Acre
Novos prefeitos herdam verdadeiros ‘abacaxis’
A crise e a má gestão de ex-prefeitos deixaram heranças sombrias aos tores de pelo menos quatro prefeituras. Existem casos em que o chefe do Executivo cortou benefícios de trabalhadores, precisou arrombar portas para conseguir tomar posse do prédio público e a denúncia de sumiço de bens.
Na segunda-feira, a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, registrou um boletim de ocorrência contra o ex-prefeito, Rodrigo Damasceno, por ter encontrado computadores sem mouse e formatados, além de não ter encontrado material de limpeza e outros materiais e documentos.
Em Marechal Thaumaturgo, o prefeito Isaac Pianko não recebeu as chaves das portas da prefeitura e foi obrigado a arrombar todas as fechaduras, além de relatar que os carros oficiais estavam sem gasolina e no tanque dos veículos existia água.
Pianko ainda denunciou que outros carros estavam abandonados e a conta bancária da prefeitura apresentava movimentação até o dia 2 de janeiro, sendo que ele não havia tido autorização para realizar, com isso existe a suspeita de que terceiros usaram as contas.
Em Manoel Urbano, o Altanízio Sá, decidiu suspender a licença-prêmio de 12 servidores e convocou para que eles possam se apresentar de forma imediata, alegando que o antigo gestor não poderia conceder os benefícios no final de mandato, logo após as eleições. Caso eles não retornem, serão demitidos por abandono de função.
O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, determinou por meio de decreto o recadastramento dos servidores e os trabalhadores que descumprirem não receberão o salário de janeiro.
Os gestores prometem confeccionar um relatório e enviar os dados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público do Estado.
Marilete Vitorino e Pianko registraram boletins de ocorrências e poderão abrir processos administrativos para verificar a responsabilidade dos ex-prefeitos.
As prefeituras de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil enfrentarão problemas relacionados às investigações realizadas pela Polícia Federal e que resultou na prisão de alguns ex-gestores.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.