fbpx
Conecte-se conosco

Acre

No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemoacre apresenta estoque crítico; saiba como doar

Publicado

em

Tipos sanguíneos A+ e A- estão em falta no Hemoacre, que precisa de doadores voluntários para melhorar a quantidade de reserva no estado. Órgão realiza arraial para incentivar doadores nesta sexta (14).

Doações podem ser feitas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia – Foto: Arquivo/Sesacre

Até o mês de maio, 4.740 doações foram feitas no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre). Porém, esse número ainda não é suficiente para que o estoque de bolsas de sangue esteja completo. Nesta sexta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, os tipos sanguíneos A+ e A- são os que mais necessitam de reforço nas doações.

Neste mês de junho, empresas e demais instituições fazem campanhas e a média de doações diárias sobe para 39 contribuições de doadores, porém, como explica a coordenadora da captação de doadores, Ana Carolina Ramos, esse processo é muito dinâmico.

“Às vezes em um dia não tem 18 doadores, no dia seguinte devido alguma mobilização por algum paciente, pode ter 80 doações. Então é muito imprevisível”, diz.

A coordenadora ainda frisa a importância da doação voluntária e de que esse ato pode salvar até quatro vidas com uma única doação.

“É muito importante, principalmente manter um estoque adequado. E nesse quesito entra a importância da conscientização da doação, que a população entenda a importância dessa doação de maneira voluntária e regular. Lembrando sempre que é uma multiplicação do bem, já que com uma bolsa de sangue, é possível salvar até quatro vidas”, diz.

Em comemoração ao Dia do Doador, o órgão realiza nesta sexta (14) um arraial com venda de comidas típicas, pula-pula, bingo e pescaria, das 17h às 21h. Quem for doador, ganhará um Kit lanche.

O que você precisa para doar?

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 14 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado: evitar alimentação gordurosa nas 3 horas antes de doar;
  • Apresentar documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, CNH digital, e E-titulo com foto;

Impedimentos temporários

  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Evidências clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Hepatites B e C, AIDS (Vírus do HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;

Impedimentos definitivos para a doação

  • Gripe, coriza, resfriado, aguardar 14 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Febre, aguardar 30 dias;
  • Gravidez ou suspeita da mesma;
  • Parto: aguardar 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana;
  • Amamentação: aguardar até a criança completar 12 meses;
  • Tatuagem/piercing: aguardar 6 meses; (piercing na cavidade oral ou vaginal impedem a doação e após a sua retirada é necessário aguardar 12 meses)
  • Ingestão de bebida alcóolica: aguardar 12 horas;
  • Extração dentária: aguardar 72 horas.
  • Cirurgia de apendicite, hérnia, retirada de amígdalas, varizes: aguardar 3 meses;
  • Cirurgia de retirada de vesícula, útero, rins, tireoide, cólon e redução de politraumatismos sem sequelas graves: aguardar 6 meses
  • Transfusão de sangue: aguardar 12 meses
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
  • Exames e procedimentos com utilização de endoscópio: aguardar 6 meses
  • Exposição a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses após a exposição

Onde doar

No Acre, é possível doar em 3 pontos de coleta. Um em Rio Branco, outro em Cruzeiro do Sul e outro em Brasiléia.

Rio Branco

  • Endereço: Av. Getúlio Vargas, número 2787, Bairro Bosque
  • Funcionamento: De segunda a sábado, das 7h30 às 18h
  • Telefone: 3215-2323

Cruzeiro do Sul

  • Endereço: Rua Pedro Telles, número 600, Bairro Manoel Terças
  • Funcionamento: De segunda a sexta, das 7 às 13h
  • Telefone: 68 3322 4318

Brasiléia

  • Endereço: Rua Generalíssimo Deodoro, n° 417, Bairro Raimundo Chaar
  • Funcionamento: Todas as Terças-feiras – Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 14h às 17h

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretário de Saúde de Brasiléia participa do 38º Congresso Conasems em Minas Gerais

Publicado

em

O Secretário de Saúde de Brasiléia, Francelio Barbosa, está representando o município no 38º Congresso do Conasems, realizado em Minas Gerais.

