Cotidiano
Operação Greenfield: Antonio Palocci fecha acordo de delação premiada com a PF, em Brasília
O ex-ministro Antonio Palocci fechou acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF), em Brasília, no âmbito da Operação Greenfield, que investiga fraudes em fundos de pensão. A informação foi confirmada pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.
Essa delação, sob sigilo, trata de supostos fatos ilícitos de políticos com foro privilegiado, por isso o acordo foi assinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, em 28 de outubro deste ano.
Foram 23 depoimentos que retratam a atuação de uma suposta organização criminosa no governo federal e também crimes envolvendo o sistema financeiro nacional.
O ex-ministro dos governos petistas também deu informações sobre a atuação supostamente criminosa dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em fundos de pensão.
Palocci já responde pelas supostas fraudes nos fundos na Operação Greenfield, que está na Justiça Federal, em Brasília.
O que dizem os citados
O Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que Palocci mentiu sobre Lula e Dilma para sair da prisão e gozar os milhões que acumulou, enquanto Lula permanece preso sem ter, segundo o partido, cometido crime nenhum.
A assessoria de Dilma rejeitou as afirmações de Palocci, classificadas como mentiras. Afirmou que o ex-ministro buscava a liberdade e que não apresentou nenhuma prova.
A defesa do ex-presidente disse que Lula não cometeu qualquer ato ilícito antes, durante ou após exercer o cargo, que as afirmações de Palocci contra ele são mentirosas e que foram realizadas para que o ex-ministro pudesse obter benefícios com a Justiça.
Lava Jato: primeira delação
O ex-ministro fechou o primeiro acordo de delação – que também está sob sigilo – no âmbito da Operação Lava Jato, em março deste ano. O acordo dele é diferente de outros da operação.
Além de ter sido firmado com a PF e não com o Ministério Público Federal (MPF), essa delação tem escopo específico. Conforme o termo, Palocci deve prestar informações sobre cinco investigações.
O acordo foi homologado pelo desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), relator dos casos da Operação Lava Jato, em 22 de junho.
Em 1º de outubro, o então juiz federal Sergio Moro liberou trechos da delação de Palocci. Devido ao acordo, o ex-ministro teve a pena reduzida de 12 anos e 2 meses para 9 anos e 10 meses. Ele vai cumprir em prisão domiciliar.
Comentários
Cotidiano
Setor turístico do Acre apresenta atrativos do estado para comitiva da Rússia
Atrativos turísticos do Acre como o Rio Crôa, Parque Nacional da Serra do Divisor, etno vivências e sítios arqueológicos geoglifos foram apresentados para comitiva empresarial da Rússia, pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), nesta sexta-feira, 6, em Rio Branco.
A comitiva está no Acre com o objetivo de dialogar com empresários e com o governo do Estado sobre parcerias e futuros investimentos nas áreas da bioeconomia, agronegócio, logística, sustentabilidade, turismo e inovação, alinhando desenvolvimento econômico à preservação ambiental.

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil–Rússia, Gilberto Ramos, explicou que a visita da comitiva acreana na Rússia, em novembro de 2025, fez a diferença na tomada de decisão para o grupo vir ao Acre. “E então já houve uma resposta pô meio desse grupo que tem interesse também na questão de relacionamento e de turismo”, relata.

Segundo a secretária-adjunta de Turismo e Empreendedorismo, Núbia Musis, a troca de experiências na agenda foi estratégica para o governo do Acre, a pasta e o trade turístico, abrangendo profissionais e empresários do setor.
“Nós trouxemos o trade para poder fazer a comercialização de tudo que foi apresentado. Conseguimos apresentar as modalidades do turismo que o nosso Estado tem. As imagens falam por si só, então eles se interessaram. Tanto a Rússia se interessou pelo Acre, como o Acre se interessou pela Rússia. Foi uma troca de experiências, um networking, e eu acredito que vai dar bons frutos tanto para nós quanto para eles”, apontou.

A comitiva russa é liderada pela Associação de Fertilizantes Orgânicos da Rússia e conta com especialistas em recuperação de solos e agricultura orgânica; farmacologia e cosmetologia; e desenvolvimento de energias sustentáveis.
Ainda nesta sexta-feira, o grupo cumpriu agenda com a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e com a reitoria e pró-reitoria de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Acre (Ufac). O objetivo é criar um canal de cooperação técnica para a troca de insumos e tecnologias que possam ser aplicadas à realidade amazônica, além de destacar a localização estratégica do Acre e dos potenciais turísticos do estado.

Na reunião, a Sete e representantes do trade local apresentaram as potencialidades do turismo étnico, ecológico, arqueológico e gastronômico com a degustação de sorvetes naturais, castanhas, farinha e chocolates.“O Acre está no centro da América do Sul. Discutimos o turismo transfronteiriço com a Bolívia e o Peru, além da vivência com os povos originários e a riqueza gastronômica, representada aqui pela chef Izanelda Magalhães”, explicou o presidente da Câmara.

