Cotidiano
Na seca, comerciantes enfrentam saga para levar alimentos ao Alto Juruá
Para Porto Walter, a viagem acaba no município. Para seguir até Marechal Thaumaturgo, o percurso só é feito pelo Rio Juruá.

Os batelões, que são barcos maiores, não conseguem navegar com o baixo volume de água deste período do ano.
Sandra Assunção
Com a seca do Rio Juruá, os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo enfrentam a escassez de alimentos e combustíveis. Com lâmina d’água de centímetros no manancial, as viagens que levavam horas, são feitas em dias a partir de Cruzeiro do Sul, a cidade polo do Vale do Juruá, até os dois município, já perto da fronteira com o Peru.
Para minimizar o problema, comerciantes estão utilizando o ramal que interliga Cruzeiro do Sul a Porto Walter, que foi embargado pela justiça, reaberto pelos moradores. Em uma verdadeira saga, os alimentos são levados no primeiro trecho pelos 90 quiômetros do ramal que tem partes no meio da floresta, atravessando pontes, e depois em barcos até o destino final. Para Porto Walter, a viagem acaba no município. Para seguir até Marechal Thaumaturgo, o percurso só é feito pelo Rio Juruá.
Nessa quinta-feira,14, Jorge Patino, um comerciante de Marechal Thaumaturgo, precisou de uma grande operação logística para levar 3 toneladas e meia de frango, de Cruzeiro do Sul até seu município. Na primeira parte do percurso, em duas caminhonetes, levou os produtos até Porto Walter pelo Ramal do 90. Em seguida, com pequenas canoas, leva os alimentos até Marechal. Os batelões, que são barcos maiores, não conseguem navegar com o baixo volume de água deste período do ano.
“Nós fomos pelo ramal, que tem aqueles 30 quilômetros da mata. Está judiando mesmo, mas deu tudo certo. A gente foi em duas caminhonetes. Nós levamos 150 caixas de frango, cerca de três toneladas e meia até a comunidade Vitória acima de Porto Walter. De lá, foi preciso usar quatro canoas para transportar as três toneladas e meia até Marechal Thaumaturgo. Nosso barco, que levava 10 toneladas de mercadoria, já foi parado porque o rio está sem condições. Se essa estrada estivesse liberada, seria uma grande ajuda, principalmente com essa seca”, contou a reportagem

Para minimizar o problema, comerciantes estão utilizando o ramal que interliga Cruzeiro do Sul a Porto Walter, que foi embargado pela justiça, reaberto pelos moradores
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre confirma pontos facultativos para o Carnaval; folgas serão nos dias 3, 4 e 5 de março
Servidores públicos terão recesso na segunda, terça e quarta-feira de Carnaval, mas serviços essenciais como saúde e segurança seguirão funcionando normalmente
Com a proximidade do Carnaval, o governo do estado do Acre confirmou os pontos facultativos para o período, conforme decreto publicado ainda em 2024. Os servidores públicos terão folga nos dias 3, 4 e 5 de março, segunda, terça e quarta-feira de Carnaval, respectivamente. As atividades nas secretarias de estado e na Organização em Centros de Atendimento (Oca) retornam normalmente na próxima quinta-feira, 6 de março.
Apesar do recesso, serviços essenciais como Saúde e Segurança Pública seguirão em pleno funcionamento. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e as delegacias estarão abertas para atender a população durante o feriado.
A medida visa garantir o descanso dos servidores públicos durante um dos períodos mais festivos do ano, sem comprometer o atendimento à população em áreas críticas. O governo reforça que a decisão já estava prevista e segue o planejamento estabelecido para 2024.
Comentários
Cotidiano
Investigado em crimes de roubo e sequestro é preso pela Polícia Civil, em Mâncio Lima
O grupo criminoso rendeu uma mulher e subtraiu celulares e depois obrigou a vítima a realizar transferência via PIX para uma conta em nome de outro investigado

Agentes de Mâncio Lima se debruçaram nos elementos de informação colhidos no inquérito policial, e chegaram a todos os envolvidos. Fotos: arquivo/ PCAC.
A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu na manhã da última quarta-feira, 26, um investigado pelos crimes de roubo, sequestro e furto. O homem, das iniciais D. B. N., foi preso no bairro da Cobal, por força de um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco.
De acordo com as investigações, o preso faz parte de um grupo criminoso e está ligado a vários roubos e furtos em diversos bairros de Mâncio Lima. Em um dos roubos, que ocorreu no mês de agosto do ano passado no bairro São Francisco, o grupo criminoso rendeu uma mulher e subtraiu celulares e depois obrigou a vítima a realizar transferência via PIX para uma conta em nome de outro investigado.
Desde a primeira prisão, que ocorreu no ano passado, os agentes de Mâncio Lima se debruçaram nos elementos de informação colhidos no inquérito policial, e chegaram a todos os envolvidos, dando uma resposta célere ao caso, e deixando os autores à disposição da Justiça.
Segundo o delegado, José Obetânio, que preside os inquéritos da delegacia de Mâncio Lima, com as recentes prisões, percebe-se um clima de harmonia e paz na sociedade, e isso deve-se ao esforço contínuo e ao trabalho eficiente do corpo da Polícia Civil de Mâncio Lima, com a colaboração dos cidadãos de bem.
Comentários
Cotidiano
Prefeito de Capixaba recebe Conselheira do TCE-AC em visita institucional que reforça transparência e parceria
Manoel Maia e equipe discutem gestão pública e fiscalização com Naluh Gouveia, em encontro que contou com a presença de secretários e autoridades locais

A Conselheira Naluh Gouveia reforça a importância da parceria entre o município e o Tribunal de Contas, visando o fortalecimento da gestão e a garantia de uma administração transparente. Foto: assessoria
O Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, recebeu na manhã desta quarta-feira, 26/02, a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Naluh Gouveia, em uma visita institucional que reforçou a parceria entre o município e o órgão de controle. O encontro, que contou com a presença de autoridades locais, como o Presidente da Câmara, Diego Paulista, e secretários municipais, destacou a importância da transparência e da boa gestão pública.
Durante a reunião, foram discutidos temas relevantes para a administração municipal, com foco no aprimoramento das contas públicas e no alinhamento com as diretrizes do TCE-AC. O Prefeito Manoel Maia ressaltou o compromisso de sua gestão com o diálogo aberto e a colaboração com as entidades fiscalizadoras. “Estamos sempre dispostos a colaborar e ouvir as orientações do TCE-AC,” afirmou Maia.
A visita da Conselheira Naluh Gouveia reforça a importância da parceria entre o município e o Tribunal de Contas, visando o fortalecimento da gestão e a garantia de uma administração transparente e eficiente para a população de Capixaba.
Você precisa fazer login para comentar.