fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Neve, geada e frio: veja onde a temperatura pode ficar negativa no país

Publicado

em

Frio no Sul: São Joaquim, em Santa Catarina, fica coberta por fina camada de neve na manhã desta terça- feira – Foto: Mycchel Legnaghi

Camila Neumam, da CN

Uma onda de frio intenso vai atingir diferentes regiões do país entre quarta-feira (28) e domingo (1º), com chance de queda de neve nas serras gaúcha e catarinense e temperaturas negativas ao longo da semana na região sul e sudeste.

Segundo centros de meteorologia do país, uma massa de ar frio de origem polar pode atingir temperaturas de -9 °C em terras gaúchas e -10 °C em Santa Catarina nesta semana. “Poderá ser a massa de ar frio mais forte de 2021 até agora”, descreveu a Climatempo em seu boletim meteorológico desta segunda-feira (26). Para a MetSul, as temperaturas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina “devem figurar entre as mais fortes da história recente” dos estados.

No período de quarta-feira (28) a sexta-feira (30), a temperatura deve ficar entre 10 °C e 15 °C abaixo do que é esperado nesta época do ano no Centro-Sul do país, segundo a MetSul.

Apesar da previsão de neve e temperaturas negativas no sul e sudeste, ao menos 12 Estados, além do Distrito Federal, terão dias de frio intenso entre esta terça-feira (27) e sexta-feira (30).

Os Estados que terão quedas bruscas de temperatura são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, de acordo com a Climatempo.

Neve e temperaturas negativas na região Sul

O ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer da terça-feira (27), quando se espera que as mínimas ocorram à noite, quando vai começar a ficar muito frio. Na quarta-feira (28), o ar polar rapidamente toma conta do sul do país e chega ao Centro-Oeste e ao sudeste do país.

“Será uma “bolha” de ar gelado de grandes dimensões e que será responsável por um acentuado resfriamento em diversos estados brasileiros no meio da semana”, segundo boletim meteorológico da MetSul desta segunda-feira (26). Modelos numéricos analisados pela MetSul seguem indicando que a temperatura ficaria entre -5?°C e -7°C no Sul do Brasil no período.

“Esta será uma das erupções de ar polar de maior intensidade dos tempos recentes no sul do Brasil e as marcas mínimas em algumas estações, especialmente de municípios de maior altitude, devem ficar entre as mais baixas registradas nos primeiros 20 anos deste século, mas, no geral, a onda de frio não deve superar em força as ondas de frio, por exemplo, dos anos 2000 e 2012”, descreveu a MetSul no seu boletim.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem enfrentar seis a sete dias seguidos com mínimas abaixo de zero em seus territórios. De quarta até domingo (1º), a tendência é que ocorram marcas negativas no Sul do país com o frio mais intenso na média do dia inteiro entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30). As menores mínimas devem ocorrer na sexta-feira, quando muitas cidades terão marcas abaixo de zero, segundo a MetSul.

Mesmo com a presença do sol, as tardes devem ser de temperatura máxima baixa entre a quarta-feira e sexta, medindo menos que 10°C em muitos municípios. Em cidades de maior altitude, a previsão é que tenham temperatura negativa ou perto de 0°C durante todo o dia entre quarta e quinta, em particular nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense, segundo a MetSul.

Semana gelada

Grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná deverão ter mínimas próximas ou abaixo de zero na segunda metade da semana com o amanhecer mais frio na maioria dos municípios previsto para a sexta-feira.

No Rio Grande do Sul, marcas de -7 °C a -9 °C podem ser registradas nos Campos de Cima da Serra e em baixadas da região da Serra do Sudeste e da área de Soledade. Na serra gaúcha e no Centro-Serra (área de Sobradinho), as mínimas em baixadas devem ficar entre -4 °C e -6 °C. Pontos do noroeste gaúcho e do Planalto Médio poderão ter mínimas tão baixas no final desta semana quanto -4 °C a -5 °C.

Campanha e a fronteira com o Uruguai podem registrar mínimas de -1 °C ou -2 °C, isoladamente se aproximando de –3 °C. Na Grande Porto Alegre, marcas de -1 °C a 1 °C no final da semana com a capital podendo descer a 1 °C ou 2 °C, mas com marcas até 2 °C a 3 °C inferiores em regiões periféricas da cidade.

Em Santa Catarina, a segunda metade da semana deve ter mínimas extremas de -8 °C a até -10 °C em locais de maior altitude do Planalto Sul, entretanto marcas ainda menores não são descartadas em baixadas mais para o final da semana nas áreas de Bom Jardim da Serra, Urupema e São Joaquim. No Paraná, os locais mais frios devem ter, em geral, entre -3 °C e -5 °C com marcas isoladamente inferiores.

“No sul do Brasil, no momento inicial, quando da entrada do ar mais gelado entre terça e a quinta, as menores mínimas devem ocorrer em estações situadas em topos de municípios. É o que normalmente ocorre durante o processo de advecção de ar frio. No segundo momento, na sexta-feira e dias seguintes, com o centro de alta sobre o Sul do país, tempo mais aberto e vento mais fraco, as baixadas passarão a dominar as mínimas”, descreveu a MetSul.

Sudeste e centro-oeste abaixo de zero e com geada

Na região sudeste, as menores temperaturas, mínimas e máximas, deverão ocorrer entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30), com mínimas entre -2 °C e -3 °C na serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 15 °C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte; também são previstas temperaturas negativas no Mato Grosso do Sul (região de Rio Brilhante) e no sudeste paulista (região de Itapetininga), segundo a Climatempo.

Mirante de Santana, estação de referência histórica na capital paulista, pode atingir temperaturas entre 3 °C e 5 °C na sexta. “Em se concretizando, o amanhecer da sexta em São Paulo seria o mais frio em muitos anos. A Grande São Paulo, igualmente, pode ter marcas negativas e geada”, segundo a MetSul.

“A cidade de São Paulo, entretanto, por estar mais perto da costa e mais ao Sul da Região Sudeste do Brasil deve sentir com força este episódio de ar gelado entre quarta e sexta. Na quarta se espera chuva, vento e frio. Na quinta, o frio prossegue forte. E, na sexta, o amanhecer será gelado com chance de geada em diversos bairros e marcas negativas no Sul da cidade”, descreveu a MetSul em sua previsão para o sudeste.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil apreende arma de fogo e prende homem em Senador Guiomard

Publicado

em

L.M.L. de S., de 30 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16, parágrafo primeiro, inciso quarto, da Lei n. 10.826/03.

Homem de 30 anos é preso com arma ilegal, munições e maconha. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Geral de Senador Guiomard, cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar que resultou na apreensão de uma arma de fogo calibre .380 com numeração raspada, além de munições e uma trouxinha de maconha.

Durante a ação, um homem identificado como L.M.L. de S., de 30 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16, parágrafo primeiro, inciso quarto, da Lei n. 10.826/03.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A Polícia Civil segue intensificando as ações para combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

Polícia Civil apreende arma de fogo com numeração raspada em Senador Guiomard. Foto: cedida.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste

Publicado

em

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe

Coleta de secreção nasal para exame de Covid-19: casos da doença aumentam no Brasil. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.

O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.

Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”

O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.

Comentários

Continue lendo