Cotidiano
Órgãos querem Aneel no Acre para investigar suposto aumento da energia elétrica
MP-AC, Defensoria Pública e OAB-AC elaboram requerimento com solicitação para esclarecimentos sobre o suposto aumento no valor da energia elétrica.

Moradores receberam conta de setembro com aumento de até 60% — Foto: Alcinete Gadelha/G1
Por Aline Nascimento, G1 AC
O Ministério Público do Acre (MP-AC), Defensoria Pública e a Ordem do Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC) – vão encaminhar um documento solicitando a presença de um representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no estado para esclarecimentos.
A solicitação é parte das estratégias adotadas nas investigações sobre um suposto aumento abusivo nas contas de energia da população acreana.
Representantes das três instituições se reuniram, na ultima quinta-feira (10), na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, em Rio Branco, para decidir os próximos passos da apuração.
O MP-AC anunciou, em entrevista à Rede Amazônica Acre, que já escolheu 20 medidores para avaliação da investigação.
Requerimento
Representante da Defensoria Pública na reunião com o MP-AC, o defensor Celso Araújo, explicou que o requerimento de solicitação vai ser produzido pelos três órgãos e enviado nesta sexta (11) ou segunda-feira (14).
“Vamos confeccionar e solicitar a presença da Aneel no Acre para verificar a questão das contas, vamos sentar com a Energisa. O bom é que as decisões são tomadas em conjunto, o que fortalece. Isso quem ganha é a sociedade”, afirmou Araújo.
Já na próxima quinta (17), os órgãos vão se reunir com representantes da Energisa em um encontro para mais esclarecimentos sobre o aumento no valor dos talões de luz.
“Estamos somando as informações que já temos para verificar as decisões que vamos tomar. Só temos informações de algumas faturas, o MP-AC também solicitou algumas faturas de alguns consumidores e, por isso, estamos na fase de análises”, concluiu.
Revolta
O aumento nos valores das contas de energia tem causado polêmica e revolta nos consumidores.
Indignados, consumidores chegaram a ocupar o saguão da concessionária de Energia Elétrica (Energisa), no último dia 26, com gritos de ‘a Energisa me roubou’, batuques em panelas e vuvuzelas. Alguns moradores reclamaram de reajuste de até 60% no valor da conta que chegou em setembro.
Um dia antes, representantes da companhia já tinham comparecido na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para esclarecer sobre o aumento. A convocação foi feita pela CPI. Em resposta, a concessionária negou que existisse aumento na energia, mas sim na bandeira tarifária vermelha estipulada pela Aneel.
A CPI pediu ajuda ao MP-AC para fazer perícia em medidores de imóveis do estado. O Procon-AC chegou a informar, no último dia 2, que recebeu 951 reclamações de consumidores insatisfeitos com as contas de energia elétrica.
Comentários
Cotidiano
Quinarí vence as Damas de Aço e conquista o título do Torneio Raimunda Carneiro

Foto PHD: AVQ provou ser um dos times mais fortes do vôlei acreano na atualidade
A equipe do Quinari (AVQ) derrotou as Damas de Aço por 2 sets a 0, com parciais de por 18×9 e 18×12 e conquistou nesse domingo, 27, na AABB, o título do Torneio Raimunda Carneiro de Vôlei Feminino. 10 equipes disputaram a competição promovida pela desportista Maria Luíza Melo.
“Conseguimos promover uma bela competição e o nosso objetivo é valorizar a modalidade e as atletas. Aproveitamos para homenagear a professora Raimunda, uma veterana do nosso vôlei”, disse Maria Luíza Melo.
Destacou apoiadores
Segundo Maria Luíza Melo, os apoios da Papelaria Globo, vereador Neném Almeida, Cimec, Wallacy Souza/Personal, Ótica Xaimã, FDUA, Bom Dia/Gazeta, FEAV, Churrascaria do Oscar e AABB foram fundamentais para a realização do evento.
“A premiação do torneio foi em dinheiro e isso, sem dúvida, aumentou a disputa. Tivemos um domingo com muito voleibol”, afirmou a coordenadora.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Galvez fecha programação para jogos em Manaus

Foto Jhon Silva: Triunfo na Arena garantiu ao Galvez a possibilidade de lutar pela classificação
O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou os detalhes do embarque e da permanência do elenco em Manaus, no Amazonas, para os dois jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro A3 contra Tarumã e Recanto da Criança.
“A delegação viaja na próxima quinta e ficaremos em Manaus por 12 dias para cumprir as duas partidas da primeira fase do Brasileiro. Fechamos a programação e agora é trabalhar forte visando o confronto de sábado”, declarou Igor Oliveira.
Volta aos treinos
O elenco do Galvez voltou aos treinamentos nesta segunda, 28, no Sesc, e inicia a preparação para o duelo contra o Tarumã. O duelo de líderes do grupo A1 será no sábado, dia 3, às 14 horas (hoar Acre), no estádio Carlos Zamith.
Lili é dúvida
A atacante Lili sofreu uma lesão na panturrilha e é dúvida para a partida contra o Tarumã. A atleta iniciou o tratamento no fim de semana e será reavaliada na quinta, dia 1º.
Comentários
Cotidiano
Inscrições para o Encceja 2025 terminam sexta-feira
O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 termina nesta sexta-feira (2).
Os interessados devem se inscrever diretamente no site do Sistema Encceja com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O prazo vale também para as solicitações de atendimento especializado e para tratamento pelo nome social, que é como a pessoa se autoidentifica e que expressa sua identidade de gênero diferente do nome que consta nos documentos de registro civil.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é uma oportunidade gratuita e voluntária para jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade apropriada e que buscam a certificação do ensino fundamental ou médio.
Provas
As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. Neste ano, o Inpe marcou a realização do Encceja para 3 de agosto.
O exame obedece aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e para o ensino médio. Ao todo, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação.
As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:
ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia;
ensino médio: química, física, biologia, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história, geografia, filosofia e sociologia.
Encceja
Desde 2002, o Encceja é usado como instrumento para a certificação dos conhecimentos de jovens e adultos adquiridos tanto no ambiente escolar, quanto em experiências de vida e de trabalho.
Os resultados são usados pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais como base para emissão dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.
As informações do Encceja também ajudam a planejar e implementar programas educacionais mais eficazes e adequados às necessidades específicas desse público, com objetivo de melhorar a formação integral e a inserção social e profissional dessas pessoas.
Você precisa fazer login para comentar.