fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ônibus sem janela transporta passageiros entre Rio Branco e Bujari

Publicado

em

Internauta Otávio Martins reclama de sucateamento de veículos.
Empresa diz que ônibus foi tirado de circulação para reparo.

G1/AC

Internauta questiona a fiscalização da Ageac (Foto: Otávio Martins/ VC no G1)

Internauta questiona a fiscalização da Ageac (Foto: Otávio Martins/ VC no G1)

Percorrer os 22 km de trajeto entre o município de Bujari até Rio Branco, capital do Acre, tem sido uma dificuldade para o estudante universitário Otávio Martins, de 16 anos, e outros moradores do local. Ele conta que o serviço de transporte coletivo oferecido pela empresa PetroAcre está deixando a desejar. Um dos problemas enfrentados é o sucateamento dos veículos. Em alguns faltam até as janelas, colocando em risco a segurança dos passageiros. A reclamação foi enviada pela plataforma colaborativa VC no G1.

“A imagem fala por si só, o veículo está sem vidro da janela. Isso é em ambos os lados, o que acarreta um problema muito sério à segurança dos usuários. Além disso, os ônibus que a empresa envia à linha são só sucateados, são minúsculos”, diz.

De acordo com o estudante, os problemas ocorrem desde março deste ano. Ele reclama também que a quantidade de carros que prestam o serviço é insuficiente para atender a demanda, causando diversos atrasos. Ele afirma que são apenas dois, subindo para três em horários de maior circulação de pessoas, às 12h e 17h. Além disso, o universitário diz que é muito comum os veículos quebrarem durante o trajeto.

“A população do Bujari cresceu e a demanda do serviço também, mas a quantidade de ônibus diminuiu e, agora, não dá mais conta de levar e trazer todos os passageiros, deixando muitas pessoas nas paradas todos os dias, obrigando-os a esperar horas e perder aula, trabalhos e compromissos”, acrescenta.

O universitário pede que a empresa adquira novos veículos e que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) fiscalize o serviço prestado ao município. “Nós, estudantes e trabalhadores, somos os que mais sofrem com esse descaso. Acabamos perdendo aula e chegando atrasados em nossos compromissos, comprometendo nosso trabalho. Queremos que a empresa adquira em caráter de urgência veículos novos e com tamanho suficiente para atender nossa população”, fala.

Ônibus circulam sem janelas entre Bujari e Rio Branco (Foto: Otávio Martins/ VC no G1)

Ônibus circulam sem janelas entre Bujari e Rio Branco (Foto: Otávio Martins/ VC no G1)

Nota da Redação: A empresa PetroAcre, responsável pela frota de ônibus informou que são quatro veículos que fazem a linha entre Bujari e Rio Branco. O diretor Davi Kadec disse que os ônibus são tirados de circulação em casos como o notificado, a falta de janelas, mas que dependendo do momento em que ocorreu o incidente o motorista precisa finalizar o horário para não causar transtornos para a população.

“Não dá para saber se a foto foi tirada no mesmo dia que quebrou a janela, porque às vezes a gente espera para tirar de circulação para cumprir o horário. Quando não encontramos vidro lateral, porque tem que pedir fora do estado, a gente coloca acrílico temporariamente”, disse.

A ouvidora da Ageac, Natalie Messias, informou que as empresas apresentaram um plano de renovação de frota para substituir os ônibus em circulação. Na falta de janela, ela disse ainda que o ônibus não pode circular. “As pessoas tem que realmente denunciar para o fiscais, para que a gente possa tomar as providências. Não pode rodar o ônibus sem janela”, afirmou.

Natalie disse que a denúncia será verificada para os fiscais que demais podem ser encaminhadas ao órgão através do telefone 0880 710 2606 (ligar em horário comercial)  ou pelo e-mail [email protected].

“Nós aconselhamos que a pessoa tenha em mãos, no momento da denúncia, o horário do ônibus, a linha e se possível o prefixo do carro, que fica identificado na lateral do ônibus”, ressaltou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Lopes vistoria obras em andamento na zona urbana de Epitaciolândia

Publicado

em

Sérgio Lopes esteve verificando pessoalmente as ações executadas em várias partes da cidade.

