Conecte-se conosco

Acre

Ônibus sem janela transporta passageiros entre Rio Branco e Bujari

Publicado

em

Internauta Otávio Martins reclama de sucateamento de veículos.
Empresa diz que ônibus foi tirado de circulação para reparo.

G1/AC

Internauta questiona a fiscalização da Ageac (Foto: Otávio Martins/ VC no G1)

Internauta questiona a fiscalização da Ageac (Foto: Otávio Martins/ VC no G1)

Percorrer os 22 km de trajeto entre o município de Bujari até Rio Branco, capital do Acre, tem sido uma dificuldade para o estudante universitário Otávio Martins, de 16 anos, e outros moradores do local. Ele conta que o serviço de transporte coletivo oferecido pela empresa PetroAcre está deixando a desejar. Um dos problemas enfrentados é o sucateamento dos veículos. Em alguns faltam até as janelas, colocando em risco a segurança dos passageiros. A reclamação foi enviada pela plataforma colaborativa VC no G1.

“A imagem fala por si só, o veículo está sem vidro da janela. Isso é em ambos os lados, o que acarreta um problema muito sério à segurança dos usuários. Além disso, os ônibus que a empresa envia à linha são só sucateados, são minúsculos”, diz.

De acordo com o estudante, os problemas ocorrem desde março deste ano. Ele reclama também que a quantidade de carros que prestam o serviço é insuficiente para atender a demanda, causando diversos atrasos. Ele afirma que são apenas dois, subindo para três em horários de maior circulação de pessoas, às 12h e 17h. Além disso, o universitário diz que é muito comum os veículos quebrarem durante o trajeto.

“A população do Bujari cresceu e a demanda do serviço também, mas a quantidade de ônibus diminuiu e, agora, não dá mais conta de levar e trazer todos os passageiros, deixando muitas pessoas nas paradas todos os dias, obrigando-os a esperar horas e perder aula, trabalhos e compromissos”, acrescenta.

O universitário pede que a empresa adquira novos veículos e que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) fiscalize o serviço prestado ao município. “Nós, estudantes e trabalhadores, somos os que mais sofrem com esse descaso. Acabamos perdendo aula e chegando atrasados em nossos compromissos, comprometendo nosso trabalho. Queremos que a empresa adquira em caráter de urgência veículos novos e com tamanho suficiente para atender nossa população”, fala.

Ônibus circulam sem janelas entre Bujari e Rio Branco (Foto: Otávio Martins/ VC no G1)

Ônibus circulam sem janelas entre Bujari e Rio Branco (Foto: Otávio Martins/ VC no G1)

Nota da Redação: A empresa PetroAcre, responsável pela frota de ônibus informou que são quatro veículos que fazem a linha entre Bujari e Rio Branco. O diretor Davi Kadec disse que os ônibus são tirados de circulação em casos como o notificado, a falta de janelas, mas que dependendo do momento em que ocorreu o incidente o motorista precisa finalizar o horário para não causar transtornos para a população.

“Não dá para saber se a foto foi tirada no mesmo dia que quebrou a janela, porque às vezes a gente espera para tirar de circulação para cumprir o horário. Quando não encontramos vidro lateral, porque tem que pedir fora do estado, a gente coloca acrílico temporariamente”, disse.

A ouvidora da Ageac, Natalie Messias, informou que as empresas apresentaram um plano de renovação de frota para substituir os ônibus em circulação. Na falta de janela, ela disse ainda que o ônibus não pode circular. “As pessoas tem que realmente denunciar para o fiscais, para que a gente possa tomar as providências. Não pode rodar o ônibus sem janela”, afirmou.

Natalie disse que a denúncia será verificada para os fiscais que demais podem ser encaminhadas ao órgão através do telefone 0880 710 2606 (ligar em horário comercial)  ou pelo e-mail [email protected].

“Nós aconselhamos que a pessoa tenha em mãos, no momento da denúncia, o horário do ônibus, a linha e se possível o prefixo do carro, que fica identificado na lateral do ônibus”, ressaltou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Desfile do Bloco Urubu Cheiroso marca a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco

Publicado

em

O tradicional Bloco Urubu Cheiroso abriu a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco, neste domingo, animando foliões de todas as idades. O prefeito Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e as primeiras-damas, Kely Bocalom e Roberta Lins, acompanharam o bloco pela avenida e também caíram no samba.

Urubu Cheiroso 17
O prefeito destacou a relevância de resgatar o Carnaval para as famílias, reforçando que a festa deve ser alegre e segura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito ressaltou a importância do resgate do Carnaval voltado para as famílias, destacando que a festa deve ser marcada por alegria e segurança.

“Eu estou muito feliz. Pessoas vieram agradecer pelo resgate desse carnaval da cidade e das famílias. Graças à organização, todos podem brincar à vontade, crianças, idosos e cadeirantes, sem riscos. Isso me alegra o coração.”

Urubu Cheiroso 20
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a novidade deste ano foi a eliminação dos camarotes, aproximando ainda mais o público da festa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a principal novidade deste ano foi a ausência de camarotes, trazendo o povo ainda mais próximo da folia:

“Toda a estrutura deste ano foi pensada para o povo. A avenida está lotada, sambando e pulando o carnaval no chão.”

