Cotidiano
Número de imigrantes volta a crescer em Assis Brasil
O prefeito acrescentou que recebeu outra informação de que cerca de 100 estrangeiros estão na região de Brasiléia e Epitaciolândia tentando chegar a Assis Brasil
Por
Com mais de 1.000 casos de Covid-19 entre os seus 7.534 habitantes, o município de Assis Brasil, localizado a 342 quilômetros de Rio Branco, pela BR-317, também chamada de “Estrada do Pacífico”, começa a ter que se preocupar com um problema mais antigo que a pandemia do novo coronavírus.
Durante o ano passado, cerca de 400 imigrantes de várias nacionalidades chegaram a estar abrigados de maneira precária na cidade, quando o então prefeito Antônio Barbosa (Zum) afirmou que a prefeitura já havia gastado mais de R$ 1 milhão com a manutenção dos estrangeiros refugiados.
A partir de outubro de 2020, os imigrantes começaram a deixar Assis Brasil e no começo de janeiro havia apenas uma pessoa, um cubano, no abrigo improvisado em uma escola municipal. A partir da segunda metade do mesmo mês, no entanto, o número de estrangeiros alojados voltou a crescer.
De acordo com o atual prefeito, Jerry Correia (PT), a situação volta a preocupar. Ele considera que a grande circulação e a estadia de estrangeiros na pequena Assis Brasil é uma situação muito difícil de ser administrada por uma prefeitura com poucos recursos e sem estrutura adequada para abrigar tanta gente de maneira digna.
“Hoje, temos mais de 100 pessoas no abrigo. Ontem, tínhamos mais de 200 africanos de diversas nacionalidades circulando pela cidade. Alguns foram deportados do Peru e retornaram para Assis Brasil. Temos a notícia de que um outro grupo de 30 imigrantes está sendo trazido de Ibéria, no Peru, para a cidade”, disse.
O prefeito acrescentou que recebeu outra informação de que cerca de 100 estrangeiros estão na região de Brasiléia e Epitaciolândia tentando chegar a Assis Brasil. A reportagem apurou que dezenas de imigrantes têm se hospedado rotineiramente em pequenos hotéis localizados na área central de Brasiléia.
Correia ressalta que a situação do município é caótica, somados os problemas da Covid-19, da dengue e da imigração desenfreada. Segundo ele, as autoridades acreanas precisam se atentar para a gravidade do problema. O gestor também credita à circulação de estrangeiros a grande incidência da Covid-19 no município.
“Estamos tentando alertar o governo, as autoridades de segurança e de saúde, além dos parlamentares, para que olhem para a situação de Assis Brasil e recorram ao governo federal para nos ajudar. Estamos chegando ao limite de nossa capacidade de atender os imigrantes no que diz respeito à estadia e alimentação, e vem junto disso o agravamento dos casos de Covid-19”, reforçou.
Um novo abrigo para receber imigrantes está sendo construído em Assis Brasil a partir da reforma de um antigo prédio público cedido pelo governo federal, que no ano passado destinou R$ 600 mil ao município para esse fim. A previsão de entrega do espaço é 15 de fevereiro, segundo a assessoria da prefeitura.
“O espaço está sendo adaptado com esse montante para uso exclusivo deles para que assim possamos desocupar a escola que hoje está sendo usada para esse fim. O dinheiro também está sendo usado para despesas de alimentação e outros itens”, disse o prefeito Jerry Correia em uma conversa anterior.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco amplia acesso a serviços públicos online

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco publicou o Decreto nº 1.714, que regulamenta nesta segunda-feira, 05, no âmbito municipal a Lei Federal nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital. A medida tem como objetivo modernizar os serviços públicos, ampliar a digitalização dos processos e garantir mais acessibilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Tião Bocalom, todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal deverão adaptar seus serviços e informações às novas diretrizes de governo digital. Entre os pilares da nova política estão a ampliação dos serviços digitais, a aproximação entre a gestão pública e a população e o uso de tecnologia como ferramenta de inclusão social.
O decreto também estabelece que as plataformas digitais da Prefeitura, como o Portal do Cidadão e o Portal da Transparência, deverão reunir, de forma unificada, as informações e serviços disponíveis à população, com atualização contínua. A linguagem usada nos canais digitais deverá ser simples e clara, e sempre que possível, os cidadãos poderão fazer solicitações de forma totalmente eletrônica.
Além disso, a nova regulamentação assegura aos usuários direitos como gratuidade no acesso às plataformas, padronização de formulários e guias digitais, além de emissão de protocolos para qualquer solicitação realizada.
Entre os principais instrumentos do Governo Digital de Rio Branco estão a Nota Fiscal Eletrônica, o programa “Conecta Rio Branco”, os processos e assinaturas eletrônicos e as ações de inclusão digital tanto para os cidadãos quanto para os servidores públicos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Informação (SDTI) será a responsável por coordenar a estratégia e a governança do Governo Digital na capital, podendo expedir normas complementares para viabilizar a implementação.
Comentários
Cotidiano
Acreanas participam do World Teacher Games 2025 na França

Foto PHD: Iranilda e Marleide realizam trabalhos importantes no esporte escolar
As acreanas de Cruzeiro do Sul, Iranilda Reis e Marleide Borges, representam o Brasil nos Jogos Mundiais dos Professores (World Teacher Games 2025). O evento será promovido pela Federação Internacional do Esporte Escolar até o próximo dia 10 na França.
Iranilda Reis
Iranilda Reis foi escolhida pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) para representar o Estado nos Jogos Mundiais. A professora de Educação Física trabalha no Colégio Militar Dom Pedro, em Cruzeiro do Sul.
“Essa é uma grande oportunidade de representar meu Estado e de poder aprender ao lado de mestres da Educação Física. Minha eterna gratidão à FADE por essa oportunidade”, declarou a professora Iranilda.
Acreana no Amazonas
A professora Marleide Borges deixou o Acre ainda jovem e tornou-se um atleta de alto rendimento em Manaus, no Amazonas, por onde disputou grandes eventos nacionais e internacionais.
Marleide Borges é ex-presidente da Federação Amazonense de Atletismo, professora da rede pública e coordena um projeto para descobrir talentos.
“O Acre está no meu coração. É uma honra representar o Amazonas e o Brasil ao lado de uma outra acreana”, comentou Marleide Borges.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Humaitá fecha preparação com um treino de bolas paradas

Foto Glauber Lima: Kinho Brito quer o Humaitá lutando pelo título
O elenco do Humaitá fecha nesta segunda, 5, no campo do Airton, a preparação para a estreia no Campeonato Estadual Sub-20. O Tourão enfrenta o Vasco nesta terça, 6, a partir das 15 horas, no Florestão.
“Fizemos um bom período de preparação e vamos realizar esse treino de bolas paradas para fechar. Nossa meta é a conquista do título, mas a competição vai ser difícil”, avaliou o técnico Kinho Brito.
Atuaram no profissional
Os volantes Vinícius e Rodrigo Lamar e o atacante Alê Júnior atuaram na derrota para o Independência por 3 a 1 nesse domingo, 4, na Arena da Floresta, pelo Campeonato Brasileiro da Série D, voltam ao Sub-20.
“Os garotos da base serão utilizados no profissional essa mudança será constante durante as duas competições”, explicou o treinador.