Acre
Operação atinge estrutura hierárquica do Comando Vermelho com funções estratégicas definidas
Nova etapa da operação atingiu núcleo estratégico da facção criminosa, responsável por recrutamento, tráfico e punições internas; nove presos são de Rio Branco e um de Goiânia

De acordo com a Delegacia do (Draco), os presos desempenhavam papéis essenciais para o funcionamento da facção, garantindo a expansão, o controle e a disciplina interna do grupo criminoso no Acre. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre cumpriu mais uma fase da Operação Desmonte, desta vez desarticulando o núcleo operacional do Comando Vermelho responsável pelas funções mais estratégicas da facção. A ação resultou na prisão de 10 pessoas – nove em Rio Branco e uma em Goiânia – e no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em diversas regiões da capital e do estado.
De acordo com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), os presos desempenhavam papéis essenciais para o funcionamento da organização criminosa, garantindo expansão, controle e disciplina interna do grupo no Acre.

O delegado Gustavo Henrique da Silva Neves, titular da Draco, explicou durante coletiva de imprensa, que os alvos desta etapa eram justamente os membros encarregados de manter ativa a estrutura da facção. Foto: captada
Durante coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Henrique da Silva Neves, titular da Draco, detalhou:
“As pessoas presas hoje eram responsáveis por recrutar novos integrantes, atuar no tráfico de drogas e avançar na tentativa de domínio territorial. Entre elas, identificamos um criminoso que organizava as punições internas, chamadas de ‘disciplina’, aplicadas pela facção”.

As investigações apontam que o grupo mantinha uma organização rígida, com responsabilidades bem divididas. Foto: captada
O setor atingido pela operação tem grande relevância na estrutura hierárquica da facção, controlando bairros e regiões estratégicas como o Segundo Distrito, região central e o Calafate. “Hoje nós logramos êxito em prender 10 pessoas. Um dos alvos foi preso em Goiânia e outro no Bujari. Também tivemos a detenção de uma pessoa por porte de entorpecente para uso”, completou o delegado.
A operação representa um duro golpe na cúpula operacional do Comando Vermelho no estado, fragilizando sua capacidade de recrutamento, controle territorial e aplicação de disciplina interna. Conforme detalhado durante a coletiva sobre a Operação Desmonte. A estrutura da facção incluía setores especializados em funções estratégicas essenciais para sua atuação criminosa no estado.

Ao todo, 10 pessoas foram presas, nove em Rio Branco e uma em Goiânia, além de 12 mandados de busca e apreensão realizados em diversas regiões da capital e do estado. Foto: captada
Estrutura operacional da facção:
-
Setor de recrutamento: considerado crucial para fortalecer a presença da organização com novos integrantes
-
Setor de disciplina: responsável pelo controle interno, aplicando punições a membros considerados infratores
-
Braço do tráfico de drogas: financiador principal das ações criminosas e instrumento para consolidação do domínio territorial
-
Expansão territorial: investimento em disputas por áreas estratégicas, especialmente em regiões vulneráveis da capital

Com as prisões desta etapa, a Draco passa agora a concluir o inquérito e aprofundar a análise do material apreendido. Foto: captada
Com as 10 prisões realizadas nesta segunda-feira (1º), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) avança para a fase de conclusão do inquérito e análise aprofundada do material apreendido. O delegado Gustavo Henrique da Silva Neves afirmou ainda: “Nosso objetivo é descobrir as entranhas da organização criminosa e entender o papel de cada um. Com os elementos obtidos, acreditamos que vamos conseguir a condenação de todos os envolvidos”.
O coordenador da Deic, delegado Pedro Paulo Buzolin, ressaltou a complexidade da operação e agradeceu o apoio de todas as forças envolvidas. “A Operação Desmonte III representa um esforço conjunto de inteligência, investigação e integração policial. A atuação simultânea em diferentes estados só foi possível graças ao apoio estratégico da SENASP e à fundamental colaboração da Polícia Civil de Goiás, que prestou suporte operacional e efetuou a prisão de um dos alvos fora do Acre. Nosso objetivo é enfraquecer cada elo dessas organizações, garantindo mais segurança à sociedade acreana”, destacou.
A Operação Desmonte III integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados de unidades especializadas de combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o compartilhamento de informações e a definição de estratégias de inteligência para o enfrentamento contínuo e eficiente às organizações criminosas.

Presos são apresentados durante coletiva na sede da DEIC, em Rio Branco. Foto: captada
A operação representa um avanço significativo no desmonte da estrutura de comando da facção no Acre, atingindo especificamente os responsáveis pela sustentação hierárquica, financeira e disciplinar do grupo criminoso.


Segundo a investigação, ele sustenta a hierarquia e estabelece o controle sobre bairros e regiões estratégicas, especialmente no Segundo Distrito, região central e no Calafate, locais onde a operação foi desencadeada. Foto: captada
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.