Brasil
Mulher morta por PF aposentado nesta quarta-feira tinha medida protetiva contra ex, diz TJ-RO; casal ficou junto por 25 anos
Rosilene Chaves de Oliveira, de 46 anos, foi achada morta nua na varanda da casa do suspeito. Crime foi registrado como feminicídio.

Rosilene Chaves de Oliveira, de 46 anos, foi achada morta em Porto Velho nesta quarta (4) – Foto: Facebook/Reprodução
Por G1 RO
PF aposentado é preso por matar ex-esposa durante encontro para reatar relação em Porto Velho
Vítima foi identificada como Rosilene Chaves. Suspeito disse que fazia sexo com a vítima e ela teria passado mal e, por isso, ele deu socos na tentativa de fazer massagem cardíaca.
A assistente social morta pelo ex-marido policial federal aposentado, nesta quarta-feira (4), tinha medida protetiva em vigor contra o suspeito, segundo o Tribunal de Justiça (TJ) de Rondônia. Rosilene Chaves de Oliveira, de 46 anos, foi achada nua na varanda de uma casa e a polícia viu o suspeito debruçado em cima dela dando socos.
A morte foi confirmada e o médico disse que havia suspeitas que a vítima sofreu agressões, que a levaram a morte. Já o perito criminal informou que a vítima tinha lesões no peito e no rosto.
O policial federal aposentado disse aos policiais militares que eles estavam fazendo sexo e a mulher passou mal e que teria iniciado procedimentos de massagens cardíacas. Testemunhas, no entanto, garantem que Raimundo estava agredindo a vítima com socos no peito com força excessiva, além de também tapas no rosto.
Ele também disse que estavam separados há cerca de um ano e buscavam a reconciliação.
Segundo informações do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a medida protetiva foi concedida à vítima no dia 20 de junho de 2020, durante plantão judicial.
Três dias depois, a Justiça também determinou a suspensão do porte de arma de fogo do escrivão aposentado da Polícia Federal.
Ainda conforme o TJ, a medida protetiva de Rosilene continuava em vigor.
Juntos por 25 anos
Rosilene e o policial federal ficaram juntos por cerca de 25 anos. Há cerca de um ano eles se separaram, no entanto, amigos afirmam que o suspeito sempre ligava para Rosilene e, em algumas vezes, fazia ameaças.
Vizinhos relataram à Polícia Militar (PM) que quando o casal estava junto havia briga com frequência.
Na noite de terça-feira (3), o policial federal teria chamado a vítima para ir até a casa dele, na Avenida Calama.
Aos policia, após ser preso, o suspeito alegou que tentava reatar a relação após um ano de separação e por isso tinha combinado um encontro na casa dele.

Rosilene Chaves de Oliveira morreu após suposto crime de femicídio – Foto: Facebook/Reprodução
Lesões no corpo da vítima
Segundo a perícia, foram encontradas várias lesões no corpo da mulher, principalmente no rosto e na região do pescoço e tórax.
A suspeita é que Rosilene foi vítima de feminicídio. No entanto, o policial aposentado disse que deu socos na mulher depois dela passar mal durante a relação sexual entre eles e que a agressividade foi para fazer massagem cardíaca na ex.
Na casa do suspeito foi apreendida uma pistola, carregadores e 49 munições ponta oca.

Policial federal aposentado é preso suspeito de matar a ex-mulher em Porto Velho
Comentários
Brasil
Pix tem instabilidade, fica fora do ar, e clientes reclamam nas redes

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
O Pix está apresentado instabilidades nesta segunda-feira (19/1). Usuários nas redes sociais estão reclamando que o sistema está fora do ar e que não conseguem processar transações.
O Banco Central (BC), responsável pelo sistema, ainda não se pronunciou sobre o assunto.
De acordo com o site DownDetector, responsável por monitorar problemas em serviços digitais, a instabilidade começou por volta das 14h e mais de 7 mil reclamações já haviam sido registradas até às 14h52.
Entre os problemas identificados, segundo o site, 56% são referentes a transferências, 34% a pagamentos, e 11% sobre aplicativos.
Veja algumas reclamações nas redes sociais:
pix com bugue q ódio
— Bea da Tuf 🦁 (@beazinha91) January 19, 2026
O Pix caiu pic.twitter.com/fZLLfyuUUx
— Andrew Juan 📺 (@Andrew_juan89) January 19, 2026
mds eu querendo fazer a comprinha e o pix indisponível 🤡🤡🤡
— lili🦋 (@_laeishyla) January 19, 2026
Alguém da Sonserina faz um pix aí pra mim vê se essa droga voltou a funcionar no mundo dos trouxas. Chave: [email protected]
— Albus Dumbledore (@ProfessorDum) January 19, 2026
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
INSS terá atividade paralisada durante mais de 3 dias úteis em janeiro

