fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Escolas da rede estadual continuam aplicação do Simula Enem com Dia D de Mobilização

Publicado

em

As escolas da rede estadual do Acre estão aplicando o 4° Simula Enem do programa Pré-Enem Legal. Este é o último, de uma série de simulados que foram aplicados ao longo do segundo semestre de 2024 para os 9.859 estudantes da terceira série do ensino médio da rede. 

Todas as escolas da rede estadual mobilizaram os estudantes para participar do Dia D do Simula Enem. Foto: Dayana Soares/SEE

Como parte da atividade, cada escola está promovendo o Dia D, uma ação que visa mobilizar e engajar os alunos para as provas. Desta vez, a aplicação é realizada em formato físico, com a finalidade de recriar as condições reais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecendo aos estudantes uma experiência mais próxima ao dia da prova oficial. 

A escola Professora Clícia Gadelha, situada na região do São Francisco, em Rio Branco, foi uma das unidades da rede que aplicou as provas do simulado nesta sexta, 25, e ofereceu um ambiente focado para que os estudantes pudessem vivenciar essa fase final de preparação.

Coordenador pedagógico, Jessé Lima, disse que a ação foi pensada para com base no ENEM real. Foto: Dayana Soares/SEE

“Nós organizamos tudo com base no Enem real, seguindo todas as regras e passos, desde a divulgação das provas,  identificação das salas, o que cada aluno poderia trazer, como ele deveria se portar, documentos de identificação, enfim, tentamos fazer o mais realista possível”, explicou o coordenador pedagógico da escola, Jessé Lima. 

Para Danilo Souza, aluno que sonha em conquistar a pontuação necessária para cursar Direito, o objetivo da escola foi alcançado, pois, segundo o estudante, o Dia D realizado na Clícia Gadelha foi bem semelhante ao da prova real. “Fiz Enem ano passado como treineiro e hoje aqui os padrões da prova foram seguidos. Além disso, o Pré-Enem Legal tem me ajudado com a redação”, avalia. 

Estudante Danilo Souza aprovou a metodologia adota do Simula Enem. Foto: Dayana Soares/SEE

A coordenadora pedagógica do Pré-Enem Legal, Cleice Oliveira, explica que os simulados anteriores a este foram aplicados em formato digital. “A sequência foi estruturada para permitir que os estudantes se familiarizassem gradativamente com o formato e a dinâmica das provas do Enem, possibilitando que equipes pedagógicas realizassem intervenções e acompanhamentos direcionados ao longo do processo”, pontua.

O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, ressalta que o Simula Enem é mais uma ferramenta estratégica para a melhoria da educação pública do Acre. “É uma oportunidade para que os nossos alunos tenham uma preparação sólida e direcionada para o Enem, além de promover equidade no acesso aos recursos educativos”, destaca.

Sobre o Pré-Enem Legal

O Pré-Enem Legal é um programa do governo do Acre, gerido pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), voltado para os alunos da rede estadual e a comunidade, com foco em ex-alunos, principalmente naqueles que concluíram os estudos no período pandêmico, oferecendo suporte gratuito e de alta qualidade.

O programa oferece a todos os estudantes da rede que estão concluindo o ensino médio e à comunidade inscrita, videoaulas produzidas e gravadas por professores especializados com conteúdos alinhados ao Enem, e garante materiais didáticos de qualidade e exercícios semelhantes à prova oficial.

Além das videoaulas, o programa também oferece aulões revisionais e podcasts, os quais são disponibilizados em diversas plataformas, desde as mais tradicionais, como TV, pelo canal Amazon Sat, até plataformas digitais YouTube e na plataforma digital CEMEAC.

Outra frente do programa são os aulões presenciais. A itinerância do Pré-Enem Legal passou, em 2024, por todas as cidades do estado, momento em que todos os alunos tiveram contato direto com professores do programa, que também oferece suporte via WhatsApp, outra interação direta com os professores.  

Nas semanas que antecederão as provas no Enem, o Pré-Enem Legal promoverá o Aulão de Véspera, que será transmitido ao vivo pelo Canal do  Youtube da Secretaria (YouTube.com/@educacaodoacre) nos  dias 1º e 7 de novembro e permitirá que estudantes de todo o Acre, incluindo os mais distantes, participem de uma revisão completa e interativa.

