fbpx
Conecte-se conosco

Acre

MPF instaura procedimento para acompanhar proteção a indígenas isolados no Acre

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta quinta-feira, 22, um procedimento administrativo para acompanhar, pelo prazo de um ano, as políticas públicas voltadas à proteção dos povos indígenas isolados Mashco-Piro e das comunidades Madijá (ou Madihá/Kulina) e Ashaninka, localizadas na região do Alto Envira, no Acre. A medida é assinada pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos.

A iniciativa decorre de informações encaminhadas à 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (6ª CCR) sobre possíveis avistamentos e contatos entre os Mashco-Piro, povo indígena isolado, e as comunidades indígenas da região. O relato foi feito durante reunião realizada em setembro de 2024 com representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Amazonas. O encontro alertou para o risco iminente de conflitos interétnicos, especialmente na região metropolitana de Manaus e no Vale do Envira.

De acordo com a Informação Técnica nº 5, elaborada pela Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) e pela Frente de Proteção Etnoambiental Envira (FPE Envira), há atualmente três referências confirmadas da presença do povo Mashco-Piro no estado do Acre: na cabeceira do rio Iaco, no rio Chandless e no rio Envira. No entanto, o documento afirma que não há registros oficiais de contato direto entre os Mashco-Piro e as aldeias Madijá e Ashaninka em 2024 ou em anos anteriores.

O MPF destaca, contudo, a necessidade de qualificação das informações fornecidas pelo CIMI, como datas, locais e nomes de lideranças indígenas que teriam presenciado os contatos. A confirmação dos relatos poderá levar à adoção de medidas emergenciais de proteção territorial e aplicação de protocolos de segurança por parte da Funai.

Na portaria, o procurador da República determina o envio de ofícios com cópia do documento ao CIMI Regional Amazônia Ocidental, que deverá fornecer em até 15 dias nomes, datas e locais dos relatos de presença de indígenas isolados nas aldeias Ashaninka e Madijá. Outro ofício será encaminhado à Diretoria de Administração e Gestão da Funai, solicitando informações sobre o andamento do processo seletivo para a contratação de novos agentes de proteção etnoambiental para o posto BAPE Xinane.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes em todo o Acre

Publicado

em

Aviso de “perigo potencial” prevê acumulados de até 50 mm e ventos de até 60 km/h até a manhã de quarta-feira (30)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (29), um alerta amarelo para chuvas intensas em todo o estado do Acre. O aviso, que segue válido até as 10h da quarta-feira (30), prevê pancadas de chuva com acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia. Também há previsão de ventos fortes, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h.

Classificado como de “perigo potencial”, o alerta indica baixo risco de transtornos, como alagamentos, quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas. Ainda assim, o Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas.

Precauções indicadas pelo Inmet:

  • Evite se abrigar sob árvores, por conta do risco de quedas e raios;

  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;

  • Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas durante as chuvas, para evitar danos causados por descargas elétricas.

O órgão meteorológico reforça a importância de acompanhar atualizações dos boletins e seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rodeio inicia às 18h e show de Fernanda Brum às 21h na Expoacre

Publicado

em

A terça-feira, 29, promete emoções na Expoacre 2025, que celebra sua 50ª edição, com duas atrações que devem atrair grande público ao Parque de Exposições de Rio Branco. A cantora gospel Fernanda Brum se apresenta às 21h, enquanto a competição de rodeio tem início marcado para as 18h.

De acordo com comunicado do governo do Acre, as provas da primeira noite do rodeio, inicialmente previstas para a segunda-feira, 28, foram adiadas devido às fortes chuvas que atingiram a capital. Com isso, as disputas foram remarcadas para esta terça, com a realização das provas programadas para as duas noites.

A apresentação de Fernanda Brum é aguardada com expectativa pelos fiéis e fãs da música cristã. O show faz parte da programação cultural da Expoacre e promete uma noite de fé, emoção e conexão espiritual.

Comentários

Continue lendo

Acre

Entidades repudiam impedimento de intérpretes de Libras durante show de Zezé Di Camargo e Luciano na Expoacre

Publicado

em

Uma nota de repúdio foi publicada por entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência após um episódio ocorrido na noite desta segunda-feira (28), durante o show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, na Expoacre 2025. Tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contratados pelo Governo do Estado do Acre para promover acessibilidade no evento, foram impedidos de atuar pela produção do show.

O caso gerou ampla repercussão, especialmente por envolver um evento público, financiado com recursos estatais e que havia se comprometido a garantir medidas de acessibilidade como parte da programação oficial.

Na nota, publicada nas redes sociais do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/AC), as entidades lamentam a conduta da produção do espetáculo e afirmam que o impedimento representa uma grave violação aos direitos fundamentais da pessoa com deficiência.

“Repudiamos qualquer tipo de negação de direito à acessibilidade”, diz a publicação, reforçando que a presença dos intérpretes é essencial para garantir a participação plena das pessoas surdas nos eventos culturais.

O Governo do Estado do Acre havia anunciado publicamente que trabalharia para assegurar a acessibilidade durante toda a Expoacre 2025, e a contratação de profissionais intérpretes fazia parte desse compromisso.

Esta não é a primeira vez que a dupla sertaneja se envolve em episódios semelhantes. Em 2019, Zezé Di Camargo e Luciano foram acusados de infringir a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), após impedirem a atuação de uma intérprete de Libras durante apresentação realizada em Imperatriz (MA), contratada em parceria com o governo estadual. À época, o caso foi repercutido pelo jornal Folha de Pernambuco.

Comentários

Continue lendo