fbpx
Conecte-se conosco

Geral

‘Não foi fatalidade, foi crime’, diz promotor, sobre morte de jovem degolado com linha chilena em Rio Branco

Publicado

em

Sobre as leis, tanto estadual como municipal, que proíbem a comercialização de linhas de cerol, chilenas ou qualquer outro produto cortante para empinar pipas, ele comentou que deve existir uma fiscalização maior

Texto: Dell Pinheiro

Durante audiência pública na Câmara de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 10, para debater sobre a prática de soltar pipas em espaço público, bem como o uso do cerol, linha chilena ou itens de natureza cortante, o promotor de Justiça, Rodrigo Curti, foi bastante incisivo em sua fala, salientando uma atenção maior das autoridades em relação ao tema tratado no parlamento-mirim.

“Desde quando a lei municipal entrou em vigor, os números de denúncias sobre o uso de linha chilena só aumentam. Muitos desses crimes passam despercebidos pelas autoridades. Parabenizo a família do Fernando, que está mobilizando toda sociedade, os órgãos públicos, as polícias, clamando por justiça, ajudando a mudar esse triste cenário. A Polícia Civil tem que dar uma resposta, tem que prender o responsável pela morte do jovem”, destacou o magistrado, que salientou que não é proibido soltar pipa, mas, sim, a utilização de cerol de linha chilena.

Sobre as leis, tanto estadual como municipal, que proíbem a comercialização de linhas de cerol, chilenas ou qualquer outro produto cortante para empinar pipas, ele comentou que deve existir uma fiscalização maior.

“O que eu vejo é falta de vontade. Então, nós estamos aqui enquanto órgão de fiscalização para cobrar que cada órgão exerça seu papel e cumpra com seu papel na fiscalização dos estabelecimentos que vendem esse tipo de material. E outra, a Polícia Militar, apesar de toda sua capilaridade nas ações, não tem condições de coibir de forma efetiva esse tipo de comportamento, esse tipo de atitude, que é uma questão cultural que precisa ser mudada. Não foi uma fatalidade, foi um ato criminoso”.

O promotor finaliza destacando a importância de promover campanhas contra esse tipo de prática. Temos que conscientizar os que soltam pipa, adultos, jovens e as crianças para que não utilizem cerol, pois coloca em risco a vida de outras pessoas. Que os vereadores da Capital encabecem essas campanhas em Rio Branco, que ajudem a fiscalizar e cobrar ações mais efetivas da administração pública.

Comentários

Geral

Mulher dá entrada no PS de Rio Branco após colisão entre carro, moto e bike

Publicado

em

A ciclista Rilari Menezes Ferreira, 21 anos, ficou ferida na noite deste sábado (9), após uma colisão entre um carro, uma moto e um bicicleta, na rua Senador Mário Maia, no bairro Montanhês, na parte alta de Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, Rilari trafegava em uma bicicleta no sentido bairro-centro, quando acabou colidindo contra uma motocicleta e um carro que trafegavam na mesma via. O local onde aconteceu o acidente é uma rua que apresenta vários buracos e sempre acontecem acidentes de trânsito nessa área.

Na queda, a mulher bateu a cabeça e acabou convulsionando, além de sofrer escoriações. Já o motociclista não caiu.

Populares que passavam no local ajudaram a vítima e acionaram a polícia e uma ambulância. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte avançado. Rilari teve o quadro clínico estabilizado e depois foi encaminhado para o pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve no local do ocorrido, mas a bicicleta da vítima já havia sido retirada da via pública, dificultando o trabalho pericial.

Comentários

Continue lendo

Geral

Supostamente alcoolizado, motociclista perde controle e cai em rodovia do Acre

Publicado

em

O motociclista Jhonatan Brandão da Silva, 27 anos, ficou gravemente ferido na noite deste sábado (9), após perder o controle e cair na BR-364, na Vila Custódio Freire, em Rio Branco.

Segundo informações de populares que presenciaram o acidente, Jhonatan trafegava em uma motocicleta modelo Biz de cor vermelha no sentido Rio Branco/Bujari, quando de forma inesperada acabou perdendo o controle e caiu em uma valeta que separa as duas pistas.

Populares que passavam no local ajudaram o homem a sair do local e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para dar os primeiros atendimentos, mas precisou de apoio de uma unidade de suporte avançado. A vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável, com um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) de natureza leve.

Ainda segundo informações de testemunhas, Jhonatan estaria supostamente alcoolizado no momento do acidente.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e esteve no local, onde isolou a área para o trabalho da perícia criminal. A motocicleta foi removida por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Geral

Construção do Hospital Universitário da Ufac ficou de fora do PPA de Lula, diz Duarte

Publicado

em

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) expressou nas redes sociais, sua preocupação em relação à ausência de previsão de recursos para a construção do Hospital Universitário no Acre no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do governo Lula.

Apesar de ter recebido amplo apoio e promessas de recursos para a tão necessária instituição de saúde, a ausência do investimento no PPA levanta questionamentos sobre o compromisso do governo em atender às demandas cruciais para o Acre.

O parlamentar expressou sua insatisfação com a limitação imposta aos parlamentares para emendar o PPA, com apenas três emendas permitidas. Todas as propostas apresentadas pelo deputado, incluindo a destinação de recursos para o Hospital Universitário, foram rejeitadas durante o processo de relatoria.

“Para a minha surpresa, todas as três emendas minhas que garantiriam a construção do HU foram rejeitadas pelo relator. Ou seja, nem na proposta inicial do governo nem no relatório final do PPA consta esse importantíssimo hospital para a população acreana. Mas seguirei na luta por esse hospital universitário até o último momento na Casa Legislativa. Dessa forma, o que estiver ao meu alcance farei de tudo para reverter essa situação e garantir que esse investimento possa se tornar realidade. Esse hospital vai mudar a saúde do nosso estado. Não podemos desanimar nem muito menos desistir desse tão sonhado Hospital”, afirmou.

Comentários

Continue lendo








Em alta