Veja as escolas que realizaram o Dia D do Simula Enem nesta sexta:

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Frente fria chega ao Acre na terça e derruba temperaturas, prevê Davi Friale

Publicado

em

Após fim de semana de calor intenso, onda polar trará noites frias e possibilidade de chuvas no estado

Uma frente fria de fraca intensidade deve alcançar o Acre nesta terça-feira (29), provocando mudanças no clima em Rio Branco e em outras cidades do estado, conforme previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale. A chegada da massa de ar polar promete derrubar as temperaturas, trazendo dias mais amenos e noites frias, especialmente na capital.

Segundo Friale, o último fim de semana de julho foi marcado por calor intenso e baixa umidade relativa do ar. A partir desta segunda-feira (28), a umidade deve aumentar, tornando o calor mais abafado e criando condições favoráveis à ocorrência de chuvas e temporais em várias regiões acreanas.

A previsão indica alívio temporário nas altas temperaturas, mas também alerta para variações climáticas típicas deste período de transição entre o verão amazônico e a estação seca.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Wurst – Casa da Linguiça” atrai visitantes com sabores artesanais e lançamento da “linguiça acriana” na Expoacre 2025

Publicado

em

Com produtos típicos e inovação local, empresa apresenta diversidade de sabores que conquistam o público no Parque de Exposições

O espaço “Wurst – Casa da Linguiça” tem sido um dos destaques gastronômicos da 50ª edição da Expoacre, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. Instalado no pavilhão da feira, o estande da marca vem chamando atenção pela variedade de produtos artesanais e pela valorização de ingredientes regionais.

Segundo Roberto, representante da Wurst, a marca trabalha atualmente com seis tipos de linguiças. “Nosso carro-chefe é a linguiça cuiabana, a mais vendida hoje. Também temos a linguiça de costela defumada e a toscana recheada com queijo e bacon”, explicou.

Durante a feira, a empresa aproveitou para lançar uma novidade inspirada na cultura local: a “linguiça acriana”, elaborada com jambu e tucupi. “Pensamos: por que não fazer uma linguiça com a cara do Acre? Buscamos ingredientes típicos daqui e desenvolvemos a receita”, revelou Débora.

Além das linguiças, a Wurst também tem conquistado o público com seu salame tradicional e outro produto diferenciado — a carne de porco na lata, feita com pernil suíno. “Produzimos desde 2011, mas nosso crescimento mais expressivo começou há cerca de cinco anos”, contou.

Para quem quiser continuar saboreando os produtos após o fim da Expoacre, a Wurst comercializa seus itens no Mercado do Benfica, na Vila Acre, e também no Mercale, ambos em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Poluição do ar em Rio Branco e outras três cidades acreanas chega a 3,7 vezes acima do recomendado

Publicado

em

Foto: Rotatória da corrente, em Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas

Na manhã desta segunda-feira (28), Rio Branco e outros três municípios do Acre – Xapuri, Epitaciolândia e Porto Acre – registram níveis de poluição do ar significativamente acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados, coletados às 7h40 pela plataforma global IQAir, que monitora a qualidade do ar em tempo real, apontam concentrações elevadas de partículas finas inaláveis (PM2,5).

Em Rio Branco, o índice de poluição atingiu 18,3 µg/m³ (microgramas por metro cúbico), 3,7 vezes superior ao limite de 5 µg/m³ estabelecido pela OMS. Xapuri registrou 10,4 µg/m³, Epitaciolândia 10,1 µg/m³ e Porto Acre 9,8 µg/m³. Esses valores classificam a qualidade do ar nesses municípios como “moderada”, indicando riscos à saúde, especialmente para grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios

Recomendações à população:

– Uso de máscaras: Recomenda-se o uso de máscaras de proteção durante atividades ao ar livre.

– Purificadores de ar: Ambientes internos devem ser equipados com purificadores para reduzir a exposição a poluentes.

– Atividades físicas: Evitar exercícios ao ar livre, especialmente em horários de maior concentração de poluentes.

Os demais municípios acreanos apresentam índices considerados “bons” ou não possuem sensores para monitoramento. A qualidade do ar é dinâmica e pode variar ao longo do dia, sendo essencial acompanhar atualizações em tempo real.

*Nota: Os dados desta matéria foram consultados às 7h40 de 28 de julho de 2025 e estão sujeitos a alterações.

Comentários

Continue lendo