fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Operação Parcas: PF prende quadrilha que facilitava aborto em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, na madrugada de hoje (29), a Operação Parcas com o objetivo de reprimir a venda indiscriminada de remédios abortivos, proibidos no Brasil. Setenta Policiais Federais estão dando cumprimento a 6 mandados de prisão, 10 mandados de busca e apreensão e 4 conduções coercitivas. As buscas se estendem por hospitais, laboratórios e outros estabelecimentos comerciais.

A operação teve origem em denúncias baseadas em trabalho de uma equipe de jornalismo que apontou diversos pontos de venda de drogas abortivas na cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. Cada comprimido de abortivo estava sendo vendido pelo valor que varia de R$ 100,00 a R$ 250,00.

Durante as investigações, os Policiais Federais descobriram que, somente nos últimos dezoito meses, cerca de 360 ocorrências médicas decorrentes de abortos teriam sido registrados na maternidade regional. Dentre as mulheres que teriam abortado estão crianças, de até 12 anos  e adolescentes, entre 13 e 18 anos. Os policiais consideram o número extremamente alto para uma cidade que conta com apenas trinta e nove mil mulheres. Há registro de aborto cometido por uma menina de 11 anos, que ainda está sob investigação. O número de abortos pode ser significativamente maior, uma vez que o hospital somente registra aqueles casos em que houve qualquer tipo de complicação médica.

Um vereador e um secretário municipal serão chamados para prestar esclarecimentos sobre possível participação em aborto de mulheres com as quais estariam relacionados.

Para a execução da ação, a PF contou com o apoio logístico do 61º Batalhão de Infantaria de Selva em Cruzeiro do Sul, além de Servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

As penas para quem vende o medicamento abortivo podem chegar a 15 anos de prisão. Os envolvidos, também, vão responder também por auxílio ou induzimento ao suicídio, naqueles casos em que ficar comprovada a existência de aborto induzido pelos medicamentos.

Com informações da PF

Comentários

Acre

Abrigos estão lotados de imigrantes venezuelanos e preocupa autoridades em Assis Brasil

Publicado

em

Na cidade de Assis Brasil, interior do Acre, todos os abrigos montados para acomodar imigrantes dos países vizinhos, como Peru e Venezuela, estão com 100% da capacidade ocupada. A informação foi confirmada pelo prefeito Jerry Correia nesta sexta-feira, 9.

Segundo o gestor da cidade, a grande maioria dos refugiados são venezuelanos e, a grande maioria estão sendo expulsos do Peru e do Chile – ambos países sul-americanos. “Não posso confirmar os números, mas há meses estamos com nosso abrigo sempre lotado. A maioria dos venezuelanos, ocorre que o Chile expulsou milhares que foram para o Peru”, declarou.

Correia alertou que o governo peruano estabeleceu prazos para que os refugiados se regularizem e após isso, serão expulsos. O prefeito teme que os imigrantes possam invadir o Acre pela fronteira. “As agências de inteligência dizem que cerca de 400 mil podem ser expulsos do Peru. A rota seria o Acre, a partir de Assis Brasil”, comentou.

Além disso, os imigrantes também devem lotar a capital Rio Branco e o município de Brasiléia, por essa razão, pede providências do governo federal. “Mas o fluxo de saída daqui para Brasiléia e Rio Branco é diário. Essa é uma política nacional que envolve controle de fronteira”, explicou.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente da Aleac visita presídio no Juruá e defende trabalho de ressocialização dos detentos

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou nesta sexta-feira (9) o presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Na ocasião, o parlamentar reforçou a parceria entre o poder Legislativo e a Segurança Pública do Estado, através do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Luiz Gonzaga afirmou que a visita faz parte do plano de ação da Aleac de estar presente em todas as cidades acreanas e conferir de perto as necessidades e trabalhos realizados nas áreas da segurança, saúde, educação, produção agrícola e demais setores.

Durante a visita, Gonzaga conheceu o trabalho de confecção de uniformes escolares realizado pelas detentas e experimentou da farinha que é produzida pelos dententos dentro do próprio presídio.

“Fico feliz em saber que o presídio de Cruzeiro do Sul está trabalhando pela ressocialização. Esses trabalhos de corte e costura e produção de farinha são importantes, pois essas detentas e detentos quando saírem daqui terão profissão e onde trabalhar. Falta mão de obra no mercado e esses reeducandos podem sair daqui e trabalhar. É importante que os detentos tenham uma profissao. A direção do presídio pode contar com nosso apoio”, disse.

O diretor do presídio de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, afirmou que a visita do presidente da Aleac é importante para motivar e auxiliar na execução de projetos de melhorias na estrutura, valorização dos servidores e na ressocialização dos presos.

“A visita do presidente Luiz Gonzaga é importante, pois nos motiva a trabalhar ainda mais pela ressocialização dos nossos detentos e melhorias no presídio. Essas visitas nos dão um norte, nos orienta até mesmo na execução de projetos para dar oportunidade para que esses reeducandos tenham a remissão de pena e uma qualificação de trabalho e que possam ser reinseridos novamente na sociedade”, disse.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é preso com motosserra roubada em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde de desta quinta-feira, a equipe de investigadores da Delegacia do Tucumã prendeu em flagrante JOSÉ WILLIAN DA SILVA MARTINS pelo crime de receptação previsto no art. 180 do Código Penal e pelo crime de comercialização de motosserra previsto no art.51 da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

A prisão ocorreu na Vila Jorge Kalume, na Rua E, em frente a residência do infrator. José William estava na posse de uma motosserra avaliada em mais de cinco mil reais,
proveniente de crime de furto. Após a captura o indivíduo foi levado para a Central de Flagrantes DEFLA para lavratura do respectivo Auto de Prisão em Flagrante.

Comentários

Continue lendo

Em alta