Prefeito Sergio Lopes vistoriando obras em andamento: Foto Wesley Cardoso/Assemcom

O prefeito Sergio Lopes tirou a tarde desta segunda feira, 22, para vistoriar diversas obras em andamento em toda a cidade, a primeira visita foi na obera de construção da primeira ponte em alvenaria que está sendo construía sobre o Igarapé Encrenca na Estrada da Fontrinele de Castro, a obra vai garantir uma boa trafegabilidade para centenas de pessoas que usam a passagem para escoar sua produção, bem como alunos e moradores do Bairro José Hassem.

Na sequencia das vistas o prefeito visitou as obras de construção de calçadas e meio fios na Rua Pedro Maffi no Bairro Beira Rio e na Avenida amazonas, na ocasião o gestor determinou ao do da empreiteira que continuasse com os serviços de drenagem até a altura do Cartório Civil para dar vasão ao grande volume de águas que causa diversos transtornos a moradores e comerciantes o trecho alto da Avenida.

Outra obra visita pelo prefeito é a reconstrução da escola m municipal Cosma de Azevedo Marques, o antigo prédio foi totalmente demolido abrindo espaço para um novo e moderno espaço para abrigar com conforto e segurança alunos, professores e servidores em geral.

Concluindo as visitas o prefeito visitou a retomada das obras de construção da praça da juventude, essa obra havia sido embargada na gestão anterior por falha estrutural, e agora com novo projeto esta sendo retomada.

O prefeito enfatizou ainda que nos próximos dias outros pacotes de obras serão iniciados a fim de melhorar a infraestrutura de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Na Bolívia, Acre participará da segunda reunião do intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas

Publicado

em

A delegação do governo do Estado chegou nesta segunda-feira, 22, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para a segunda reunião do intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF), organizada pelos governos de Santa Cruz, Tarija e Pando. O encontro acontece de 23 a 26 de abril, no hotel Los Tajibos.

A vice-governadora, Mailza Assis, lidera a missão oficial do Acre, que inclui as secretárias de Estado de Meio Ambiente, Julie Messias; de Povos Indígenas, Francisca Arara; a controladora-geral do Estado, Mayara Cristina; equipe técnica e delega

Vice-governadora lidera a delegação que inclui secretárias de estado, diretores e equipe técnica dos órgãos ambientais do Acre. Foto: Assessoria

“O Acre tem grandes resultados na política ambiental, e levaremos esses modelos para mostrar o que estamos fazendo, compartilhar nossas experiências e políticas para o clima. Neste espírito de cooperação internacional, vamos levar boas práticas que possam auxiliar na mitigação dos danos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que vamos debater uma economia verde para beneficiar as pessoas”, destacou Mailza.

O encontro se concentrará no “Desenvolvimento de baixas emissões e financiamento climático para reduzir o desmatamento das florestas tropicais e alcançar uma transição justa”, acrescentou.

O intercâmbio é uma oportunidade para conectar líderes e comunidades que atuam em jurisdições subnacionais com o setor privado e doadores, para entender melhor as necessidades, realidades e oportunidades de trabalho conjunto para atingir essas metas.

Além disso, a reunião contará com grupos de discussão – “charretes”- direcionadas, que reunirão os membros da Força-Tarefa do GCF para co-projetar mecanismos que abordem suas realidades na construção de novas economias florestais em seus estados e províncias.

Essas reuniões de planejamento são a próxima etapa da Chamada à Ação de investimento de US$ 1 bilhão que os governadores e parceiros da Força-Tarefa do GCF emitiram no ano passado, na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Agenda geral

23 de abril – terça-feira

13h – Reunião Ordinária do Comitê Global sobre Povos Indígenas e Comunidades Locais;

15h – Reunião de nivelamento da secretaria com os governadores sobre a Força-Tarefa do GCF, liderada por William Boyd, com a presença dos governadores e vice-governadores da Bolívia, Colômbia, Peru, Acre e Rondônia;

16h20 – Reunião da Amazônia+, programa da União Europeia supervisionado por agências de desenvolvimento francesas, italianas e espanholas. Potencial de financiamento para jurisdições amazônicas e grande interesse em apoiar os esforços da Força-Tarefa do GCF na bacia amazônica;

19h30 – Abertura de boas-vindas dos governadores anfitriões (Bolívia), seguido de um evento cultural e coquetel.