Após o encontro, Ramos diz estar otimista quanto aos frutos da visita. “Já estamos levando alguns produtos conosco, como a castanha do Acre. Esta visita extraordinária é apenas o começo de uma colheita de grandes investimentos para o futuro próximo”, concluiu.
Presenças
Também estiveram presentes os representantes do escritório Dtaktuba Zakona, Sergey Perepetchaev, membro do conselho superior; e Roman Shevelev, superintendente de relações internacionais; a tradutora Aleksandra Shogenova; e Fabiana Tenório Amorim.
Representaram o trade turístico acreano Thaly Figueiredo, Thiago Higino, Thaysa Azevedo e Izanelda Magalhães. O deputado estadual, Luiz Gonzaga também esteve presente.
Pelo governo do Estado também estiveram presentes o coordenador da Secretaria de Estado da Casa Civil, Ítalo Medeiros; e Aline Albuquerque; a arqueóloga e servidora da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, Raquel Frota; e, ainda, o secretário adjunto de Estado de Agricultura, Edivan Azevedo.
The post Setor turístico do Acre apresenta atrativos do estado para comitiva da Rússia appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Comitiva russa discute parcerias com Estado e Ufac para implantação de indústria de produção de biofertilizantes
Seguimentos estratégicos do governo do Acre no tocante a oportunizar o desenvolvimento como as secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), de Agricultura (Seagri), de Ciência Tecnologia e Inovação (Seict) e Casa Civil compuseram a agenda institucional realizada durante a tarde da sexta, 6, na Universidade Federal do Acre (Ufac), para o Programa de Biotecnologia da Universidade de Vladvostok da Russia, com a comitiva russa composta por representantes da Associação de Produtores de Fertilizantes Orgânicos da Rússia. A associação possui mais de 300 empresas associadas, parcerias com Academia de Ciências da Rússia e 27 universidades.

Nessa agenda a comitiva russa propôs parcerias com a Reitoria de Inovação e Tecnologia, com a perspectiva de instalação no Acre, de uma indústria de produção de biofertilizantes, com vistas a trabalhar também utilizando todo o Parque Tecnológico do Estado nessa parceria com a Universidade. Na reunião para discutir essas tratativas também foi abordado anseio dessa associação de empresas de fertilizantes da Rússia, de instalar um laboratório, um instituto de desenvolvimento tecnológico de produtos de fertilizantes orgânicos no Acre.
Para tanto, foi exposto que necessariamente eles precisariam também da mão de obra tecnológica do Estado e a universidade seria o braço dessa mão de obra, composta por estudantes e professores para desenvolver as pesquisas e desenvolver os produtos que vão ser desenvolvidos nesse instituto.

O secretário adjunto de Agricultura Edivan Azevedo considerou como as melhores expectativas, ter a possibilidade de parceria com os russos para desenvolver tecnologia de bio fertilizantes para a região, aliando desenvolvimento a preservação ambiental, com uma biotecnologia capaz também de gerar excedentes para exportação e assim fortalecer a balança comercial.
“Temos que apresentar, dentro das mudanças climáticas, a agricultura como uma das soluções. E a partir do uso de biotecnologias, de bioinsumos, de fertilizantes orgânicos, é que nós teremos essa possibilidade de aliar a agricultura, ao desenvolvimento socioeconômico, com preservação do meio ambiente”, pontuou Azevedo.

O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, falou sobre a importância desse encontro, por representar perspectivas de um novo olhar que o Brasil e o mundo tem dado para o Acre, que é o desejo do governo do Estado, que é a geração de novos negócios.
“Uma indústria que representa, além da produção, perspectivas de geração de emprego, desenvolvimento da inovação, da ciência e tecnologia e o Estado se faz presente em todo esse planejamento”, frisou.

A pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Ufac, Almecina Balbino, considerou o encontro como produtivo, com o governo do Acre, representado pelos secretários de Estado, junto com a comitiva russa, para tratativas sobre à pesquisa relacionada com a bioeconomia da Amazônia, envolvendo principalmente as pesquisas e os pesquisadores da Ufac, em parceria com os pesquisadores da Rússia.
“Para crescer, precisamos abrir nossos espaços para outros parceiros e principalmente para as outras instituições de pesquisa, para poder avançar nessa área”, explicou a pró-reitora.

Gilberto Corrêa, presidente da Câmara de Comércio Brasil–Rússia, garantiu que há perspectivas concretas de desenvolver a ciência e a tecnologia, com aplicação destinada ao setor produtivo, com biotecnologias, bioinsumos, melhoramentos do solo, fertilizantes orgânicos, por meio de intercâmbios com entidades do Brasil e certificação de produtos russos.
“O que representa um salto quântico, pois essa organização presente na reunião trabalha com setor de fármacos, com a cosmetologia, além dos fertilizantes orgânicos e melhoramentos de solo. Estamos aqui para trabalhar, ajudar nosso país e o estado, com as parcerias estabelecidas nessa visita”, enfatizou Corrêa.
The post Comitiva russa discute parcerias com Estado e Ufac para implantação de indústria de produção de biofertilizantes appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam prestação de contas e calendário de 2026

Foto PHD: Rafael do Vale espera uma temporada ainda melhor em 2026
Os dirigentes de equipes se reuniram nesta sexta, 6, na sede da Federação Acreana de Futsal(Fafs) e aprovaram as contas de 2025 e o calendário de competições para a temporada de 2026.
“Iniciamos 2026 com uma reunião muito importante. As contas foram aprovadas e as taxas para os torneios seguem as mesmas do ano passado. O calendário de competições também foi aprovado”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Dirigentes presentes
Dirigentes de 14 equipes, Veneza, Epitaciolândia, Real Sociedade, Preventório, Borussia, Capixaba, Calafate, Vila City, PSC, Fluminense da Bahia, Villa, Quinari, Montenegro e Lyon estiveram presentes na reunião.
Começa em abril
As competições da temporada de 2026 iniciam no mês de abril com as disputas do Sub-11 e 15, no masculino.
“Temos 12 torneios programados. Vamos fechar 2026 com o Estadual Sub-20”, afirmou Rafael do Vale.

















Você precisa fazer login para comentar.