Acre
Oposição se apresenta unida e funda conselho para discutir política
Gina Menezes, da Agência ContilNet
Debater os rumos da oposição para 2014 e continuar o trabalho de construção de um plano de governo passando pela formação do grupo. Esse foi o objetivo do encontro da oposição realizado na manhã de sábado (25), no auditório da Escola Estadual Armando Nogueira, em Rio Branco.
Durante o evento foi apresentado o Conselho Superior de Partidos da Oposição, coordenado pelo ex-prefeito de Brasiléia Aldemir Lopes. Em seqüência, o professor Carlito Cavalcante fez uma breve exposição sobre os objetivos do núcleo de estudos e pesquisas, seqüenciado pelo economista e doutor em desenvolvimento regional, Wesley Gomes.

Ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velloso Lucas, proferiu palestra sobre o modelo regulatório brasileiro para o setor de óleo e gás Fotos: Selmo Melo
Antes de começar o evento oficial, a palestra do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velloso Lucas, que proferiu o tema “Modelo Regulatório Brasileiro Para o Setor de Óleo e Gás”, foi lido um manifesto de apoio a população do Acre com relação a supostos desvios de recursos públicos que assolaram o estado nos últimos tempos de administração da Frente Popular do Acre (FPA).
O manifesto foi assinado pelo recém fundado Conselho Superior da Oposição. “Manifestamos nossa não aprovação na forma de governar do PT, onde prevalece o autoritarismo político, configurado no abuso do poder, no desrespeito à independência dos poderes, na falta de liberdade de imprensa e de expressão, sobretudo na falta de apuração dos fartos indícios de corrupção”, cita a nota.
Os presentes assistiram a palestra de Luiz Paulo Vellozo a Lei do Petróleo, o início da prospecção do óleo do Brasil e a retomada dos leilões.
Após a palestra foi formada uma espécie de mesa de honra onde sentaram-se os líderes partidários e os parlamentares. Entre os que usaram o microfone estava a vereadora de Rio Branco pelo PMDB, Eliane Sinhasique.
Representando os demais parlamentares mirins, a vereadora criticou a gestão petista que governa o Acre atualmente e se afirmou contente pelo fato da oposição ter um plano de governo alternativo que vise beneficiar diretamente a população do Estado. “Eles não largam esse discurso de sustentabilidade, mas sequer cuidam do saneamento da cidade. Esse discurso da florestania já deu o que tinha que dar. Estamos cansados disso”, disse a parlamentar.
O senador Sérgio Petecão também criticou o governo petista e afirmou que é necessário um esforço conjunto para construir um plano de governo que realmente favoreça os acreanos.
“ Nesses anos todos de governo do PT nada tem sido feito. Nossa população quer mudança”, diz.
O presidente do PSL, ex-deputado estadual Luiz Calixto, criticou as políticas de governo da atual administração. “Nosso Estado é gerido por uma panelinha e a única coisa que evoluiu foi a população carcerária”, declarou.
Mac Diniz, presidente do PTdoB foi aplaudido ao defender que a união da oposição paire acima das pequenas divergências e pensamentos distintos. “Não podemos falar mal da nossa casa. O lado de cá tem que estar cada vez mais unido”, afirmou.
Integrante da oposição, a ex-candidata a vereadora Wânia Lilian fez um duro discurso criticando os supostos ataques petistas feitos ao judiciário e a Polícia Federal por conta da operação G7, que culminou com a prisão de 15 pessoas, incluindo gestores petistas.
“É possível que a Polícia Federal, o Ministério Público do Acre e STF tenham errado ao mesmo tempo?A desembargadora Denise Bonfim , que está sendo duramente criticada, ralou muito para estar no cargo que está, e não é justo os ataques que ela está sofrendo”, enfatizou
Gladson Cameli (PP) usou o microfone no evento para se declarar solidário ao povo do Acre por conta dos supostos desvios financeiros nos cofres públicos do Estado e colocou o nome dele à disposição do grupo para a candidatura ao senado da República.
Após o evento foi oferecido um almoço aos presentes, sendo que a maioria veio de municípios do interior.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61










Você precisa fazer login para comentar.