fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pandemia reduz em 53% transporte de passageiros em 2020

Publicado

em

Queda na movimentação aérea de cargas foi de 29,6% no ano passado

Ao longo de 2020, voos regulares transportaram 44,14 milhões de passageiros no Brasil e pouco mais de 282 mil toneladas de carga foram movimentadas entre aeroportos. Entretanto, o transporte de passageiros foi o mais afetado pela pandemia de covid-19 no ano passado, com redução de 53%, enquanto a queda na movimentação aérea de cargas foi de 29,6%. Em 2019, antes da pandemia, 93,87 milhões de passageiros e mais de 400 mil toneladas de carga foram transportados.

Medidas de distanciamento social foram adotadas por todo país para combater a transmissão do novo coronavírus, o que impactou a circulação de pessoas e produtos.

As informações constam do estudo Redes e Fluxos Territoriais: Ligações Aéreas 2019-2020, divulgado hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, apenas 46 cidades brasileiras tiveram pelo menos um voo regular de passageiros por mês em 2020 ante 96 municípios no ano anterior. O principal fluxo aéreo do país – São Paulo-Rio de Janeiro – teve queda de 55,6% no total de passagens comercializadas no ano passado.

Os maiores recuos registrados de passagens comercializadas em 2020 foram no trajeto Uberlândia (MG)-São Paulo, com -69,6%, e São Paulo-Curitiba, com -60,9%. Já as menores quedas na comercialização de passagens ao público em geral foram São Paulo-Natal (-19%) e Fortaleza-Brasília (-24,1%).

São Paulo é o grande hub (entroncamento) aéreo nacional, seja como destino, origem ou ponto intermediário de conexão para passageiros e cargas. No ano passado, movimentou mais de 22 milhões de passageiros e mais de 147 mil toneladas de carga.

Brasília e o Nordeste

“Por sua vez, Brasília é outra cidade que aumenta sua posição na malha ao intensificar seus fluxos de passageiros com as capitais da Região Nordeste, especialmente Natal, João Pessoa e Maceió. Isso reflete o aumento de relações que, por um lado, reforçam a posição das cidades litorâneas enquanto destino turístico, como também refletem a função intermediadora da capital nacional como hub complementar a São Paulo, aumentando o rol de possibilidades de origens e destinos destas cidades com o resto do país” enfatiza a pesquisa.

As cidades de São Paulo, Manaus, Brasília e Campinas concentraram mais de 85% de toda carga aérea movimentada em 2019.

Segundo o IBGE, outro efeito da pandemia foi a queda das tarifas aéreas e, consequentemente, melhoria das medidas de acessibilidade econômica das principais cidades que ainda permaneceram com o atendimento regular do serviço aéreo de passageiros.

Os destinos do Sul e Sudeste, como São José dos Campos (SP), Joinville (SC) e Vitória (ES), apresentam as tarifas médias ponderadas mais baratas e, portanto, maior acessibilidade econômica.

Três cidades de Rondônia têm as tarifas médias ponderadas mais caras do Brasil: Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná.

As quatro cidades com menor acessibilidade geográfica do país são amazonenses: Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Carauari e Parintins.

De acordo com a pesquisa, o transporte aéreo de passageiros e cargas no Brasil é um serviço concentrado, tanto em quantidade movimentada quanto na opção de destinos, no estrato superior da hierarquia urbana brasileira, ou seja, as metrópoles e as capitais regionais. O levantamento aponta “uma notória concentração dos principais fluxos e interações na porção Centro-Sul do país”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez do segundo filho: ‘Lua foi promovida’

Publicado

em

Por

Viih Tube e Eliezer são os convidados do café da manhã com Ana Maria Braga no Mais Você desta segunda-feira (29). Antes do início do programa, durante o intervalo da programação, o casal adiantou que contaria uma novidade “boa” para o público. E ela veio: os dois estão à espera do segundo filho.

