Acre
No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemoacre apresenta estoque crítico; saiba como doar
Tipos sanguíneos A+ e A- estão em falta no Hemoacre, que precisa de doadores voluntários para melhorar a quantidade de reserva no estado. Órgão realiza arraial para incentivar doadores nesta sexta (14).

Doações podem ser feitas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia – Foto: Arquivo/Sesacre
Até o mês de maio, 4.740 doações foram feitas no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre). Porém, esse número ainda não é suficiente para que o estoque de bolsas de sangue esteja completo. Nesta sexta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, os tipos sanguíneos A+ e A- são os que mais necessitam de reforço nas doações.
Neste mês de junho, empresas e demais instituições fazem campanhas e a média de doações diárias sobe para 39 contribuições de doadores, porém, como explica a coordenadora da captação de doadores, Ana Carolina Ramos, esse processo é muito dinâmico.
“Às vezes em um dia não tem 18 doadores, no dia seguinte devido alguma mobilização por algum paciente, pode ter 80 doações. Então é muito imprevisível”, diz.
A coordenadora ainda frisa a importância da doação voluntária e de que esse ato pode salvar até quatro vidas com uma única doação.
“É muito importante, principalmente manter um estoque adequado. E nesse quesito entra a importância da conscientização da doação, que a população entenda a importância dessa doação de maneira voluntária e regular. Lembrando sempre que é uma multiplicação do bem, já que com uma bolsa de sangue, é possível salvar até quatro vidas”, diz.
Em comemoração ao Dia do Doador, o órgão realiza nesta sexta (14) um arraial com venda de comidas típicas, pula-pula, bingo e pescaria, das 17h às 21h. Quem for doador, ganhará um Kit lanche.
O que você precisa para doar?
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 14 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado: evitar alimentação gordurosa nas 3 horas antes de doar;
- Apresentar documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, CNH digital, e E-titulo com foto;
Impedimentos temporários
- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidências clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue;
- Hepatites B e C, AIDS (Vírus do HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
Impedimentos definitivos para a doação
- Gripe, coriza, resfriado, aguardar 14 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Febre, aguardar 30 dias;
- Gravidez ou suspeita da mesma;
- Parto: aguardar 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana;
- Amamentação: aguardar até a criança completar 12 meses;
- Tatuagem/piercing: aguardar 6 meses; (piercing na cavidade oral ou vaginal impedem a doação e após a sua retirada é necessário aguardar 12 meses)
- Ingestão de bebida alcóolica: aguardar 12 horas;
- Extração dentária: aguardar 72 horas.
- Cirurgia de apendicite, hérnia, retirada de amígdalas, varizes: aguardar 3 meses;
- Cirurgia de retirada de vesícula, útero, rins, tireoide, cólon e redução de politraumatismos sem sequelas graves: aguardar 6 meses
- Transfusão de sangue: aguardar 12 meses
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Exames e procedimentos com utilização de endoscópio: aguardar 6 meses
- Exposição a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses após a exposição
Onde doar
No Acre, é possível doar em 3 pontos de coleta. Um em Rio Branco, outro em Cruzeiro do Sul e outro em Brasiléia.
Rio Branco
- Endereço: Av. Getúlio Vargas, número 2787, Bairro Bosque
- Funcionamento: De segunda a sábado, das 7h30 às 18h
- Telefone: 3215-2323
Cruzeiro do Sul
- Endereço: Rua Pedro Telles, número 600, Bairro Manoel Terças
- Funcionamento: De segunda a sexta, das 7 às 13h
- Telefone: 68 3322 4318
Brasiléia
- Endereço: Rua Generalíssimo Deodoro, n° 417, Bairro Raimundo Chaar
- Funcionamento: Todas as Terças-feiras – Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 14h às 17h
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.