Angela Macario/Getty Images
Com o objetivo de realizar melhorias no sistema informativo previdenciário, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai paralisar as suas atividades por alguns dias úteis de janeiro. A atualização será feita no sistema digital do órgão, conforme informou a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
“A medida é necessária para a modernização dos sistemas, garantindo maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços”, informou o governo federal.
Dessa maneira, os serviços digitais prestados pelo Meu INSS (tanto o site, quanto o aplicativo), e a Central Telefônica (135) ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro.
Não haverá atendimento presencial no INSS nos dias 28, 29 e 30 de janeiro.
Para tentar compensar a suspensão temporária do atendimento presencial e reduzir os impactos aos cidadãos, o INSS realizará atendimentos extras no fim de semana dos dias 24 e 25 de janeiro. O órgão garantiu ainda reencaixe, caso o beneficiário prefira receber atendimento em dia útil.
A reportagem entrou em contato com a Dataprev para mais detalhes sobre as malhorias e aguarda retorno.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
Acordo Mercosul-UE zera imposto para 8,9 mil produtos, diz CNI

Reprodução/Twitter
O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) deve zerar tarifas para 8.887 produtos comercializados pelo Brasil. O número deve ser atingido em 10 anos, mas, assim que o negócio entrar em vigência, 5.090 itens já terão as taxas zeradas. Os números fazem parte de um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O acordo comercial entre os dois blocos vai dinamizar as negociações de produtos entre os países dos dois continentes. Na prática, o pacto implica a redução de tarifas de importação e exportação, mas também garante medidas de equilíbrio para a competitividade entre os produtos, bem como simplificação de processos aduaneiros e de controle sanitário.
Tarifas de importação e exportação:
- UE: eliminará tarifas sobre 92% das exportações do Mercosul em até 10 anos.
- Mercosul: eliminará tarifas sobre 91% das exportações da UE em até 15 anos.
Produtos beneficiados:
- Agronegócio brasileiro: carne bovina, suína, aves, açúcar, etanol, café, suco de laranja, celulose.
- Produtos europeus: vinhos (27%), destilados (35%), chocolates, azeite, queijos.
Barreiras não tarifárias:
- Redução de exigências técnicas e burocráticas.
- Reconhecimento mútuo de padrões sanitários e indicações geográficas.
- Fertilizantes e insumos agrícolas:
- UE vai zerar tarifas sobre ureia (6,5%) e amônia (5,5%) para reduzir custos internos.
A entrada em vigência da tarifa zero será feita por etapas separadas. Com o início da vigência do acordo, 5.090 produtos, ou 54,3% do total deixam de ser taxados. Depois, há um escalonamento para a inclusão dos itens:
- após 4 anos: 1.703
- após 7 anos: 656
- após 8 anos: 849
- após 10 anos: 589
Ao fim dos 10 anos, o total será de 8.887. A CNI considera no levantamento que os acordos preferenciais e de livre-comércio do Brasil cobrem 8% das importações mundiais de bens, mas com a entrada em vigor do negócio com a União Europeia, percentual vai pular para 36%.
Importação para europeus
Dados de 2024 apontam que 82,7% das exportações do Brasil para a UE passarão a ingressar no bloco sem tarifa de importação desde o início da vigência.
Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, a formalização do acordo de livre comércio ocorreu em um momento oportuno para a economia brasileira.
“O acordo garante acesso imediato ao mercado europeu, assegura tempo de adaptação para a indústria nacional e reposiciona o Brasil em um contexto de diversificação de parceiros, criando também um incentivo para avançar na agenda de competitividade estrutural”, afirma.
Assinatura
O texto do acordo entre Mercosul e União Europeia foi assinado em uma cerimônia foi realizada em Assunção, capital do Paraguai, país que ocupa a presidência rotativa do bloco.
A aprovação do acordo ocorreu no dia 9. A parceria era negociada há 26 anos. As tratativas começaram em 1999 e passaram por várias idas e vindas. A nova posição dos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump, com a imposição de tarifas, impulsionou o interesse no acordo.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.