fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Oposição se apresenta unida e funda conselho para discutir política

Publicado

em

A ex-candidata a vereadora, Wânia Lilian, fez um duro discurso criticando os supostos ataques petistas feitos ao judiciário e a Policia Federal por conta da operação G7.

Gina Menezes, da Agência ContilNet

Debater os rumos da oposição para 2014 e continuar o trabalho de construção de um plano de governo passando pela formação do grupo. Esse foi o objetivo do encontro da oposição realizado na manhã de sábado (25), no auditório da Escola Estadual Armando Nogueira,  em Rio Branco.

Durante o evento foi apresentado o Conselho Superior de Partidos da Oposição, coordenado pelo ex-prefeito de Brasiléia Aldemir Lopes. Em seqüência, o professor Carlito Cavalcante fez uma breve exposição sobre os objetivos do núcleo de estudos e pesquisas, seqüenciado pelo economista e doutor em desenvolvimento regional, Wesley Gomes.

Ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velloso Lucas, proferiu palestra sobre o modelo regulatório brasileiro para o setor de óleo e gás Fotos: Selmo Melo

Ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velloso Lucas, proferiu palestra sobre o modelo regulatório brasileiro para o setor de óleo e gás Fotos: Selmo Melo

Antes de começar o evento oficial, a palestra do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velloso Lucas, que proferiu o tema “Modelo Regulatório Brasileiro Para o Setor de Óleo e Gás”, foi lido um manifesto de apoio a população do Acre com relação a supostos desvios de recursos públicos que assolaram o estado nos últimos tempos de administração da Frente Popular do Acre (FPA).

O manifesto foi assinado pelo recém fundado Conselho Superior da Oposição. “Manifestamos nossa não aprovação na forma de governar do PT, onde prevalece o autoritarismo político, configurado no abuso do poder, no desrespeito à independência dos poderes, na falta de liberdade de imprensa e de expressão, sobretudo na falta de apuração dos fartos indícios de corrupção”, cita  a nota.

Os presentes assistiram a palestra de Luiz Paulo Vellozo a Lei do Petróleo, o início da prospecção do óleo do Brasil e a retomada  dos leilões.

Após a palestra foi formada uma espécie de mesa de honra onde sentaram-se os líderes partidários e os parlamentares. Entre os que usaram o microfone estava a vereadora de Rio Branco pelo PMDB, Eliane Sinhasique.

Representando os demais parlamentares mirins, a vereadora criticou a gestão petista que governa o Acre atualmente e se afirmou contente pelo fato da oposição ter um plano de governo alternativo que vise beneficiar diretamente a população do Estado. “Eles não largam esse discurso de sustentabilidade, mas sequer cuidam do saneamento da cidade. Esse discurso da florestania já deu o que tinha que dar. Estamos cansados disso”, disse a parlamentar.

Lideranças da oposição da capital e do interior marcaram presença no encontro

Lideranças da oposição da capital e do interior marcaram presença no encontro

O senador Sérgio Petecão também criticou o governo petista e afirmou que é necessário um esforço conjunto para construir um plano de governo que realmente favoreça os acreanos.

“ Nesses anos todos de governo do PT nada tem sido feito. Nossa população quer mudança”, diz.

O presidente do PSL, ex-deputado estadual Luiz Calixto, criticou as políticas de governo da atual administração. “Nosso Estado é gerido por uma panelinha e a única coisa que evoluiu foi a população carcerária”, declarou.

Mac Diniz, presidente do PTdoB foi aplaudido ao defender que a  união da oposição paire acima das pequenas divergências e pensamentos distintos. “Não podemos falar mal da nossa casa. O lado de cá tem que estar cada vez mais unido”, afirmou.

Integrante da oposição, a ex-candidata a vereadora Wânia Lilian fez um duro discurso criticando os supostos ataques petistas feitos ao judiciário e a Polícia Federal por conta da operação G7, que culminou com a prisão de 15 pessoas, incluindo gestores petistas.

“É possível que a Polícia Federal, o Ministério Público do Acre e STF tenham errado ao mesmo tempo?A desembargadora Denise Bonfim , que está sendo duramente criticada, ralou muito para estar no cargo que está, e não é justo os ataques que ela está sofrendo”, enfatizou

Militantes e simpatizantes do projeto oposicionista lotaram o auditório da escola Armando Nogueira

Militantes e simpatizantes do projeto oposicionista lotaram o auditório da escola Armando Nogueira

Gladson Cameli (PP) usou o microfone no evento para se declarar solidário ao povo do Acre por conta dos supostos desvios financeiros nos cofres públicos do Estado e colocou o nome dele à disposição do grupo para a candidatura ao senado da República.

 “O Acre é da população acreana e não de um grupo político que tenta dominar tudo. Eu quero contribuir para um projeto de mudança, colocando meu nome à disposição como pré-candidato. Eu faço isso com humildade e deixando claro que se aparecer um nome que agregue mais que o meu, não terei problemas em rever meus posicionamentos”, afirmou.
Flaviano Melo (PMDB) falou do momento atual que o Acre vive, se declarou disposto a lutar por um projeto melhor de governo e ressaltou que as únicas obras estruturantes do Estado são da época do governo dele. “Os conjuntos que construímos há mais de 30 anos não dão esses problemas que os conjuntos deles (PT) apresentam já no primeiro ano de inaugurado”, ilustrou.
O presidente regional do PSDB, deputado federal Márcio Bittar, foi o último orador e começou agradecendo o apoio dos partidos de oposição. Ele afirmou que a tarefa desses partidos é devolver ao Acre o clima de paz. “Nossa tarefa é devolver ao Acre os ares da democracia, onde o Estado proteja as pessoas independente da escolha política ou partidária. Eu estou de coração aberto, sem impor nada,como jamais impus,mas não cederei a prepotência e a arrogância de ninguém. Em nome dos nossos antepassados, temos que nos levantar todos contra esses que querem acabar com a história do Acre”, declarou.

Após o evento foi oferecido um almoço aos presentes, sendo que a maioria veio de municípios do interior.

i059172_584

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC recebe visita do prefeito de Rio Branco

Publicado

em

Por

Também estavam presentes o secretário de finanças e procuradores do Município

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam nesta quinta-feira, 18, visita institucional do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

A visita teve a finalidade de tratar de assuntos comuns entre as instituições. O Poder Judiciário do Acre e a Prefeitura de Rio Branco possuem muitos projetos em parceria. Um deles, é o Família Acolhedora. 

Também estavam presentes na reunião de hoje o secretário de Finanças, Wilson Leite, o procurador-geral do Município, Joseney Cordeiro e o procurador municipal, Waldir Gonçalves.

Com a visita, os representantes do Judiciário e do órgão municipal dialogaram ações administrativas para o ano de 2024.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo