Acre
Palhaço Rufino imita petista Genoíno e pede dinheiro na internet
Do ac24horas
O palhaço Rufino, bastante conhecido no Acre, lançou pelas redes sociais a campanha “Ajudou o Genuíno agora ajude o Rufino”. Em sua postagem, o humorista diz que precisa pagar uma multa, pois, caso contrário, será pego “leão”.
A atitude do acreano é uma cópia da peregrinação de José Genuíno (PT/SP), condenado no processo do Mensalão, que teve de devolver aos cofres públicos mais de R$ 660 mil. Desde a intimação para pagar a multa, realizada no último dia 06 de janeiro, a família de Genoino fez apelos por ajuda alegando falta de dinheiro. Em menos de um mês, o site oficial para a arrecadação, via depósito em conta corrente, atingiu a meta proposta pela parentela do petista.
O palhaço, que até pouco tempo atrás era da oposição, se filiou ao Partido Social Democrata Cristão (PSDC), no mês de outubro do anos passado. Desde então, Rufino passou a fazer parte da Frente Popular do Acre (FPA), liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O convite foi feito pelo vice-presidente regional do partido, o jornalista e também humorista Antônio Klemer.
O que gera ainda mais polêmica é o fato de Rufino, mesmo compondo a FPA, “fazer gracinha” com o assunto, colocando em xeque a suposta “importância” da campanha criada pela família de Genoíno. A provável “ironia” da campanha, no Acre, pode não ser muito interessante para o futuro político do palhaço dentro da FPA.
Ao finalizar a publicação feita nas redes sociais, Rufino, aparentemente em tom de ironia diz o seguinte:
“Faça sua doação qualquer coisinha serve. Ouro, dólar, diamante, pedras e preciosas não havendo essas possibilidades pode ser em real mesmo”.
Os dados bancários divulgados pelo palhaço são: Conta Poupança nº 56211; AG: 0534; Operação: 013. O banco é a Caixa Econômica Federal.
O PSDC E A FPA
Não é a primeira vez que um membro do PSDC faz alguma referencia de aparência crítica às ações petistas. Em 2012, o deputado estadual Edvaldo Souza disse que “o PT só pensa nele. Perto deles ninguém pode crescer”. O partido, que atualmente possui dois deputados no parlamento estadual, já “ameaçou” sair da Frente Popular do Acre, alegando a falta de espaço.
EM NÍVEL NACIONAL
Após o “sucesso” do site criado para arrecadar dinheiro para o ex-deputado José Genoino (PT-SP) conseguir mais de R$ 700 mil em pouco mais de dez dias, campanhas idênticas para arrecadar dinheiro serão feitas para ajudar outros petistas condenados no julgamento do Mensalão: o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Ambos ainda não tiveram o pagamento determinado pela Justiça.
A CONDENAÇÃO DE GENOÍNO
Genoino foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa, crime pelo qual já está cumprindo pena em Brasília – DF, em uma residência alugada por sua família. Ele também foi condenado a dois anos e três meses por formação de quadrilha, mas ainda deve ser julgado novamente por este crime.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.