Conecte-se conosco

Cotidiano

Número de imigrantes volta a crescer em Assis Brasil

Publicado

em

O prefeito acrescentou que recebeu outra informação de que cerca de 100 estrangeiros estão na região de Brasiléia e Epitaciolândia tentando chegar a Assis Brasil

Por Raimari Cardoso

Com mais de 1.000 casos de Covid-19 entre os seus 7.534 habitantes, o município de Assis Brasil, localizado a 342 quilômetros de Rio Branco, pela BR-317, também chamada de “Estrada do Pacífico”, começa a ter que se preocupar com um problema mais antigo que a pandemia do novo coronavírus.

Durante o ano passado, cerca de 400 imigrantes de várias nacionalidades chegaram a estar abrigados de maneira precária na cidade, quando o então prefeito Antônio Barbosa (Zum) afirmou que a prefeitura já havia gastado mais de R$ 1 milhão com a manutenção dos estrangeiros refugiados.

A partir de outubro de 2020, os imigrantes começaram a deixar Assis Brasil e no começo de janeiro havia apenas uma pessoa, um cubano, no abrigo improvisado em uma escola municipal. A partir da segunda metade do mesmo mês, no entanto, o número de estrangeiros alojados voltou a crescer.

De acordo com o atual prefeito, Jerry Correia (PT), a situação volta a preocupar. Ele considera que a grande circulação e a estadia de estrangeiros na pequena Assis Brasil é uma situação muito difícil de ser administrada por uma prefeitura com poucos recursos e sem estrutura adequada para abrigar tanta gente de maneira digna.

“Hoje, temos mais de 100 pessoas no abrigo. Ontem, tínhamos mais de 200 africanos de diversas nacionalidades circulando pela cidade. Alguns foram deportados do Peru e retornaram para Assis Brasil. Temos a notícia de que um outro grupo de 30 imigrantes está sendo trazido de Ibéria, no Peru, para a cidade”, disse.

O prefeito acrescentou que recebeu outra informação de que cerca de 100 estrangeiros estão na região de Brasiléia e Epitaciolândia tentando chegar a Assis Brasil. A reportagem apurou que dezenas de imigrantes têm se hospedado rotineiramente em pequenos hotéis localizados na área central de Brasiléia.

Correia ressalta que a situação do município é caótica, somados os problemas da Covid-19, da dengue e da imigração desenfreada. Segundo ele, as autoridades acreanas precisam se atentar para a gravidade do problema. O gestor também credita à circulação de estrangeiros a grande incidência da Covid-19 no município.

“Estamos tentando alertar o governo, as autoridades de segurança e de saúde, além dos parlamentares, para que olhem para a situação de Assis Brasil e recorram ao governo federal para nos ajudar. Estamos chegando ao limite de nossa capacidade de atender os imigrantes no que diz respeito à estadia e alimentação, e vem junto disso o agravamento dos casos de Covid-19”, reforçou.

Um novo abrigo para receber imigrantes está sendo construído em Assis Brasil a partir da reforma de um antigo prédio público cedido pelo governo federal, que no ano passado destinou R$ 600 mil ao município para esse fim. A previsão de entrega do espaço é 15 de fevereiro, segundo a assessoria da prefeitura.

“O espaço está sendo adaptado com esse montante para uso exclusivo deles para que assim possamos desocupar a escola que hoje está sendo usada para esse fim. O dinheiro também está sendo usado para despesas de alimentação e outros itens”, disse o prefeito Jerry Correia em uma conversa anterior.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), alinhou ações para recuperação de ramais, intervenções em vias urbanas e pontes, canalização do Igarapé Cascata e a elaboração do projeto da Estrada Parque em Assis Brasil, que passam a integrar o planejamento operacional do Estado para o município.

Estado alinha encaminhamentos técnicos para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil. Foto: Gilvan Castro/Ascom Prefeitura de Assis Brasil

As demandas foram apresentadas pelo prefeito Jerry Correia e analisadas pelas equipes do Deracre, sob coordenação da presidente da autarquia, Sula Ximenes. Entre as definições estão a priorização dos ramais para o período pós-chuvas e o levantamento de trechos urbanos e estruturas de pontes que necessitam de intervenção. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o foco foi organizar a execução das ações com base em critérios técnicos.

“Fizemos a análise das demandas apresentadas para definir prioridades e estruturar a execução dos serviços dentro da capacidade operacional do Estado”, afirmou.

Ponte do Cascata garante mobilidade de famílias e estudantes. Foto: Ascom/Deracre

Em relação à canalização do Igarapé Cascata, o projeto técnico está concluído e apto para execução, aguardando a liberação de recursos. A obra tem como objetivo corrigir pontos recorrentes de alagamento e melhorar o ordenamento urbano em Assis Brasil.

Também avançou a elaboração do projeto da Estrada Parque, que deverá ser implantada ao longo de uma trilha ecológica até a cidade de Iñapari, com foco no turismo sustentável e na integração regional na faixa de fronteira. O prefeito Jerry Correia destacou que a definição das ações permite avançar no planejamento das obras no município.

“Com esse alinhamento, conseguimos organizar intervenções que impactam diretamente a mobilidade, a drenagem urbana e o turismo em Assis Brasil”, afirmou.

The post Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf retorna aos treinos e mira competições importantes

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin Assaf terá um 2026 com muitos desafios

Joaquin Assaf(Miragina) voltou aos treinamentos e começa a pensar nas competições da temporada de 2026. Recordista Estadual Absoluto nas provas 50 e 100 costas, 50 peito e 50 e 200 metros livres, o atleta da AABB vai trabalhar para quebrar as marcas e conquistar resultados mais expressivos.

“A última temporada do Joaquin foi excelente e hoje ele é um dos melhores nadadores do Norte. Isso significa muito para a natação acreana”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

Definir provas

Joaquin Assaf ainda vai definir quais serão as principais provas a partir do início das competições.

“Vamos realizar o trabalho e próximo dos eventos, definiremos as provas. O mais importante, agora, é trabalhar forte porque essa base é fundamental para toda a temporada”, afirmou Joaquin Assaf.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Detran notifica proprietários de 28 veículos removidos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Prazo para regularização e retirada no pátio da WR Leilões é de 10 dias; veículos podem ir a leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) um edital de notificação direcionado aos proprietários de 28 veículos removidos pela autarquia no município de Cruzeiro do Sul.

A lista inclui automóveis, motocicletas e motonetas, de diferentes marcas, modelos e anos de fabricação, apreendidos por infrações previstas na legislação de trânsito. Conforme o Detran, os proprietários têm 10 dias, a contar da data de publicação do edital, para regularizar a situação e retirar os veículos. Caso contrário, os bens poderão ser encaminhados para leilão, conforme prevê a legislação vigente.

Para a liberação, é obrigatória a quitação de todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas, taxas de licenciamento, seguro obrigatório e vistoria, além das despesas de remoção e estadia no pátio.

O depósito credenciado da WR Leilões, em Cruzeiro do Sul, está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.091, no Centro. O atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Continue lendo