Cotidiano
Neurocirurgião do AC é premiado em evento internacional por atendimento a indígenas e ribeirinhos: ‘Gratificante’
Luan Messias Magalhães compartilhou relatos sobre dificuldades e particularidades da atuação na Amazônia e foi laureado durante The Neurosurgical Week, em Mumbai, na Índia.

Neurocirurgião Luan Messias, de 33 anos, fez apresentação sobre o atendimento a ribeirinhos e indígenas no Acre — Foto: Arquivo pessoal
São pelo menos 11 anos dedicados à medicina. Assim pode ser definida a trajetória do neurocirurgião Luan Messias, que atende pacientes de todo o Acre no Hospital da Criança, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Maternidade Bárbara Heliodora, pronto-socorro de Rio Branco, na Fundacao Hospitalar, entre outras unidades na rede pública do estado.
Acreano formado em Manaus, no Amazonas, Messias foi convidado a participar do congresso The Neurosurgical Week, que reúne neurocirurgiões da Índia e do Japão. Neste ano, o evento ocorreu na cidade indiana de Mumbai, do dia 1º a 7 de agosto e contou com apresentação de Luan Messias sobre as dificuldades e particularidades da atuação na Amazônia. O evento discute estratégias, tecnologias e iniciativas nos dois países asiáticos e também conta com convidados do mundo todo.

Luan Messias ministrou palestra a outros neurocirurgiões durante congresso em Mumbai, na Índia — Foto: Arquivo pessoal
Durante o congresso, ele recebeu um prêmio como homenagem por seu trabalho na especialidade de junção crânio-vertebral e coluna vertebral, o médico disse que a premiação foi uma surpresa, e que ele esperava apenas compartilhar seus relatos.
“O evento foi uma surpresa, esse prêmio que eu ia receber. Recebi o prêmio no dia da minha apresentação. Fiz uma apresentação falando sobre como nós trabalhamos na Amazônia, sobre a neurocirurgia dentro da Amazônia, como é feito o atendimento hoje, quanto às peculiaridades, a respeito do atendimento”, comentou.

Médico acreano recebeu prêmio por sua atuação no atendimento a indígenas e ribeirinhos — Foto: Arquivo pessoal
De acordo com Messias, ele relatou durante a palestra os atendimentos mais comuns na região: lesões cranianas, entre fraturas, sangramentos, etc. O médico ressalta que pacientes nesses casos precisam de atendimento o mais imediato possível, o que é dificultado pela distância entre a zona rural e as unidades de saúde, diferente do que acontece dentro das cidades.
“A gente recebeu o prêmio justamente por isso, o atendimento dentro da Amazônia a esses pacientes que durante desmatamento são atingidos por uma árvore, por exemplo”, ressaltou.
Interesse de infância

Médico Luan Messias atua há três anos na rede pública de saúde do Acre — Foto: Arquivo pessoal
Aos 33 anos, Messias lembra que desde que cursava a sétima série do ensino fundamental já sabia que seria médico. Ele costumava acompanhar o pai, que trabalhava em hospital, o que despertou o interesse nele pela área.
“Eu fiz medicina em Manaus, e logo no primeiro contato com a neuroanatomia, eu já me apaixonei. A partir dali, no segundo período, eu comecei a fazer estudar neurocirurgia, me preparar para ser um neurocirurgião. ”, acrescentou.
Formado em medicina, Messias fez residência em neurocirurgia no estado de Sergipe, onde estudou por cinco anos até se tornar de fato um neurocirurgião. Após a formação, ele voltou ao Acre.

Luan Messias também deu palestra durante evento do G20 em 2023 — Foto: Arquivo pessoal
Ele considera gratificante ter retornado ao seu restado de origem e poder contribuir para que moradores de regiões distantes dos grandes centros também possam ter acesso a tratamentos de saúde. O médico também relembra que já ministrou outras palestras em eventos onde também tratou sobre o atendimentos a indígenas.
“[A saúde indígena] é outra parte da discussão, que há mais ou menos um ano e meio eu já venho apresentando. Já fiz outra apresentação na Índia, nos Estados Unidos, justamente sobre esse tratamento. Em outras vezes, eu fiz outras pautas, como a pauta do tratamento indígena. Porque tem as peculiaridades de atender a mãe indígena, e o filho indígena. Então, é completamente diferente de se atender um paciente da cidade, conta.

Neurocirurgião Luan Messias atende bebê indígena que nasceu com malformação — Foto: Arquivo pessoal
Orgulho
Entretanto, mesmo com a repercussão internacional e as honrarias recebidas, o maior orgulho para Messias é ter contribuído para a implementação do serviço de neurocirurgia no município de Cruzeiro do Sul.
O profissional também atua no Hospital Regional do Juruá e ressalta a importância da disponibilização desse atendimento, que iniciou há cerca de dois anos na região.

Médico diz se orgulhar pela contribuição à saúde pública do Acre — Foto: Arquivo pessoal
“O paciente morria em Cruzeiro do Sul, lá, não tinha isso. O paciente bateu a cabeça, sangrou dentro da cabeça, ele tem que ser operado em minutos a horas, e não dava tempo. Demorava em torno de duas a quatro horas, só um voo. O paciente perdia seis a oito horas de tratamento, geralmente até morria nesse percurso”, destaca.
É com esse objetivo que Luan Messias segue participando de eventos para levar e também trazer conhecimento, na busca pela evolução dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Voltar pra cá e atender, tentar melhorar o atendimento dessas pessoas que vivem aqui, que têm uma dificuldade maior para ter esse tipo de tratamento, é extremamente gratificante. Expor um trabalho, que já é gratificante, a gente receber um retorno disso, de pessoas que são realmente relevantes na neurocirurgia, é extremamente gratificante para mim”, finaliza.
Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.
Comentários
Cotidiano
Fafs confirma final do Campeonato Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia empataram o primeiro jogo em Senador Guiomard
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para sábado, 27, às 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a decisão do Campeonato Estadual de Futsal da Série A entre Brasileia e Quinari. O primeiro jogo entre as duas equipes, em Senador Guiomard, terminou empatado por 4 a 4 e por isso quem vencer a segunda partida fica com o título e a vaga do Acre na Taça Brasil de 2026.
“Fechamos todos os detalhes para a final. A partida decide o título mais importante e fecha a temporada”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Sem mudanças em 2026
Segundo Rafael do Vale, existe a intenção de realizar ajustes no regulamento do Estadual para 2026.
“Permitimos muitas mudanças nas datas dos jogos e isso aumentou o prazo de realização da Série A. Tínhamos planejado fechar a competição no fim de outubro e essas alterações precisam ser reavaliadas”, explicou o dirigente.

Você precisa fazer login para comentar.