Conecte-se conosco

Cotidiano

No AC, 500 presos passam a trabalhar na limpeza e manutenção de parques e praças

Publicado

em

Iapen diz que medida é para garantir ressocialização de reeducandos e também redução de gastos com esse tipo de serviço

Presos do Acre estão trabalhando na limpeza e manutenção de parques, praças e área externa de presídios — Foto: Divulgação/Iapen-AC

Por Iryá Rodrigues

Uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), as prefeituras e Secretaria Estadual de Infraestrutura está tirando presos das unidades penitenciária do estado por uma parte do dia.

Ao todo, 500 reeducandos estão trabalham na limpeza de ruas, calçadas e praças dos municípios acreanos.

O diretor do Iapen, Lucas Gomes, informou que a medida é para garantir a ressocialização dos presos e também para reduzir os gastos com esse tipo de serviço, que costuma ser terceirizado.

“A gente tem uma necessidade de socializar esses presos e uma das vias que a gente usa para isso é justamente o trabalho. Primeiro para ajudar nos custos do apenado dentro do presídio, também para diminuir os custos com infraestrutura do estado e também para oferecer perspectivas para esses presos que não seja o crime. Então, é um trabalho de ressocialização, uma oportunidade a esses apenados”, afirmou Gomes.

Ao todo o estado tem dez unidades penitenciárias, que, junto com o sistema de monitoramento, atende cerca de 7,5 mil presos. De acordo com o Iapen, mais da metade dos presos tem entre 18 e 25 anos, são reincidentes e com ensino fundamental incompleto.

Ao todo, 500 detentos estão trabalhando em áreas públicas das cidades acreanas — Foto: Divulgação/Iapen-AC

O Iapen informou ainda que cada detento custa cerca de R$ 2,7 mil aos cofres públicos e a cada dez presos, sete acabam retornando para o sistema prisional.

“A gente precisa superar esses 70% de reincidência no sistema penitenciário acreano. Eles vão trabalhar tanto na área do presídio, como em parques públicos, praças, na manutenção e revitalização de espaços públicos. Os serviços são os mais diversos, como também marcenaria, horticultura e costura”, informou o diretor.

Os presos que vão trabalhar são os do regime fechado. De acordo com o Iapen, eles são selecionados conforme o cumprimento de alguns requisitos e ainda os que tiverem passado por cursos profissionalizantes também garantidos através de parcerias.

“Está sendo oferecido também a remição de pena, a cada três dias trabalhados, esses presos têm um dia de remição. Tudo acompanhado pela Vara de Execuções Penais e parcerias feitas com prefeitura e estado”, concluiu Gomes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Fafs confirma 9 equipes inscritas no torneios Sub-11 e 15

Publicado

em

O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal(Fafs) confirmou 9 equipes inscritas para as disputas dos torneios Sub-11 e Sub-15, competições programadas para abrir a temporada de 2026. “Nosso objetivo é realizar os dois campeonatos com doze equipes em cada um. Investir na base é fundamental e vamos seguir com essa política para termos formação”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale. No dia …

O post Fafs confirma 9 equipes inscritas no torneios Sub-11 e 15 apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Erick Rodrigues expõe insatisfação com cota da 1ª fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Erick Rodrigues esperava a mesma cota de 2025

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Caíque é desfalque certo do Galvez contra o Humaitá

Publicado

em

Foto ASCOM/Galvez: Caíque está fora de um confronto importante da fase de classificação

O atacante Caíque, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é desfalque certo no Galvez no confronto diante do Humaitá. A partida será disputada neste sábado, a partir das 15 horas, no Tonicão.

“Perdemos o Caíque, mas temos um elenco qualificado e com boas opções. Vamos ter uma equipe forte”, declarou o técnico do Galvez, Maurício Carneiro.

Três opções

Maurício Carneiro tem como opções o meia Hiago e os atacantes Lukinhas e Alifi.

“Vamos avaliar com cautela para escolher o substituto do Caíque. Podemos manter a característica da equipe e ou mudar. Vai ser uma partida difícil e é necessário tomar a decisão correta”, afirmou o treinador.

Comentários

Continue lendo