Considerado o maior evento de saúde pública do mundo, o congresso reúne gestores e profissionais da área para debater políticas públicas, inovações e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também está participando a Coordenadora da Atenção Básica, Kaline Torres que esteve participando do lançamento do Manual saúde redes falando um pouco sobre a experiência do projeto em Brasileia.

Além disso, a farmacêutica Kelly Monteiro, apresentou o projeto “Medicamento em Casa” na 20ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS – reconhecida nacionalmente por promover e valorizar boas práticas em saúde pública.

O evento reforça o compromisso da Prefeitura de Brasiléia com a qualificação dos serviços de saúde e a troca de experiências para fortalecer o SUS em todo o país.

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente Nicolau Júnior garante apoio da Aleac aos produtores e anuncia reunião emergencial com órgãos estaduais

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), reforçou durante a sessão desta terça-feira (17) que o Parlamento estadual está totalmente comprometido em apoiar os produtores rurais afetados pela operação realizada na Reserva Extrativista Chico Mendes. Ele anunciou a suspensão da sessão para realizar uma reunião emergencial com a comissão que representa os trabalhadores.

“Vamos suspender a nossa sessão e vamos chamar a comissão. Essa reunião será feita aqui, dentro do plenário, e os produtores também terão a oportunidade de subir à tribuna da Aleac para expressar suas reclamações e relatar todos os problemas que estão enfrentando”, informou.

Nicolau Júnior destacou que a mobilização conta com o apoio integral dos 24 deputados estaduais. “Estou aqui ao lado do nosso vice-presidente, deputado Pedro Longo (PDT), e posso afirmar que toda a Assembleia Legislativa está ao lado de vocês. O nosso compromisso é com o povo do Acre”, garantiu.

O presidente explicou que a situação envolve tanto questões de competência estadual quanto federal. “Sabemos que há problemas que competem ao Estado e outros que são de responsabilidade do governo federal. Mas, da parte da Assembleia, tudo que estiver ao nosso alcance, nós vamos fazer. Vamos tratar diretamente com o IMAC, com a Secretaria de Meio Ambiente, para resolver as questões estaduais”, afirmou.

Nicolau também cobrou responsabilidade das instituições federais envolvidas no processo. “O governo federal também tem suas obrigações, seja através do IBAMA, do ICMBio ou do INCRA. A Assembleia não vai se omitir. Cada um dos 24 deputados está comprometido com essa pauta e com a busca de soluções para esse problema que afeta diretamente as famílias produtoras do nosso Acre”, ressaltou.

Ao finalizar, o parlamentar reforçou o gesto de imediata suspensão da sessão ordinária para que a reunião pudesse ocorrer no próprio plenário, dando voz e espaço aos representantes dos produtores. “Vamos iniciar nossa reunião aqui dentro para receber a comissão, ouvir suas demandas e buscar juntos as soluções necessárias”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre decreta ponto facultativo na sexta (20) pelo feriado de Corpus Christi

Publicado

em

Foto de Sérgio Vale

O Governo do Acre decretou ponto facultativo para esta sexta-feira, 20 de junho, conforme o Decreto nº 11.710, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (17). A medida ocorre um dia após o feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 19, e vale para os órgãos e entidades da administração pública estadual. O decreto foi assinado pelo governador Gladson Cameli (Progressistas).

Apesar do ponto facultativo, o decreto autoriza os dirigentes máximos dos órgãos a convocarem seus servidores para expediente normal, em caso de necessidade de serviço, sem a obrigatoriedade de compensação futura das horas trabalhadas.

A medida, no entanto, não se aplica aos servidores que atuam em áreas essenciais da saúde, como nas unidades públicas estaduais, no Hospital das Clínicas e nos serviços de Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, Setores de Internação, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro de Cirurgias e Hospital Dia.

Comentários

Continue lendo