Conecte-se conosco

Acre

No AC, viatura da Polícia Civil para em avenida por falta de gasolina

Publicado

em

Condutor saiu em bicicleta que estava no bagageiro.
Polícia Civil nega que falte combustível para viaturas.

 G1
Homem abastece viatura da polícia, na Avenida Ceará  (Foto: Davi Sahid/ Arquivo pessoal)

Homem abastece viatura da polícia, na Avenida Ceará (Foto: Davi Sahid/ Arquivo pessoal)

Uma viatura da Polícia Civil do Acre (PC-AC) ficou sem gasolina enquanto trafegava pela Avenida Ceará em Rio Branco, na quinta-feira (20). O policial que conduzia o veículo precisou sair numa bicicleta que estava no porta-malas para pedir ajuda. Pouco tempo depois, outra pessoa chegou para abastecer a viatura.

De acordo com Itamir Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol-AC) a situação de falta de combustível é comum e isso já até chegou a dificultar o trabalho. “É comum. É regrado, os policiais trabalham em alguma situações fazendo cálculos para saber se a gasolina dá para ir e voltar”, afirma.

Condutor retira bicicleta de porta-mala para pedir ajuda (Foto: Davi Sahid/Arquivo pessoal)

Condutor retira bicicleta de porta-mala para pedir ajuda (Foto: Davi Sahid/Arquivo pessoal)

O secretário adjunto interino de Polícia Civil, Carlos Flávio Richard, nega que falte combustível na polícia e diz que na situação o que houve foi uma falta de atenção do condutor do veículo. Ele diz ainda que o procedimento correto é quando a viatura fica próxima à reserva, uma solicitação de abastecimento deve ser feita.

“O problema foi falta de gestão mesmo. Foi falta de gerenciamento do condutor do veículo de ver que a viatura estava perto da reserva. Ao invés disso, continuaram rodando até o carro parar. Não tem nenhum problema de combustível na PC, todas as viaturas são abastecidas regularmente”, rebate.

Ainda segundo o secretário, uma investigação será feita para saber o destino da viatura e entender o motivo do veículo estar rodando com pouca gasolina. “Eu vou querer um relatório da missão para saber se era alguma coisa que ele não poderia parar para abastecer. Ninguém manda fazer diligência com carro com pouco combustível”, finaliza.

O condutor do veículo não foi localizado para falar sobre o ocorrido.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Publicado

em

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.

De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.

O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.

Comentários

Continue lendo

Acre

TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026

Publicado

em

Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou novas diretrizes que passam a disciplinar a execução das emendas parlamentares estaduais e municipais, com foco no fortalecimento da transparência, da rastreabilidade e do controle social sobre a aplicação dos recursos públicos. As medidas entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026 e foram comunicadas oficialmente ao Governo do Estado e às prefeituras por meio do Ofício Circular nº 53/2025, assinado pela presidente da Corte, conselheira Dulcinéa Benício.

As normas estão previstas na Resolução TCE/AC nº 133/2025, publicada no Diário Eletrônico de Contas em dezembro, e tratam da fiscalização e do acompanhamento da execução das emendas parlamentares. O texto está alinhado à Constituição Federal, às decisões do Supremo Tribunal Federal — com destaque para a ADPF 854 — e às orientações dos órgãos nacionais de controle.

De acordo com o TCE-AC, a partir de 2026 a execução orçamentária e financeira das emendas ficará condicionada ao cumprimento integral das exigências de transparência e rastreabilidade. Entre os principais pontos está a obrigatoriedade de ampla divulgação, em meio digital e de acesso público, de informações detalhadas sobre as emendas, incluindo autoria, valores, objeto, beneficiários, local de aplicação, cronograma e estágio de execução.

A Resolução também determina a identificação e o rastreamento das despesas desde a origem da emenda até o beneficiário final, o uso de sistemas orçamentários e financeiros que permitam o acompanhamento completo da execução, a adoção de conta bancária específica para a movimentação dos recursos, quando aplicável, e a integração dos sistemas locais com plataformas federais e estaduais. Além disso, todos os documentos relacionados à execução — como empenhos, liquidações, pagamentos, contratos e notas fiscais — deverão ser disponibilizados em transparência ativa.

O Tribunal orienta ainda que estados e municípios promovam, ainda em 2025, as adequações necessárias em seus sistemas e rotinas administrativas para garantir o cumprimento das novas exigências no ano seguinte. Algumas medidas deverão ser adotadas de forma imediata, como condição provisória para a execução das emendas a partir de janeiro de 2026.

Outro ponto destacado é que, no prazo máximo de seis meses após a publicação da Resolução, todas as medidas voltadas à transparência e à rastreabilidade deverão estar completamente implementadas. O TCE-AC poderá solicitar aos gestores a apresentação de um plano de ação com diagnóstico da situação atual, cronograma de execução, responsáveis pelas providências e estratégias de integração dos sistemas.

O Tribunal alerta que o descumprimento das regras poderá resultar na aplicação das sanções previstas na legislação vigente, sem prejuízo de outras medidas de controle. Com a iniciativa, o TCE-AC reforça o compromisso com a boa governança, a correta aplicação dos recursos públicos e o fortalecimento da confiança da sociedade na gestão orçamentária.

Comentários

Continue lendo

Acre

Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

Publicado

em

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.

De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.

O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.

Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Comentários

Continue lendo