Acre
Defesa do Patrimônio Público é debatida em 1º Encontro de Câmaras Municipais do Acre
O procurador de Justiça Flávio Augusto Siqueira ministrou, na manhã desta terça-feira, 16, a palestra ‘Defesa e Prevenção do Patrimônio Público’, durante o 1º Encontro de Câmaras Municipais do Estado do Acre. O procurador falou sobre os instrumentos legais de atuação do Ministério Público na defesa do Patrimônio Público e das ações preventivas desenvolvidas pelo Parquet acreano para combater a improbidade administrativa.
“O Ministério Público deve ser um desaguador de iniciativas no tocante à prevenção do Patrimônio Público, seja físico ou moral, pois esta é a missão constitucional do MP”, destacou o Flávio Augusto, que falou ainda sobre os sistemas de controle interno disponíveis aos gestores municipais e das ferramentas que o MP dispõe para atuar na fiscalização do poder legislativo municipal.
Na ocasião, o procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto, enalteceu a iniciativa dos parlamentares em reforçar o intercâmbio entre as Câmaras Municipais e criar uma entidade que represente o poder legislativo nos municípios.
“Eventos como esse fortalecem o trabalho de intercâmbio entre as instituições, fortalece a transparência necessária aos trabalhos legislativos e legitima o papel de fiscalização das câmaras de vereadores. Já foi o tempo em que o Ministério Público primeiro entrava com a ação repressiva. Hoje, primamos pelo diálogo, a mediação dos conflitos”, afirmou Oswaldo D’Albuquerque.
O encontro de parlamentares municipais do Acre é a primeira iniciativa em reunir os gestores dos 22 municípios acrianos, com o objetivo de interligar as câmaras municipais para trocar experiências e responsabilidades.
Agência de Notícias – MP/AC
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.