fbpx
Conecte-se conosco

Acre

No Palácio Rio Branco, governadora em exercício Mailza Assis recebe secretários de Educação de todo o Brasil

Publicado

em

A governadora em exercício do Acre e titular da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, recebeu nesta sexta-feira, 25, no Palácio Rio Branco, secretários estaduais de Educação de todo o Brasil e seus representantes, que estiveram no Acre participando da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Governadora em exercício agradeceu os secretários de todo o Brasil pelo compromisso de fortalecer a política educacional no país. Foto: José Caminha/Secom

Sediada pelo governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), a reunião aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro de 2024, na capital acreana, para discutir políticas educacionais no Brasil.

Nos dois dias de evento, foram debatidas as avaliações nacionais com foco na alfabetização, políticas de equidade e diversidade educacional, reforma e implementação do novo ensino médio, expansão das escolas de tempo integral e a Política Nacional de Equidade.

Além disso, foram discutidas as avaliações nacionais, conduzidas por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).

Governadora em exercício recebeu secretários de Educação de todo o Brasil. Foto: José Caminha/Secom

Mailza falou da importância dessa troca para o fortalecimento da educação em todo o país. “Zerar o analfabetismo adulto e alfabetizar nossas crianças na idade certa é nossa maior missão. Essa troca de experiência, de ideias, valoriza muito a nossa educação. Dentro do plano que temos da educação do nosso estado, é importante essa troca, sabendo, conhecendo como trata cada estado com as suas divergências na área da educação. Parabenizo o secretário Aberson, nosso governador Gladson, que proporcionou esse momento, e o Consed. Saio esperançosa com os compromissos firmados em melhorar a educação no país”, enfatizou.

Governadora em exercício disse que a troca fortalece a educação no país e potencializa o Acre a zerar o analfabetismo. Foto: José Caminha/Secom

Helvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal e presidente do Conselho Fiscal do Consed, que na ocasião, representou o presidente nacional do Consed, Vítor de Ângelo, parabenizou pelos bons exemplos vistos no estado. “O Acre tem crescido, tem melhorado, investido muito em educação. Sabemos das particularidades, das dificuldades por ser um estado amazônico, com muitos povos indígenas de línguas, inclusive diferentes. Então tudo isso são desafios para que a educação chegue a todos. Mas o que vimos são avanços e investimentos consistentes do governo do Estado para que melhore cada vez mais as aprendizagens dos estudantes. Levamos bons exemplos”, disse.

O secretário de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho, avaliou o encontro como uma troca de aprendizados.  “Fizemos encaminhamentos estratégicos junto ao MEC, tratamos sobre o novo ensino médio, educação de jovens adultos, como também discutimos educação especial. Cada um leva aprendizados, exemplos que podem ser compartilhados e aplicados em seus próprios estados”, finalizou.

Ao lado da governadora em exercício, Aberson destacou a importância do Acre receber o encontro. Foto: José Caminha/Secom

Sobre o Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação é uma associação fundada em 1986, que reúne as secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Entre suas finalidades está a integração das redes estaduais de educação e a participação dos estados na construção das políticas nacionais, além da colaboração entre as unidades federativas.

Por meio da agenda da aprendizagem, que a cada dois anos elenca os temas prioritários de sua atuação, o conselho também se organiza em frentes de trabalho, e nesses espaços, integrados por gestores e técnicos das redes, são discutidas soluções e compartilhadas boas práticas.

A pluralidade de ideias é uma das marcas do Consed e o objetivo comum de seus integrantes é a educação pública de qualidade.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Flash

Seis motocicletas irregulares são apreendidas durante fiscalizações na fronteira

Publicado

em

Veículos tinham restrição de roubo ou documentação adulterada; condutores foram encaminhados à delegacia

Durante o mês de janeiro, seis motocicletas foram apreendidas em blitzes de trânsito realizadas em diversos pontos da fronteira. As fiscalizações identificaram irregularidades como restrição de roubo e adulteração de documentos, resultando na condução dos condutores à delegacia para os procedimentos legais.

Em uma das abordagens, policiais identificaram uma motocicleta boliviana modelo Kyngo, preta, com placa NE-1420, cujo número do chassi revelou restrição de roubo/furto.

Além disso, a placa não correspondia à original, que seria NE-9011. A condutora afirmou ter comprado o veículo por R$ 3.000,00 no Facebook Marketplace, mas não soube informar o nome do vendedor nem a página utilizada na negociação.

Na mesma operação, os agentes pararam outra motocicleta Kyngo, preta, com placa NH-3574. Durante a verificação, foi constatado que o número do chassi não correspondia ao registrado no documento, caracterizando adulteração e uso de documento falso.

Além desses casos, ao longo da semana, outras quatro motocicletas foram apreendidas com irregularidades semelhantes. No total, seis veículos foram removidos e seus condutores encaminhados à delegacia.

As autoridades seguem intensificando a fiscalização para combater crimes como receptação de veículos roubados e fraudes documentais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Alívio para o bolso dos acreanos! Aneel mantém bandeira verde para tarifas de energia em fevereiro

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em fevereiro, continuará com a bandeira verde para a cobrança da tarifa de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa será a terceira vez consecutiva em que os consumidores não enfrentarão aumento no valor da tarifa mensal, mantendo a menor cobrança possível.

A bandeira verde, considerada a mais econômica, reflete a situação favorável dos custos de geração de energia, que são aferidos mensalmente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com a análise do ONS, a estratégia de geração de energia é ajustada de acordo com a demanda, e no início do ano, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão com volumes elevados, o que reduz a necessidade de utilização das termoelétricas, que geram energia de maneira mais cara e poluente devido ao uso de combustíveis fósseis.

O sistema de bandeiras, implementado em 2015, funciona como um “sinal de trânsito” para o consumidor. Através de diferentes cores (verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2), o sistema sinaliza a variação no custo da geração de energia, incentivando o público a adotar medidas de economia de eletricidade nos meses em que a tarifa aumenta devido ao uso de fontes mais caras de energia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia leva atendimento médico e vacinação ao Instituto Socioeducativo

Publicado

em

Ação da UBS Tufic Mizael Saady reforça compromisso com saúde e reintegração social

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tufic Mizael Saady, realizou nesta semana uma ação no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em Brasiléia, oferecendo atendimento médico e vacinação aos reeducandos.

A iniciativa faz parte do compromisso contínuo da gestão municipal em garantir assistência médica de qualidade a toda a população, promovendo bem-estar e contribuindo para a reintegração social dos jovens em medidas socioeducativas.

Ao todo, de julho até agora já foram aplicadas mais de 4 mil e quatrocentos doses do imunizante na população em geral.

A ação faz parte de uma estratégia humanizada da gestão municipal de levar atendimento de saúde contra a influenza a todas as pessoas que ficam impossibilitadas de ir até as Unidades de Saúde tomar a vacina por conta da incompatibilidade do horário de expediente e trabalho.

Comentários

Continue lendo