Acre
Mulher sofre aborto ao tentar assaltar motorista de app e foge deixando feto com a vítima
Uma situação inusitada aconteceu durante uma tentativa de assalto que aconteceu na noite dessa terça-feira, 23, em Rio Branco. Um trio formado por dois homens e uma mulher grávida planejava roubar o carro de um motorista de aplicativo quando a gestante sofreu um aborto espontâneo dentro do veículo, depois de já terem rendido a vítima.
O motorista conduzia um Gol de cor branca por volta de 19 horas, próximo ao pronto-socorro, quando aceitou a corrida dos três passageiros. Assim que entraram no carro, os dois homens anunciaram o assalto ao condutor, que teve uma arma de fogo apontada em sua direção e um terçado encostado no seu pescoço.
A corrida sairia do bairro Bosque ao conjunto Novo Horizonte. A vítima relatou aos policiais na Divisão de Investigações Criminais (DIC) que os criminosos afirmavam que iriam degolar e sepultar o motorista uma cova rasa. Após isso, afirma que mulher ficou bastante nervosa e passou mal, sofrendo o aborto.
Diante da situação, os assaltantes desistiram do plano e trataram de fugir com a mulher. O motorista ficou amarrado ao lado do feto, e com dificuldades conseguiu livrar das amarras. De acordo com a vítima, foi o que lhe salvou a vida, já que os dois homens, preocupados com a mulher, a levaram para um local afastado, deixando-o no carro.
Após se livrar da amarras, o motorista teve ajuda de moradores do Conjunto Novo Horizonte e chamou policiais militares. Ao retornar para casa, se livrou do feto e retornou para casa. Após o registro feito na delegacia, peritos do Instituto Médico Legal tentaram encontrar o feto. No entanto, acredita-se que o mesmo tenha sido devorado por algum cão ou algo parecido. Investigadores da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE) tentam localizar a mulher que sofreu o abortou e seus dois cúmplices.
Comentários
Acre
Segurança Pública realiza aula inaugural do 7° curso do Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades

Curso de Plano de Gestão de Crises de Segurança nas Cidades. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), promoveu na manhã desta segunda-feira, 11, a aula inaugural do curso de Plano de Gestão de Crises de Segurança nas Cidades, em Rio Branco.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na prevenção e no gerenciamento de situações críticas, ampliando a integração entre os diversos setores envolvidos na segurança pública. A capacitação está na sua 7ª edição, sendo realizada pela primeira vez no estado do Acre.

Major da Polícia Militar, Priscila Siqueira, aluna do curso. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O treinamento conta com 71 profissionais de Segurança Pública envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal e operadores de outros estados. A major da Polícia Militar, Priscila Siqueira, destacou que o curso representa uma oportunidade valiosa para aprimorar o preparo dos operadores de segurança. “Esse curso é fundamental para oferecer respostas mais seguras e eficientes em situações de crise, contribuindo para que nossas cidades fiquem mais protegidas e resilientes”, afirmou.

O coordenador do curso, Assis dos Santos, destaca que a capacitação envolverá quatro municípios do estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Voltado para a execução logística, planejamento, custeio e execução de ações estratégicas, o curso capacita para a garantia de uma resposta rápida e eficiente frente a incidentes e crises urbanas. O coordenador do curso, Assis dos Santos, destaca que a capacitação envolverá quatro municípios do estado. “É importante, pois ele traz a atenção do governo do Estado para a prevenção, realizando um protocolo de ação para os municípios, em caso de uma ação criminosa envolvendo atentados a instituição financeiras, a presidios e demais ações acriminosas”, disse.

O evento segue até a próxima sexta-feira, 15, e reforça o compromisso do governo acreano com o fortalecimento da Segurança Pública e a ampliação da capacidade operacional dos órgãos que atuam no enfrentamento à criminalidade e na proteção da população. Segundo o representante do Ministério da Justiça, delegado Getúlio Monteiro, o curso além de oferecer capacitação e conhecimento técnico “envolve os alunos na criação de um protocolo de prevenção, unindo sociedade civil e segurança pública para que, em momentos de crise, todos saibam exatamente o que fazer e como agir”.
Comentários
Acre
Deracre abre licitação para construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre em Rio Branco

Projeto ilustra ponte prevista para integração viária em Rio Branco. Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a secretarias de Estado de Administração (Sead) e Adjunta de Compras, Licitações e Contratos (Selic), abriu a licitação pública internacional nº 02/2025 para contratar empresa responsável pelo projeto executivo de engenharia e execução da sexta ponte sobre o Rio Acre, em Rio Branco.
“O governador Gladson Camelí tem dado total apoio para que essa obra avance com qualidade e agilidade. A sexta ponte é fundamental para melhorar a mobilidade urbana e desafogar o trânsito de veículos pesados em Rio Branco, beneficiando toda a população”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
Integrando diferentes regiões da cidade, a obra compõe o Lote 3 do Arco Metropolitano de Rio Branco, um anel viário no entorno da capital. A estrutura deve aprimorar a ligação entre a rodovia BR-364 e a Estrada do Quixadá, promovendo maior fluidez no trânsito e contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura local.
O edital estará disponível para consulta a partir desta segunda-feira, 11, nos sites oficiais www.licitacao.ac.gov.br e www.comprasnet.gov.br.
As propostas deverão ser enviadas até as 10h (horário de Brasília) do dia 9 de outubro. A partir desse horário terá início a disputa eletrônica de preços, realizada pelo portal www.comprasnet.gov.br.
O processo licitatório é coordenado pelo Deracre, com o apoio do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), banco regional formado pela Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, que apoia a integração dos países membros por meio de crédito e recursos não reembolsáveis.
Comentários
Acre
TJAC lança primeira inteligência artificial generativa criada internamente

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) lança nesta terça-feira, 12 de agosto, às 13h30, no Pleno, a ADA – Assistente Digital Ampliada, primeira inteligência generativa desenvolvida inteiramente pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Judiciário acreano.
A ferramenta foi criada para otimizar atividades como saneamento de processos, transcrição de audiências e análise de documentos judiciais, empregando inteligência artificial com alto nível de segurança e proteção de dados.
A ADA utiliza exclusivamente dados internos da Justiça acreana e opera de forma isolada na rede do TJAC. Conta com um módulo “anonimizador” que remove informações sensíveis, como nomes, documentos pessoais, e-mails, telefones e endereços, antes da análise.
Embora capaz de realizar checagem e resumo de documentos, a tomada de decisões e a análise final continuam sendo atribuições de magistradas, magistrados, servidoras e servidores. A ferramenta não cria novos comandos, mas oferece um conjunto de prompts pré-definidos para aplicação nos documentos.
Apenas a equipe da Justiça poderá utilizar a ADA, e já está prevista a integração com o eproc, o novo sistema de trâmite processual do TJAC. O objetivo é aprimorar a produtividade e permitir que mais processos sejam julgados em menos tempo, beneficiando diretamente a população acreana.
Fonte: Ascom/TJAC
Você precisa fazer login para comentar.