fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

No AC, vereador é intimado após distribuir ivermectina sem prescrição a comunidade isolada

Publicado

em

Remédio pode comprometer fígado de pacientes e foi retirado do protocolo de tratamento

O policial penal e vereador de Sena Madureira, Denis Araújo (PSDB), foi intimado a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos após levar várias caixas de ivermectina sem prescrição médica a uma comunidade isolada que sofria surto de coronavírus.

O medicamento não tem eficácia comprovada contra a Covid-19, conforme alertou o fabricante, e vem sendo retirado dos protocolos de tratamento no país, inclusive no Acre. Além disso, médicos alertam que o uso da droga tem comprometido o fígado dos pacientes.

O caso aconteceu em meados de janeiro e foi denunciado com exclusividade pelo jornal  ContilNet após o próprio vereador publicar a informação em suas redes sociais. O Ministério Público do Acre (MPAC) tomou conhecimento do ocorrido e abriu investigação.

Nesta quarta-feira (3), em seu perfil no Facebook, o tucano publicou uma foto armado segurando a intimação e chamou as denúncias de “politiqueiras”.

A comunidade isolada que recebeu as caixas do medicamento fica no Ramal do Quinze, em Sena Madureira. Na ocasião, o policial alugou um carro e levou as drogas por conta própria. “Não é questão de legislar e sim de humanidade e gratidão”, escreveu, na época.

Cerca de 20 pessoas haviam testado positivo para coronavírus. Segundo o vereador, um médico ligado à rede pública prescreveu um protocolo de tratamento, mas não incluiu ivermectina entre os remédios.

“Na receita que o médico passou pra eles tinha azitromicina. Aí eu levei a ivermectina e vitaminas pelo fato de ser preventivo. E graças a Deus eles ficaram bem satisfeitos”, disse em janeiro.

Desde julho do ano passado que a ivermectina está proibida de ser comercializada sem receita médica pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bombeiros resgatam com vida desaparecido após 36 horas de buscas em mata fechada no Rio Gregório

Publicado

em

Equipes especializadas do 7º e 4º BEPCIF enfrentaram condições adversas para localizar agricultor desorientado a 8 km de sua residência

A ação foi iniciada após o acionamento via 193, informando o desaparecimento de um morador da zona rural, identificado pelas iniciais A.S.D. Foto: cedida 

Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Acre

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre realizou com sucesso uma complexa operação de busca e salvamento que resultou no resgate de um morador rural desaparecido na região do Rio Gregório. O idoso, identificado pelas iniciais A.S.D., foi encontrado com vida após cerca de 36 horas de buscas intensivas em área de mata fechada.

A ação foi iniciada após o acionamento via 193, informando o desaparecimento de um morador da zona rural. Foto: cedida 

Ação rápida e especializada

A operação foi acionada após chamado de emergência para o 193. Imediatamente, as equipes do 7º Batalhão de Emergências, Proteção Civil e Incêndios Florestais (BEPCIF) de Tarauacá e do 4º BEPCIF de Cruzeiro do Sul foram mobilizadas para a missão.

Os bombeiros enfrentaram:

  • Terreno acidentado e vegetação densa

  • Condições climáticas desfavoráveis

  • Dificuldades de acesso na região isolada

Desfecho positivo

O senhor A.S.D. foi localizado a aproximadamente 8 quilômetros de sua residência, apresentando apenas sinais de desorientação, mas sem ferimentos graves. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local e foi conduzido em segurança para avaliação médica mais detalhada.

Equipes especializadas do 7º BEPCIF (Tarauacá) e do 4º BEPCIF (Cruzeiro do Sul) foram mobilizadas, dando início a uma complexa operação de busca em área de mata fechada. Foto: cedida

Compromisso com a vida

A operação reforça a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros em situações críticas. “Este resgate exemplifica nossa preparação para atuar nas condições mais adversas para proteger vidas”, destacou o comando da corporação.

A corporação reforça a importância do acionamento imediato do 193 em casos de desaparecimento, principalmente em áreas de risco, para aumentar as chances de sucesso nas operações de busca.

Durante cerca de 36 horas, os bombeiros realizaram varreduras terrestres enfrentando condições adversas de terreno e clima. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Militar prende foragido e apreende armas e drogas em operação em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito, com dois mandados de prisão, tentou fugir mas foi capturado com revólver, munições e entorpecentes durante patrulha na BR-364

Após o cerco ao imóvel e com autorização de um dos moradores, os policiais entraram na casa e realizaram a abordagem. Foto: cedida 

Com informações do 6º BPM

Uma ação de rotina do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM) resultou na prisão de um foragido da Justiça e na apreensão de um revólver, munições e drogas na tarde desta quarta-feira (17), no Ramal 2, próximo à BR-364, em Cruzeiro do Sul.

Fuga frustrada e material apreendido

Durante o patrulhamento, os policiais avistaram o suspeito, que, ao perceber a aproximação da guarnição, tentou fugir e se esconder em uma residência próxima. Com autorização de um morador, os militares entraram no imóvel e encontraram:

  • 1 revólver calibre .38 com 11 munições

  • 2 celulares

  • 2 rádios comunicadores com carregadores

  • 1 pote com substância análoga à maconha

Mandados pendentes

Ao checar o sistema, a equipe descobriu que o detido tinha dois mandados de prisão expedidos pela Comarca de Ipixuna (AM). O indivíduo foi levado à delegacia para os procedimentos cabíveis.

Balanço da operação

A ação reforça o trabalho ostensivo da PM no combate ao crime na região. “A prisão evita que esse criminoso continue ameaçando a segurança pública”, destacou o comando do 6º BPM.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Independência se reapresenta e começa semana do Águia

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Ivan Mazzuia deve ter o grupo completo para o confronto fora de casa

Um elenco abatido e tentando encontrar respostas para a péssima atuação diante do Humaitá no último sábado, 13, na Arena da Floresta. Assim foi a reapresentação do elenco do Independência nesta segunda, 14, no Marinho Monte.

“Ainda podemos classificar, mas precisamos saber se todos estão com o mesmo pensamento. Teremos dois jogos bem difíceis contra o Águia e Manauara e ainda dependemos somente dos nossos resultados”, declarou o técnico Ivan Mazzuia.

Reclamação e xingamento

Ivan Mazzuia foi xingando ouviu reclamações durante a partida contra o Humaitá de atletas do Independência Contudo, o treinador evitou expor os jogadores e afirmou a intenção de resolver os problemas internamente.

Dado Ramos

Dado Ramos, um dos gestores do futebol do Tricolor, chega nesta segunda, 14, em Rio Branco e deve se reunir com os jogadores antes do treinamento desta terça para tentar solucionar os problemas e focar na partida contra o Águia.

Viaja na quarta

A delegação do Independência viaja na quarta, 16, para Marabá, no interior do Pará. O jogo pela 13ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D contra o Águia será no sábado, 19, no Zinho Oliveira.

Comentários

Continue lendo