fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Órgãos querem Aneel no Acre para investigar suposto aumento da energia elétrica

Publicado

em

MP-AC, Defensoria Pública e OAB-AC elaboram requerimento com solicitação para esclarecimentos sobre o suposto aumento no valor da energia elétrica.

Moradores receberam conta de setembro com aumento de até 60% — Foto: Alcinete Gadelha/G1

Por Aline Nascimento, G1 AC

O Ministério Público do Acre (MP-AC), Defensoria Pública e a Ordem do Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC) – vão encaminhar um documento solicitando a presença de um representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no estado para esclarecimentos.

A solicitação é parte das estratégias adotadas nas investigações sobre um suposto aumento abusivo nas contas de energia da população acreana.

Representantes das três instituições se reuniram, na ultima quinta-feira (10), na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, em Rio Branco, para decidir os próximos passos da apuração.

O MP-AC anunciou, em entrevista à Rede Amazônica Acre, que já escolheu 20 medidores para avaliação da investigação.

Requerimento

Representante da Defensoria Pública na reunião com o MP-AC, o defensor Celso Araújo, explicou que o requerimento de solicitação vai ser produzido pelos três órgãos e enviado nesta sexta (11) ou segunda-feira (14).

“Vamos confeccionar e solicitar a presença da Aneel no Acre para verificar a questão das contas, vamos sentar com a Energisa. O bom é que as decisões são tomadas em conjunto, o que fortalece. Isso quem ganha é a sociedade”, afirmou Araújo.

Já na próxima quinta (17), os órgãos vão se reunir com representantes da Energisa em um encontro para mais esclarecimentos sobre o aumento no valor dos talões de luz.

“Estamos somando as informações que já temos para verificar as decisões que vamos tomar. Só temos informações de algumas faturas, o MP-AC também solicitou algumas faturas de alguns consumidores e, por isso, estamos na fase de análises”, concluiu.

Revolta

O aumento nos valores das contas de energia tem causado polêmica e revolta nos consumidores.

Indignados, consumidores chegaram a ocupar o saguão da concessionária de Energia Elétrica (Energisa), no último dia 26, com gritos de ‘a Energisa me roubou’, batuques em panelas e vuvuzelas. Alguns moradores reclamaram de reajuste de até 60% no valor da conta que chegou em setembro.

Um dia antes, representantes da companhia já tinham comparecido na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para esclarecer sobre o aumento. A convocação foi feita pela CPI. Em resposta, a concessionária negou que existisse aumento na energia, mas sim na bandeira tarifária vermelha estipulada pela Aneel.

A CPI pediu ajuda ao MP-AC para fazer perícia em medidores de imóveis do estado. O Procon-AC chegou a informar, no último dia 2, que recebeu 951 reclamações de consumidores insatisfeitos com as contas de energia elétrica.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas vence a AABB e conquista o título do Estadual Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Jotas segue com a tradição de conquistar títulos no vôlei acreano

A Jotas derrotou a AABB por 3 sets a 0, com parciais 25×7, 25×12 e 25×8, nesta terça, 23, no ginásio do Meta, e conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-16 de Vôlei Feminino.

“Fechamos o primeiro evento da temporada. A intenção é movimentar as categorias de base no primeiro semestre porque na sequência teremos as competições escolares”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Próximo torneio

De acordo com Delmerson Abreu, a próxima competição da temporada indoor será o Estadual Sub-18.

“Vamos realizar o congresso técnico do Sub-18 e programar o início. Essas competições também servirão de base para a formação das seleções para a disputas dos torneios nacionais”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência fecha preparação e Eric Rodrigues vai manter equipe

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Eric e o auxiliar Faísca querem conter a ansiedade dos atletas.

Com um treino leve na manhã desta quarta, 24, no Marinho Monte, o Independência fechou a preparação para o jogo contra o São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 25, a partir das 17h30, no Florestão e se vencer o Tricolor voltará a ser campeão acreano depois de 25 anos.

A equipe será a mesma do clássico contra o Rio Branco com o atacante Lequinho atuando como volante ao lado de Cabeludo.

“Vamos manter a equipe. Fizemos um bom treinamento e agora é descansar para tentar conquistar o título”, disse Eric Rodrigues ao phdesporteclube.com.br

Reclamou da tabela

Mesmo muito próximo de conquistar o título, Eric Rodrigues fez duras críticas a Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) por causa da tabela do segundo turno.

“A tabela foi feita para beneficiar o Rio Branco e o Humaitá. Realizamos grandes partidas e chegamos na última rodada dependendo somente do nosso resultado. Rio Branco e Humaitá serão obrigados a realizar um jogo onde algum ficará sem calendário”, declarou o treinador do Tricolor de Aço.

Manter a tranquilidade

Para o atacante Lequinho, o Independência precisa manter a tranquilidade no jogo decisivo.

“Essa é uma partida importante para todos no Independência. Trabalhamos duro para chegarmos neste momento e não podemos vacilar”, afirmou Lequinho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade promove Campeonato Acreano de Handebol em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto PHD: Competição escolar terá mais de 20 equipes no Sub-14 e 17

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove neste fim de semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Cruzeiro do Sul, o Campeonato Acreano Escolar de Handebol. A competição será promovida nas categorias Sub-14 e 17 e mais de 20 equipes estão confirmadas no evento.

“Vamos realizar a sétima competição na temporada e mais uma vez estamos levando o esporte escolar para o interior. Temos um bom número de equipes confirmadas”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Congresso na sexta

João Renato Jácome confirmou para sexta, 26, a realização do congresso técnico da competição.

“É sempre importante citar as participações das escolas. Teremos um grande evento e o apoio dos diretores incentivando os alunos/atletas também é fundamental para o desenvolvimento de práticas saudáveis”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo