Acre
Mulher diz que foi impedida de entrar em hospital para visitar o pai por causa de vestido: ‘constrangida’
Sesacre informou que vai pedir imagens de câmeras de segurança e vai apurar ocorrido. Caso ocorreu no domingo (13), no Hospital do Idoso, em Rio Branco.
G1/Acre

Enfermeira diz que foi impedida de entrar em hospital para visitar o pai por causa de roupa considerada inapropriada (Foto: Reprodução/Facebook)
A enfermeira e advogada Aline Cordeiro relatou no perfil dela no Facebook o momento constrangedor que enfrentou na tarde do domingo (13). A mulher conta que foi até o Hospital do Idoso, em Rio Branco, para passar o Dia dos Pais ao lado do pai que está internado na unidade de saúde. Porém, Aline diz ter sido impedida de entrar por causa do vestido que foi considerado inadequado.
Ao G1, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que foi publicada uma normativa sobre as regras de conduta que devem ser obedecidas por acompanhantes e visitantes. A medida, segundo o órgão, foi tomada devido a várias ocorrências registradas no Hospital das Clínicas como furtos, tentativas de homicídio, assédios, contaminações virais e bacteriológicas.
“Confesso ter me sentido constrangida, pois não tenho o hábito de andar com roupas inadequadas e tampouco lembro de algum dia ter sido impedida de adentrar em qualquer lugar público ou não por causa dos meus trajes”, lamentou Aline.
Entre as medidas que devem ser adotadas para que o visitante tenha acesso às enfermarias A, B, C e D estão a proibição de roupas consideradas inadequadas, alimentos e eletrônicos. As normas, segundo o órgão, seguem controle de infecção hospitalar, pois são apartamentos conjugados com quatro a cinco leitos e todos os pacientes estão em tratamento operatório e clínico.
“Não creio que a justificativa de evitar infecções seja plausível, pois para isso seria necessário o uso de equipamentos como gorro, máscara, avental, independente da roupa que o visitante estiver vestindo, o que não ocorre. Se a justificativa for evitar infecções, além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a orientação mínima seria a lavagem das mãos”, alega Aline.
No caso específico de Aline, a Saúde afirma que vai pedir imagens das câmeras de segurança no momento em que a mulher foi interceptada pelo servidor da empresa terceirizada que presta serviço de portaria na unidade. Caso fique comprovado que a roupa usada por Aline era a mesma que ela postou no Facebook, o funcionário deve ser punido.
“Tenho conhecimento suficiente para falar de infecções pois trabalhei na Saúde como enfermeira por mais de 15 anos. O que houve foi um claro desrespeito a mim e a meu pai que passa por um momento delicado ee stá debilitado por problemas de saúde. Tenho convicção de que minha roupa estava condigna e aceitável pelo padrão médio do que seria adequado pela sociedade”, finaliza.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.