Acre
Onda de ar polar chega ao Acre com ventos fortes e queda de temperatura neste sábado
Fenômeno deve atingir todo o estado, provocando mínimas de até 15°C; previsão inclui chuvas isoladas em algumas regiões.

FOTO: SÉRGIO VALE
O Acre terá neste sábado (9) a chegada de uma onda de ar frio de origem polar, que deve provocar ventos intensos e queda acentuada nas temperaturas durante a noite. O fenômeno, segundo o portal O Tempo Aqui, também alcança Rondônia, áreas do Amazonas (sudeste, sul e sudoeste), Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru. Em alguns pontos, há possibilidade de chuvas passageiras.
No leste e sul do Acre, que inclui microrregiões como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a previsão indica tempo muito ventilado, chuvas isoladas e baixa probabilidade de tempestades. A umidade relativa do ar deve variar de 35% a 45% à tarde e de 85% a 95% no início da manhã, com ventos contínuos de fracos a moderados, e rajadas mais fortes vindas do sudeste.
No centro e oeste, abrangendo cidades como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o ar polar também provoca ventos e chuvas pontuais, que podem ser mais intensas em áreas isoladas. A umidade varia de 60% a 70% à tarde e de 90% a 100% ao amanhecer, com ventos fracos a calmos e rajadas moderadas do sudeste.
Previsão de temperaturas para as principais regiões:
-
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 15°C e 17°C; máximas de 24°C a 26°C.
-
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas de 15°C a 17°C; máximas entre 23°C e 25°C.
-
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas de 16°C a 18°C; máximas de 24°C a 26°C.
-
Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano: mínimas de 17°C a 19°C; máximas de 27°C a 29°C.
-
Tarauacá e Feijó: mínimas de 18°C a 20°C; máximas de 28°C a 30°C.
-
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas de 19°C a 21°C; máximas de 28°C a 30°C.
-
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas de 19°C a 21°C; máximas de 28°C a 30°C.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.