de 29,6%. Em 2019, antes da pandemia, 93,87 milhões de passageiros e mais de 400 mil toneladas de carga foram transportados.
Medidas de distanciamento social foram adotadas por todo país para combater a transmissão do novo coronavírus, o que impactou a circulação de pessoas e produtos.
As informações constam do estudo Redes e Fluxos Territoriais: Ligações Aéreas 2019-2020, divulgado hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a pesquisa, apenas 46 cidades brasileiras tiveram pelo menos um voo regular de passageiros por mês em 2020 ante 96 municípios no ano anterior. O principal fluxo aéreo do país – São Paulo-Rio de Janeiro – teve queda de 55,6% no total de passagens comercializadas no ano passado.
Os maiores recuos registrados de passagens comercializadas em 2020 foram no trajeto Uberlândia (MG)-São Paulo, com -69,6%, e São Paulo-Curitiba, com -60,9%. Já as menores quedas na comercialização de passagens ao público em geral foram São Paulo-Natal (-19%) e Fortaleza-Brasília (-24,1%).
São Paulo é o grande hub (entroncamento) aéreo nacional, seja como destino, origem ou ponto intermediário de conexão para passageiros e cargas. No ano passado, movimentou mais de 22 milhões de passageiros e mais de 147 mil toneladas de carga.
Brasília e o Nordeste
“Por sua vez, Brasília é outra cidade que aumenta sua posição na malha ao intensificar seus fluxos de passageiros com as capitais da Região Nordeste, especialmente Natal, João Pessoa e Maceió. Isso reflete o aumento de relações que, por um lado, reforçam a posição das cidades litorâneas enquanto destino turístico, como também refletem a função intermediadora da capital nacional como hub complementar a São Paulo, aumentando o rol de possibilidades de origens e destinos destas cidades com o resto do país” enfatiza a pesquisa.
As cidades de São Paulo, Manaus, Brasília e Campinas concentraram mais de 85% de toda carga aérea movimentada em 2019.
Segundo o IBGE, outro efeito da pandemia foi a queda das tarifas aéreas e, consequentemente, melhoria das medidas de acessibilidade econômica das principais cidades que ainda permaneceram com o atendimento regular do serviço aéreo de passageiros.
Os destinos do Sul e Sudeste, como São José dos Campos (SP), Joinville (SC) e Vitória (ES), apresentam as tarifas médias ponderadas mais baratas e, portanto, maior acessibilidade econômica.
Três cidades de Rondônia têm as tarifas médias ponderadas mais caras do Brasil: Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná.
As quatro cidades com menor acessibilidade geográfica do país são amazonenses: Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Carauari e Parintins.
De acordo com a pesquisa, o transporte aéreo de passageiros e cargas no Brasil é um serviço concentrado, tanto em quantidade movimentada quanto na opção de destinos, no estrato superior da hierarquia urbana brasileira, ou seja, as metrópoles e as capitais regionais. O levantamento aponta “uma notória concentração dos principais fluxos e interações na porção Centro-Sul do país”.
Comentários
Cotidiano
Copinha Arasuper terá duelos finais em todas as categorias

Foto Manoel Façanha: Lukinhas é uma peça importante no Rei Artur na luta pelo título
A 10ª edição da Copinha Arasuper de Futsal terá nesta terça, 15, a partir das 18 horas, no ginásio do Sesc, os duelos finais nas categorias Sub-10, 12 e 14.
Cruz Azul e Furacão do Norte abrem a programação com a disputa no Sub-14. Escola do Galvez e Furacão do Norte decidem o título no Sub-12 e na final do Sub-10, o Rei Artur joga contra o Santa Cruz.
Artilheiros do torneio
Lukinhas, do Rei Artur, é o artilheiro com 22 gols. Edson Lucas, do Santa Cruz, lidera a artilharia do Sub-12 assinalando 11 gols e Nicolas, do Bangu, é o maior goleador do Sub-14 marcando 9 gols.
Premiação definida
A Copinha Arasuper vai distribuir R$ 9 mil reais em premiação e mais troféus e medalhas.
Arbitragem definida
Fábio Santos e Antônio Marivaldo serão os árbitros das finais da Copinha.
Comentários
Cotidiano
Vila da Amizade bate o Fluminense da Bahia e conquista vaga na Super Taça

Foto PHD: Vila da Amizade segue na disputa do título da competição
O time da Vila da Amizade derrotou o Fluminense da Bahia por 5 a 1 nessa segunda, 14, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou uma vaga na segunda fase da Super Taça Acreana de Futsal.
Nas outras partidas da rodada, o Santinha bateu o Invictus por 3 a 2 e a Vila do Fuxico bateu o Lyon por 2 a 0, nas penalidades, após um empate por 3 a 3 no tempo normal.
No CIEC
Nos jogos disputados no CIEC, da Estação, os resultados foram: Acadêmica 4 x 3 Granada, Vila Acre 6 x 3 Fulham A e Fulham C 2 x 1 Santinha.
Próximos jogos
Cafu Auto Peças x Amigos do Doka
Fulham B x Amigos do Aníbal
P.F.C x Acre Esporte
Na quarta, 16, a partir das 18h45, no ginásio Álvaro Dantas
Comentários
Cotidiano
Super Taça vai ter 5 partidas no CIEC e Álvaro Dantas pelo feminino

Foto Clemerson Ribeiro: Super Taça tem uma rodada com a promessa de jogos equilibrados
A fase de classificação da Super Taça de Futsal, no feminino, terá cinco partidas nesta terça, 15, a partir das 18h45, no CIEC, da Estação, e no ginásio Álvaro Dantas.
“A fórmula de disputa do feminino é diferente. As equipes foram divididas em grupos e os dois primeiros classificados de cada chave avançam para a segunda fase”, explicou Marcelo Fontenele.
Jogos da rodada
Futuro Real x Bujari
Real Sociedade x Bujari
Borussia x Glória
No CIEC
Base da Assermurb x Arsenal
Assermurb x Veneza
No Álvaro Dantas
Você precisa fazer login para comentar.