Urubu Cheiroso 5
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que trazer de volta o Carnaval tradicional valoriza a cultura local e celebra a alegria de toda a população de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que o resgate do Carnaval tradicional é símbolo da alegria do povo de Rio Branco:

“Essa festa popular na Praça da Revolução foi feita com muito amor e carinho. A gestão do prefeito Tião Bocalom coloca as famílias em primeiro lugar, garantindo um Carnaval seguro, alegre e inclusivo. Queremos uma cidade cada vez mais moderna e desenvolvida para todos.”

A festa de Momo continua nesta segunda-feira, a partir das 18h30, com o desfile dos blocos de samba.

Urubu Cheiroso 22
Urubu Cheiroso 21
Urubu Cheiroso 19
Urubu Cheiroso 18
Urubu Cheiroso 16
Urubu Cheiroso 15
Urubu Cheiroso 14
Urubu Cheiroso 12
Urubu Cheiroso 11
Urubu Cheiroso 10
Urubu Cheiroso 9
Urubu Cheiroso 7
Urubu Cheiroso 6
Urubu Cheiroso 4
Urubu Cheiroso 3
Urubu Cheiroso 2
Urubu Cheiroso 1

<p>The post Desfile do Bloco Urubu Cheiroso marca a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Academia da Saúde leva energia da terceira idade para terceira noite de carnaval

Publicado

em

A terceira noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada neste domingo (15), foi marcada por muita animação, inclusão e cuidado com a saúde. A ação contou com a participação do grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, formada majoritariamente por idosos e idosas, que marcaram presença na folia com disposição, alegria e exemplo de qualidade de vida. A noite foi dedicada especialmente ao Carnaval das crianças e dos idosos, fortalecendo o caráter familiar e intergeracional do evento.

Terceira idade 6
Ação faz parte das iniciativas da Prefeitura de Rio Branco e destaca a importância de se manter ativo em todas as etapas da vida, especialmente na melhor idade. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a importância de manter-se ativo em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. Além de prestigiar o evento carnavalesco, a Saúde Municipal também esteve presente com orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.

Terceira idade 2
Fabiano Rodrigues destaca que ações como essa incentivam hábitos saudáveis. (Foto: Átilas Moura/Secom)

De acordo com o profissional de educação física Fabiano Rodrigues, responsável pelo grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, ações como essa são fundamentais para estimular hábitos saudáveis.

“A importância, como eu sempre falo, é sair do sedentarismo, sair de casa e aproveitar a vida. Quem teve a sorte de envelhecer precisa que esse processo seja feito com saúde, praticando exercício físico e tendo bons hábitos. O carnaval é uma ótima oportunidade, um evento organizado, tranquilo e seguro. A gente traz o grupo para curtir e também para espalhar a energia boa que eles têm, fruto da prática regular de atividade física”, destacou.

Terceira idade 4
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, frequentar a Academia da Saúde mudou sua rotina e trouxe mais qualidade de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, participar da Academia da Saúde transformou a rotina e a forma de viver.

“É muito bom, porque a gente está sempre na ativa, fazendo atividade física, e isso melhora a nossa saúde. A Academia da Saúde Barral y Barral é tudo de bom, o professor entende a gente, é muito legal”, relatou.

Terceira idade 10
Participação dos idosos junto às crianças e famílias reforça o compromisso da prefeitura com a saúde, o envelhecimento ativo e a convivência entre todas as gerações. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A presença dos idosos, ao lado das crianças e das famílias, reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, do envelhecimento ativo e da prevenção, consolidando o evento como um espaço de convivência, cuidado e alegria para todas as gerações.

Terceira idade 11
Terceira idade 9
Terceira idade 7
Terceira idade 5
Terceira idade 3
Terceira idade 1

<p>The post Academia da Saúde leva energia da terceira idade para terceira noite de carnaval first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura mobiliza 50 servidores para limpeza após noites de Carnaval em Rio Branco

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) uma força-tarefa de limpeza nas áreas centrais da capital, após as noites de Carnaval. As equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes, com o objetivo de garantir a organização e a limpeza dos espaços públicos utilizados durante a folia.

a304c0fc 6757 42d6 b1cc 042cd3a19707
Equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes (Foto: Secom)

De acordo com o secretário Tony Roque, os trabalhos contemplam a Praça da Revolução e arredores, incluindo a avenida Getúlio Vargas, rua Floriano Peixoto, rua Marechal Deodoro, a Gameleira e o Calçadão da região central.

“Todo o perímetro está inserido na programação especial de limpeza pós-Carnaval”, destacou o secretário”.

78867e1f eae1 4f3c a5ea 5617b9c6be69
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. (Foto: Secom)

Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. Os serviços começam entre 6h30 e 7h e seguem até às 11h. As equipes realizam varrição, catação e retirada de resíduos, principalmente lixo leve, descartado durante as festividades. Após essa etapa inicial, caminhões compactadores da coleta regular do município entram em ação para recolher o material acumulado.

224a8cc8 217f 4c78 8888 52f38364ee07
Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo. (Foto: Secom)

Além da área central, a prefeitura também atuou de forma específica no bairro Tucumã, onde houve programação carnavalesca no domingo (15). Segundo a secretaria, aproximadamente 40 trabalhadores foram mobilizados desde às 6h30 exclusivamente para a limpeza do local. A meta é concluir os trabalhos até às 11h30.

Após a finalização do serviço no Tucumã, as equipes retornam para reforçar a limpeza na região da Praça da Revolução, onde a programação de Carnaval segue até terça-feira. A Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo.

<p>The post Prefeitura mobiliza 50 servidores para limpeza após noites de Carnaval em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo