Conecte-se conosco

Cotidiano

Palmeiras perde para o Boca nos pênaltis e está eliminado da Libertadores

Publicado

em

O jogador Joaquín Piquerez, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador do CA Boca Juniors, durante partida válida pelas semifinais, volta, da Copa Libertadores, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Após empatar em 1×1 no tempo regulamentar, o Palmeiras foi derrotado pelo Boca Juniors nos pênaltis e deu adeus à Libertadores na noite desta quinta-feira (5), no Allianz Parque.

Diante de mais de 40 mil torcedores, que lotaram o estádio palmeirense e empurraram o time até o apito final, o Palmeiras não conseguiu a virada, após o Boca sair na frente com gol de Cavani, ainda no primeiro tempo. Piquerez empatou para o Verdão, já na segunda metade do jogo, levando a decisão para os pênaltis.

Primeiro tempo

O Palmeiras começou a partida impondo o ritmo de jogo e pressionando o adversário, mas com dificuldade de quebrar as linhas defensivas.

Com o passar do jogo, apesar de manter uma alta posse de bola, o Palmeiras não foi efetivo nas finalizações e não levou perigo ao gol argentino durante boa parte do primeiro tempo. Do outro lado, o Boca se fechou muito bem e defendia as investidas palmeirenses, aproveitando de sobras de bola para sair em contra-ataque.

E foi assim que os visitantes abriram o placar, com Cavani, aos 22 minutos. No lance, Merentiel aproveitou de um erro da defesa palmeirense e saiu em velocidade, ganhando de Gómez e conseguindo tocar para Cavani abrir o placar de carrinho.

O Palmeiras sentiu o gol e não conseguiu se reorganizar ainda no primeiro tempo, criando algumas oportunidades, mas sem sucesso.

Segundo tempo

Abel mexeu no time já na volta do vestiário, tirando Artur e Marcos Rocha para as entradas de Endrick e Kevin. As mudanças deram resultado e o Palmeiras melhorou seu rendimento, com mais intensidade no ataque.

Dessa forma, o Alviverde passou a pressionar o Boca e criar melhores oportunidades que no primeiro tempo, com um ataque mais veloz e surpreendendo os argentinos. Logo aos 12 minutos, o Verdão teve uma ótima oportunidade, após Endrick vencer dois marcadores na velocidade e tocar para Mayke, que finalizou bem e Romero fez uma ótima defesa. No rebote, Zé Rafael chutou com força, mas o goleiro mandou para escanteio.

Aos 21 minutos, Rojo foi expulso após cometer falta em Endrick e levar o segundo amarelo. Com um homem a mais em campo, Abel lançou o Palmeiras ao ataque e colocou Luis Guilherme e López em campo.

Aos 27 minutos, a pressão palmeirense deu resultado e Piquerez marcou o gol palmeirense. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o lateral chutar de fora da área e empatar o jogo.

Os minutos seguintes foram de muita pressão do Palmeiras e catimba dos argentinos. O Verdão ainda teve uma oportunidade de matar o jogo com Rony, que finalizou de bicicleta, mas Romero conseguiu fazer a defesa, garantindo o empate e levando a decisão para os pênaltis.

Pênaltis

Nas cobranças, Weverton pegou o pênalti de Cavani e os chutes de Raphael Veiga e Gustavo Gómez foram defendidos pelo goleiro argentino. Na sequência, Kevin e Piquerez marcaram para o Palmeiras, enquanto Valdez, Valentini, Figal e Pol Fernández fizeram pelo Boca, finalizando as cobranças em 4×2 para os visitantes.

Ficha técnica Palmeiras x Boca Juniors

Local: Allianz Parque, em São Paulo (Brasil)
Data: 5 de outubro de 2023, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Martin Soppi (Uruguai)
VAR: Leodán Gonzalez (Uruguai)
Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Endrick (Palmeiras); Marcos Rojo, Pol Fernández, Figal, Ezequiel Fernández e Romero (Boca Juniors)
Cartão vermelho: Marcos Rojo (Boca Juniors)

Gols: Piquerez, aos 27 minutos do 2º tempo para o Palmeiras; Cavani, aos 22 minutos do 1º tempo para o Boca Juniors

Público: 40.398 torcedores
Renda: R$ 4.974.909,22


Por palmeirasonline.com

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre abre mais de 700 vagas gratuitas em cursos de línguas para o primeiro semestre de 2026

Publicado

em

Os cursos atenderão os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri

Aulas presenciais e a distância garantem oportunidades de aprendizagem em Inglês, Espanhol e Libras para estudantes e comunidade. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), publicou nesta quarta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado, três editais que tratam da abertura de vagas gratuitas para cursos de línguas estrangeiras no primeiro semestre de 2026. Ao todo, são mais de 700 vagas distribuídas entre municípios do interior e Rio Branco, nas modalidades presencial e a distância.

Cursos EaD atendem 10 municípios do interior

Por meio do Edital 003-2026, a SEE anunciou a oferta de 160 vagas nos cursos de Inglês e Espanhol, na modalidade Ensino a Distância (EaD), pelo Núcleo de Estudo de Línguas EaD (NEL EaD) da Escola Centro de Estudo de Línguas (CEL). As vagas são destinadas a estudantes da rede pública de ensino, a partir do 8º ano do ensino fundamental, até a 3ª série do ensino médio, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, em caso de vagas remanescentes, à comunidade em geral.