24 de abril – quarta-feira

9h – Cerimônia de abertura do governador em exercício de Santa Cruz de La Sierra, Mario Aguilera; em seguida, estruturação da agenda econômica da Nova Floresta, com William Boyd;

9h45 – Painel dos governadores moderado por Fabíola Munhoz Deodoro;

11h30 – Painel Financiamento climático e a Nova Economia de Base Florestal com membros dos governos da Noruega, Reino Unido e União Europeia; participantes de fundações e fundos: re:selvagem, Clua e Fundo Amazônia Andes; bancos multilaterais e parceiros de investimentos com representantes do Banco Mundial, KPTL, GEF e Fias;

14h30 – Painel de discussão sobre os 4 pilares do Plano de Ação de Manaus;

18h15 – Reunião dos governadores de Pando, Santa Cruz e Tarija.

25 de abril – quinta feira

9h – Reunião de alinhamento com os facilitadores e participantes das charettes;

9h30 – Reunião dos Grupos de Trabalho da Força-Tarefa do GCF (charettes):

1) Alto desmatamento, agricultura;

2) Comunidade do Peru;

3) Alta cobertura florestal;

4) Transfronteiriço (Madre de Dios-Acre-Pando);

5) Mesa redonda de parceiros (doadores, ONGs, líderes do setor);

15h45 – Apresentação dos grupos de trabalho:

1) Alto desmatamento, agricultura;

2) Peru Mancomunidad Regional Amazonica;

3) Transfronteiriço (Madre de Dios-Acre-Pando)

4) Alta cobertura florestal;

17h30 – encerramento com o anúncio de Santa Cruz.

26 de abril – sexta-feira

7h – visitas de campo

Saída do hotel Los Tajibos para as rotas para vivências de experiências locais:

● Fundos de água (Fundación Natura Bolivia) programa de proteção de bacias hidrográficas;

● Porongo (exposição de até 30 empreendedores com produtos florestais não madeireiros, frutas e outros, no município de Porongo);

● San José de Chiquitos – Missão Jesuíta e Patrimônio Mundial da UNESCO, a 4 horas de carro de Santa Cruz;

● Urubicha – um vilarejo ao norte da cidade de Santa Cruz, às margens do Rio Blanco, onde os jesuítas construíram uma de suas missões;

● Lomas de Arena – uma pequena maravilha natural de 3.000 hectares de dunas de areia localizada a 17 km (45 minutos de carro) da cidade de Santa Cruz.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC discute ações para o fortalecimento da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 7ª Promotoria de Justiça Criminal, realizou mais uma reunião do projeto “Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica em Ação”. O projeto visa intensificar, concentrar e articular os esforços da rede de proteção à mulher, buscando aumentar a eficiência das ações desenvolvidas.

Coordenado pela promotora de Justiça Diana Soraia Pimentel, o projeto promove reuniões mensais para discutir estratégias e aprimorar a atuação da rede de proteção. Além da 7ª Promotoria Criminal, também fazem parte do projeto o Núcleo Permanente de Autocomposição (NAPAZ), o Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), órgãos auxiliares do MPAC.

Neste encontro, foram discutidas questões relacionadas à qualidade dos testemunhos de policiais que atendem as ocorrências de violência doméstica e a necessidade da presença das vítimas e testemunhas em audiência de instrução e julgamento.

Além disso, foram discutidas alternativas para a realização dos cursos do Sistema Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) para estas mulheres, bem como a necessidade de criação do fluxo para o benefício do aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica.

A promotora destacou que na última reunião da rede de proteção, foi identificada a ausência de plantões de profissionais de psicologia e assistência social nas unidades de saúde para o atendimento a estas mulheres.

Diante disso, a Promotoria encaminhou o ofício para a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ressaltando a necessidade destes profissionais nos plantões ininterruptamente. Como resultado, foi publicada a Portaria n°693, de 08 de abril de 2024, possibilitando o adicional de plantão emergencial.

Em sua fala, a promotora enfatizou que o projeto tem conseguido avanços no combate à violência doméstica por meio de ações desenvolvidas de forma conjunta com as instituições que compõem a rede de proteção.

“Estamos nos fortalecendo no trabalho em rede, sendo esta Portaria uma grande vitória para a proteção integral à mulher vítima de violência doméstica, no momento em que ela necessita dos profissionais de psicologia e assistência social”, disse.

Participaram da reunião representantes do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, das Secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado e do Município, da Secretaria da Mulher, da Casa Abrigo, da Delegacia de Atendimento à Mulher, do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, do Caps AD III, além de representantes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Sobral e do 2º Distrito, entre outros.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Clóvis Pereira
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo