Acre
Osmir Neto e Hildebrando Pascoal trocam ameaças dentro do presídio
O sitio ac24horas teve acesso com exclusividade ao Boletim de Ocorrência nº 43322/2014, registrado na 4ª Delegacia de Polícia Civil de Rio Branco, no qual o produtor de eventos Osmir de Albuquerque Lima Neto acusa o coronel aposentado Hildebrando Pascoal de ameaça de morte. No mesmo BO, Neto faz uma série de outras revelações bombásticas, chegando a citar o nome de várias autoridades e personalidades de dentro e de fora do Estado.
Osmir Neto, que responde a processo por suposta pratica do crime de pedofilia, está detido no mesmo pavilhão da Unidade de Regime Fechado 2 (antigo Antônio Amaro), onde Hildebrando Pascoal cumpre pena de 86 anos por uma série de crimes creditados ao Esquadrão da Morte.
Nos termos do Boletim de Ocorrência e pelo que apurou ac24horas, a aproximação entre Osmir Neto e Hildebrando teria começado na enfermaria, onde ambos fazem tratamento de saúde. Não demorou para que Neto se transformasse numa espécie de secretário de Hildebrando, passando a escrever as suas defesas nos processos que estão em fase de recurso.
A amizade parecia caminhar bem até que Osmir Neto decidiu manifestar sua opinião acerca das defesas do coronel aposentado, que não teria gostando, partindo daí o atrito, que teria resultado em várias ameaças de morte e por pouco não chegou ás visa de fato.
Sustentado pelo ódio
Segundo registrou no Boletim de Ocorrência, Neto revela que Hildebrando é sustentado pelo ódio e que usaria termos pejorativos todas as vezes que se referia a membros do Judiciário, Ministério Púbico e até do Executivo.
Entre os nomes citados no Boletim e Ocorrência contam do casal de desembargadores Adair e Regina Longuini, Procurador de Justiça Sammy Barbosa, Ouvidor Agrário Nacional e desembargador aposentador Gercino Silva, delegado Jonis Ferreira e até do jornalista Marcelo Rezende, a quem o coronel aposentado trataria como ‘’aquele filho da puta’’.
Vianas encabeçam lista de inimigos
No mesmo BO, Osmir Neto faz ainda uma outra revelação grande, quando ele registra que Hildebrando teria tido que ‘’não podendo matar todos os seus inimigos, mataria os principais: os vianas’’. Disse ainda que a mesma ameaça que o coronel aposentado teria feito a doutora Eva, teria feito a ele na presença do diretor do presídio, dizendo ‘’não tenho nada a perder’’.
Osmir declarou ainda à polícia, que apesar das ameaças que vem sofrendo está sendo perseguido pela direção do presídio. Que desde o ocorrido, foi mandado embora da enfermaria, onde estaria recolhido em virtude de ordem judicial.
O Boletim de Ocorrência foi registrado no dia 03 de setembro último e desde então não se tem conhecimento das providências que foram adotadas. Pelo que apurou ac24horas, o fato teria sido comunicado a juíza de Execuções Penais para as providências cabíveis e que teria sido instaurado sindicância interna para apurar a responsabilidade de cada preso.
Comentários
Acre
Saiba o significado da Quaresma e o tema deste ano definido pelo papa
A Quarta-Feira de Cinzas é um dia em que se deve ir à missa. Na cerimônia, os fiéis são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Igreja Católica dá início nesta quarta às celebrações da Quaresma. Foto: Marcus José
Com o encerramento do carnaval nesta Quarta-Feira de Cinzas (5), começa o período da Quaresma para os cristãos. Mas você sabe o que é a Quaresma? Ela tem sua origem nos primeiros séculos do Cristianismo, quando foi estabelecida a data da Páscoa.
A Igreja Católica instituiu um tempo de penitência e preparação para a Páscoa, observado entre a Quarta-Feira de Cinzas e a quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos.
A contagem do período da Quaresma faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto.
Em 2025, a Quaresma vai até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-feira Santa. Após a Quinta-feira Santa, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal, que compreende a Sexta-Feira Santa, o Sábado de Aleluia e o domingo de Páscoa.
Para a Quaresma de 2025, o Papa Francisco propôs o lema Peregrinos da Esperança, para que os fiéis façam uma reflexão sobre a fé, arrependimento, renovação espiritual, além de preparação para a Páscoa. A Igreja orienta a prática de penitências como jejuns, obras de caridade e oração.
Para os fiéis, a Quarta-Feira de Cinzas é um dia em que se deve ir à missa. Na cerimônia, os fiéis são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Ao benzer os fiéis, o padre traça uma cruz de cinzas, enquanto recita as palavras Convertei-vos e crede no Evangelho, que sinaliza o estado de penitência que o fiel deverá guardar nos 40 dias seguintes, e representa a fragilidade humana.

Padre Robson Eudes, têm como objetivo preparar os fiéis para a Quaresma, um período dedicado à reflexão. Foto: cedida
Na data da Quarta-Feira de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o início da Campanha da Fraternidade. Este ano, a campanha vai abordar o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31, Deus viu que tudo era muito bom.
O ponto alto da campanha é a Coleta da Solidariedade, feita em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos, que neste ano é celebrado no dia 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.
O papa Francisco enviou uma mensagem para felicitar a realização da campanha. Na mensagem encaminhada à CNBB, Francisco chama atenção para a necessidade de mudança de atitude em relação ao meio ambiente, diante da “crise ecológica”.
“Por isso, louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor mais uma vez como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”, diz a mensagem.
O papa frisou ainda que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.
A mensagem diz que a realização do evento no coração da Amazônia é um sinal que serve para que “as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.”

A Igreja Católica instituiu um tempo de penitência e preparação para a Páscoa, observado entre a Quarta-Feira de Cinzas e a quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos. Foto: Marcus José
Feriado
É bom lembrar que a Quarta-feira de Cinzas não é feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para abrirem. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir do meio-dia. Conforme o local, é ponto facultativo até as 14h.
Comentários
Acre
Serra do Divisor se torna refúgio para turistas durante o Carnaval

Trilhas e cachoeiras são alguns dos principais atrativos da Serra do Divisor para turistas. Foto: Pedro Devani/Secom
A Serra do Divisor, em Mâncio Lima, interior do Acre, foi um dos destinos mais procurados no Acre por quem prefere aproveitar o feriado de carnaval longe das festas tradicionais. A região recebeu um expressivo grupo de turistas que buscavam descanso e contato com as belezas naturais do local.
Somente em uma das pousadas da região, aproximadamente 60 pessoas se hospedaram. Segundo Miro, empreendedor local e proprietário de uma pousada na Serra, a procura por hospedagem foi intensa durante o feriado, resultando na lotação dos estabelecimentos.
“Este ano, tivemos uma grande movimentação de visitantes. As pousadas ficaram cheias, mostrando que muitas pessoas estão buscando alternativas ao carnaval tradicional e optando pelo ecoturismo”, destacou.
A Serra do Divisor, localizada na fronteira com o Peru, é um dos principais pontos turísticos do Acre. O local é conhecido por sua beleza natural, biodiversidade e oferece trilhas, cachoeiras, além de uma rica fauna e flora, atraindo aqueles que desejam se conectar com a natureza.
Fonte: Juruá 24 Horas
Comentários
Acre
Justiça marca interrogatório de dupla acusada de executar sobrinho-neto de Marina Silva
André Oliveira da Silva e Denis da Rocha Tavares serão ouvidos no dia 27; Cauã Nascimento da Silva foi morto a tiros em sua casa no Bairro Taquari.
A Justiça do Acre marcou para o próximo dia 27 o interrogatório de André Oliveira da Silva, conhecido como “Smith”, e Denis da Rocha Tavares, presidiários acusados de envolvimento no assassinato de Cauã Nascimento da Silva, sobrinho-neto da ministra Marina Silva. A audiência de instrução e julgamento será realizada no plenário da 1ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Criminal de Rio Branco.
Antes dos interrogatórios, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa. O crime ocorreu na tarde de 6 de fevereiro do ano passado, quando a casa de Cauã, localizada no Bairro Taquari, foi invadida. O jovem foi executado a tiros no quarto, sem chance de defesa.
Segundo a denúncia, André Oliveira da Silva foi o responsável direto pela execução da vítima. Pablo Rodrigo Farias de Souza, também denunciado pelo crime, teve o processo desmembrado e será julgado separadamente.
O caso chocou a comunidade local e ganhou repercussão nacional devido ao envolvimento de familiares da ministra Marina Silva. A polícia e o Ministério Público seguem investigando as motivações do crime e a possível participação de outras pessoas.
A audiência do dia 27 será crucial para esclarecer os detalhes do assassinato e definir os próximos passos do processo. A Justiça busca garantir que os responsáveis sejam punidos de acordo com a lei.
Matéria relacionada:
Violência extrema: Sobrinho da Ministra Marina Silva é executado a tiros no Taquari
Você precisa fazer login para comentar.