Os cursos atenderão os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. As aulas serão realizadas de forma online, com encontros síncronos duas vezes por semana, além de atividades assíncronas.

A pré-matrícula online para alunos da rede pública terá início na segunda-feira, 26, e se estende até quarta, 28. Já o período para inscrição em vagas remanescentes será de quinta-feira, 29, a sexta-feira, 30. As aulas terão início em 23 de fevereiro (Inglês) e 24 de fevereiro (Espanhol).

Mais de 700 vagas estão sendo oferecidas pelo governo do Acre para cursos de línguas no primeiro semestre de 2026. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Rio Branco terá cursos presenciais de Inglês, Espanhol e Libras

O Edital 001-2026 trata da oferta de 450 vagas presenciais em Rio Branco, por meio da Escola Centro de Estudo de Línguas (CEL) e do Núcleo de Estudo de Línguas (NEL), instalado no Colégio Estadual Barão do Rio Branco.

Serão oferecidos cursos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltados a alunos da rede pública a partir do 6º ano do ensino fundamental, além da comunidade em geral, conforme critérios estabelecidos no edital. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite.

A pré-matrícula online para alunos da rede pública e para a comunidade interessada em Libras será realizada entre os dias 2 e 4 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser disputadas nos dias 5 e 6 de fevereiro. O início das aulas está previsto para 23 de fevereiro.

Cursos gratuitos de línguas ampliam o acesso à formação educacional em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e municípios do interior. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Cruzeiro do Sul também recebe cursos presenciais

No interior do estado, o Edital 002-2026 prevê a oferta de 125 vagas presenciais nos cursos de Inglês e Espanhol, no município de Cruzeiro do Sul, por meio do Núcleo de Estudo de Línguas (NEL CZS).

As vagas são destinadas, prioritariamente, a alunos da rede pública de ensino, a partir do 6º ano do ensino fundamental, com possibilidade de preenchimento por membros da comunidade em caso de vagas remanescentes. As aulas serão ministradas no prédio do Crie-BRB, no centro da cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite.

A pré-matrícula para estudantes da rede pública será realizada de 2 a 4 de fevereiro, e o período para vagas remanescentes será nos dias 5 e 6 de fevereiro. As aulas também terão início a partir de 23 de fevereiro.

Cursos gratuitos e abertos à comunidade

Todos os cursos oferecidos pela SEE são gratuitos, classificados como cursos livres e amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), não havendo cobrança de mensalidade. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online, com uso obrigatório do CPF do candidato.

Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais da Secretaria de Educação e da Escola Centro de Estudo de Línguas (CEL), além dos telefones e e-mails disponibilizados nos editais.

Iniciativa fortalece a inclusão educacional e a qualificação de estudantes da rede pública e da comunidade em geral. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Craques do Futuro vai representar o Acre na Copa do Brasil Sub-20

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Craques do Futuro terá um primeiro grande desafio em nível nacional

Mesmo sem ter uma filiação na Federação de Futebol do Acre (FFAC), a equipe das Craques do Futuro será a representante do Acre na Copa do Brasil Sub-20 de futebol feminino. A definição da inscrição ocorreu nessa segunda, 19, na sede da FFAC, mas a direção do time será obrigada a cumprir as exigências estabelecidas pela CBF.

“Exigimos toda a documentação do clube para poder gerar uma senha e desta maneira seja feito os registros e consequentemente os contratos”, explicou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Campeão no Sub-18

O time das Craques do Futuro conquistou o Estadual Sub-18 e como a FFAC não promoveu o Estadual Sub-20, a equipe ficou com a vaga por ter conquistado a competição na categoria abaixo.

8 de março

A CBF programou a realização da Copa do Brasil Sub-20 a partir de 8 de março. Contudo, a tabela do torneio ainda será definida.

Vai promover

Leandro Rodrigues confirmou a realização do Estadual Sub-20 na temporada de 2026 e somente equipes filiadas poderão jogar a competição.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Anderson Brito rescinde com Galvez e acerta com Imperatriz do Maranhão

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Anderson Brito(bola) teve uma atuação importante na vitória no jogo de estreia do Estadual

O atacante Anderson Brito acertou a rescisão contratual com Galvez nessa segunda, 19, e não joga mais pelo Imperador no Campeonato Estadual de 2026. O atleta fechou um contrato com o Imperatriz, do Maranhão, e viajou para se apresentar no Cavalo de Aço.

“Quando fechamos com o Anderson existia essa possibilidade de saída. Tudo tinha sido acertado e o Galvez honrou o acordo. Perdemos um excelente atleta”, declarou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.

Galvez no mercado

Segundo Igor Oliveira, o trabalho agora é para tentar repor a saída do atacante.

“Esse é um momento complicado para contratar porque os melhores atletas estão empregados. Vamos tentar encontrar um jogador de nível no mercado”, disse Igor Oliveira.

Comentários

Continue lendo