Ana Maria disse que Lua, a primeira filha do casal, estava presente de olho na mamãe. E relembrou o momento em que Viih Tube mostrou o rostinho da filha no programa, no ano passado. E foi com ela que os dois anunciaram a novidade. “Ela foi promovida à irmã mais velha!”, disseram. Fofíssima, Lua vestia um vestido com os dizeres: “Promovida à irmã mais velha” nas cores azul e rosa, já que Viih e Eliezer ainda não sabem o sexo do bebê. Ana Maria fez questão de parabenizar a mamãe e acariciar a barriga da ex-BBB.

“Chega em novembro. A gente está com 12 semanas”, contou Viih, que garantiu que fará um chá- revelação para contar o sexo da criança. Veja como os dois anunciaram que teria novidades no Mais Você:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Daniele Godoy: Transformando Vidas Através da Dança em Laguna

Publicado

em

Por

No Dia Internacional da Dança, a renomada bailarina e coreógrafa fala sobre seus 28 anos de carreira e seus planos futuros.

Em uma carreira que já se estende por mais de 28 anos, Daniele Godoy tornou-se um nome sinônimo de dança em Laguna. Credenciada ao CREF, Daniele possui uma rica formação que inclui cursos no renomado Bolshoi e no Belas Artes, além de uma jornada impressionante que começou aos quinze anos quando foi emancipada para lecionar.

Sua trajetória começou no SESC, onde atuou por oito anos antes de abrir seu próprio estúdio de dança. Posteriormente, Daniele se aventurou em Joinville, aprimorando suas habilidades e conhecimentos, o que a levou de volta ao SESC de Laguna, onde leciona diversas modalidades de dança e promove eventos culturais até hoje.

Daniele também se destaca como coreógrafa oficial da Tomada de Laguna do Instituto CulturAnita, onde trabalha com o grupo Fortes Guerreiras para manter viva a história cultural de Anita Garibaldi através da dança.

Ao falar sobre o impacto da dança, Daniele vê além dos movimentos corporais. Para ela, a dança é uma ferramenta de transformação vital, capaz de melhorar a autoestima, a saúde mental e o equilíbrio emocional de seus alunos. “A dança cura almas”, diz ela, destacando como seu trabalho ajuda no combate a condições como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Olhando para o futuro, Daniele está entusiasmada com os novos projetos, incluindo o espetáculo “Fábrica dos Sonhos” e possíveis apresentações internacionais com o grupo Fortes Guerreiras. Ela continua comprometida em levar a dança para além das salas de aula e alcançar novos públicos, sempre aberta a parcerias que possam enriquecer e expandir o alcance de suas apresentações.

Para mais informações sobre suas iniciativas e espetáculos, Daniele pode ser contatada pelo telefone: 48 996057150 e instagram: @dani_godoy2

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Casal de jogadores ‘mais bonito do mundo’ posa em clique raro e anima web: ‘1 ano’

Publicado

em

Por

Considerada a jogadora de futebol “mais bonita e sexy do mundo”, a atacante croata Ana Markovic movimentou as redes sociais ao publicar uma rara foto ao lado do namorado, o zagueiro português Tomás Ribeiro. Os dois se conheceram durante uma breve passagem do jogador pelo time dela, o Grasshoppers, da Suíça, e engataram um romance que completou um ano este mês.

Desde que confirmaram o namoro, Ana Markovic e Tomás Ribeiro passaram a ser conhecidos como o “casal mais bonito” entre jogadores. Apesar disso, os dois mantém um relacionamento discreto, com poucas publicações juntos nas redes sociais. Na mais recente das postagens, os dois atletas aparecem juntos numa cabine de fotos.

“(Quase) conseguimos”, escreveu Tomás, numa publicação com várias imagens divertidas ao lado da namorada, que compartilhou a postagem nos stories do Instagram. Recentemente, no começo do mês, Ana e Tomás celebraram o primeiro ano de namoro. “Um ano com você”, destacou Ana, com um coração e imagens de momentos a dois. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo