Cotidiano
MPF quer que Funai exonere pessoas sem qualificação de funções em processos de demarcação de Terras Indígenas no Acre
Duas pessoas atuam como antropólogos da Funai sem ter qualificação nem experiência no tema

A Funai tem 30 dias para responder se acata os itens recomendados e foi alertada de que, em caso de não acatamento, medidas judiciais cabíveis poderão ser tomadas
Assessoria
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Fundação Nacional do Índio a exoneração de Claudio Eduardo Badaró e Joany Marcelo Arantes, respectivamente, dos cargos de antropólogo coordenador e antropólogo assistente, na composição do Grupo de Trabalho (GT) da Terra Indígena Riozinho do Iaco (anteriormente, Terra Indígena Guanabara e Terra Indígena Guajará), localizada na área do município de Sena Madureira e próxima à fronteira Brasil/Peru, no Acre.
Segundo o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, os dois servidores não possuem diploma de graduação ou de pós-graduação em sentido estrito (mestrado ou doutorado) em ciências sociais ou antropologia, o que os desqualifica tecnicamente para a função, já que o Decreto 1.775/96 exige que o procedimento de demarcação das terras indígenas deve ser fundamentado em trabalho desenvolvido por antropólogo de qualificação reconhecida com a finalidade de realizar estudos complementares de natureza etno-histórica, sociológica, jurídica, cartográfica, ambiental e o levantamento fundiário necessários à delimitação das terras indígenas.
Além disso, estes dois servidores também têm histórico de atuação como assistentes técnicos em ações contra povos indígenas, inclusive com caso de impugnação judicial.
Além do afastamento dos dois servidores para o Grupo de Trabalho da Terra Indígena Riozinho do Iaco, o MPF também recomenda que a Funai não nomeie ou designe para estes processos de demarcação outras pessoas que também não atendam à qualificação técnica exigida ou que também tenham histórico de atuação, remunerada ou não, contra povos indígenas.
A Funai tem 30 dias para responder se acata os itens recomendados e foi alertada de que, em caso de não acatamento, medidas judiciais cabíveis poderão ser tomadas, inclusive visando a responsabilização por eventos futuros imputáveis à sua omissão.
Comentários
Cotidiano
Corinthians x Vasco: veja datas, locais e ordem dos jogos da final da Copa do Brasil
Timão e Cruzmaltino garantiram vagas para a decisão da competição nacional; saiba as principais informações

Corinthians x Cruzeiro se enfrentam pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil – Alexandre Battibugli/PLACAR
Placar
O Corinthians e Vasco decidirão a Copa do Brasil de 2025. As equipes venceram neste domingo, 14, Cruzeiro e Fluminense respectivamente, na Neo Química Arena e no Maracanã. As duas partidas foram levadas para as penalidades.
O Corinthians jogou primeiro e perdeu a partida por 2 a 1 no tempo normal, na Neo Química Arena. Nas penalidades, 5 a 4, com direito a duas defesas de Hugo Souza, uma delas contra Gabigol, que poderia dar a classificação ao Cruzeiro.
Na sequência, no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0 e também levou a partida para as penalidades. No Rio, foi a vez de Léo Jardim defender duas cobranças e garantir o Gigante da Colina na decisão.
Final da Copa do Brasil 2025
- Ida: Corinthians x Vasco, 17/12 (quarta), às 21h30, na Neo Química Arena
- Volta: Vasco x Corinthians, 21/12 (domingo), às 18h30, provavelmente no Maracanã
As finais da Copa do Brasil já começarão a ser disputada na próxima quarta-feira. Em razão de sorteio prévio, o mandante da ida será o Corinthians, em partida na Neo Química Arena.
Dessa forma, o jogo de volta, marcado para dia 21, no próximo domingo, acontecerá no Rio de Janeiro. O Vasco deve utilizar o Maracanã como palco. Jogadores vascaínos como Robert Renan e Rayan expressaram publicamente o desejo de jogar em São Januário.
O clube que se sagrar campeão receberá R$ 77,175 milhões apenas pelo triunfo na final. Esse valor, isoladamente, supera a arrecadação total oferecida pela maioria dos estaduais e até mesmo pelo prêmio principal do Campeonato Brasileiro.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz derrota o ProSol e conquista o título da MGF Cup

Foto divulgação: Santa Cruz marcou 19 gols na campanha da conquista do título
O Santa Cruz derrotou o ProSol por 2 a 1 neste sábado, 13, no estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná, e de maneira invicta conquistou o título da MGF Cup na categoria Sub-16. Samuel e Dheimeson marcaram os gols da conquista da Capivara.
“O Santa Cruz é um time formador e esse é o principal objetivo. Conquistar títulos é uma consequência do trabalho e serve para provar a qualidade dos nossos atletas”, declarou o técnico Maydenson Costa.
Comentários
Cotidiano
Galvez enfrenta o Votuporanguense na estreia da Copa São Paulo

Foto Glauber Lima: Galvez faz a última fase da preparação no interior de São Paulo
O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol(FPF) divulgou neste sábado, 13, a tabela da Copa São Paulo 2026. O Galvez, representante do futebol acreano, enfrenta o Votuporanguense, em Votuporanga, no dia 2 de janeiro, às 13h45(hora Acre). Na sequência, o Galvez joga contra o Grêmio, no dia 5, e fecha a participação na primeira fase diante do Falcon, de Sergipe, no dia 8.
“Teremos adversários difíceis, mas estamos trabalhando forte para conquistar uma vaga na segunda fase. Esse é o primeiro objetivo”, declarou o técnico Eriano Santos.
Jogos do grupo 2
Galvez x Votuporanguense no dia 2
Galvez x Grêmio no dia 5
Galvez x Falcon no dia 8



Você precisa fazer login para comentar.