fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

MPAC empossa promotores promovidos, homenageia servidores e inaugura obra

Publicado

em

Em sessão do Colégio de Procuradores, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) empossou, nesta sexta-feira (18), 10 promotores de Justiça alçados à entrância final por critérios de merecimento e antiguidade. As comarcas afetadas são as de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Epitaciolândia, Brasileia e Rio Branco.

A solenidade ocorreu no Edifício-Sede e foi presidida pela procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues. Parte das comemorações dos 56 anos do MP acreano, o momento reuniu familiares dos promotores promovidos, representantes de entidades de classe, servidores e autoridades de instituições oficiais.

Prevista na Lei Orgânica do MP acreano, a movimentação da carreira ministerial se dá por antiguidade e merecimento, de uma entrância para outra entrância, termo que corresponde ao porte de cada comarca. Analisada pelo Conselho Superior do MP, a promoção por merecimento leva em conta a atuação do membro durante a carreira, enquanto a por antiguidade considera o tempo do membro no cargo.

A procuradora-geral revelou a alegria do momento e disse estar realizada enquanto chefe do MP acreano ao participar de um ato que é aguardado por quem ingressa na carreira de promotor de Justiça. Além disso, destacou que o processo de promoção expressa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos membros em prol da sociedade, oxigenando as unidades ministeriais e fortalecendo os serviços oferecidos.

“Sabemos que a movimentação na carreira é um desejo de todos os membros do MP que ingressam na carreira e que estão na categoria de substitutos, já que podem ser movimentados a qualquer momento. Com a promoção, já existe uma fixação de suas competências em suas unidades. Nesse processo, são observados critérios objetivos e subjetivos, toda uma avaliação criteriosa da parte do Conselho Superior”, explicou.

Representando os membros promovidos, o promotor de Justiça Bernardo Fiterman Albano disse que o momento é o fim de um ciclo e início de outro com novos desafios e também a conquista de prerrogativas plenas como a inamovibilidade. “Para todos nós, é um prazer pertencer a tão nobre instituição e exercer um cargo tão honroso, que é defender a sociedade, missão que pode ser resumida a fazer o bem”, disse o promotor.

Reconhecimento dos servidores

Durante a cerimônia, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues prestou homenagem a 27 servidores efetivos que completaram 20 anos de serviço ao MP acreano. Segundo ela, o ato é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que são importantes para que promotores e procuradores de Justiça exerçam suas funções constitucionais.

Além disso, foi entregue o novo espaço da Sala de Sessões, onde ocorreu a solenidade de promoções dos membros e homenagem aos servidores. Com a reforma, o espaço ganhou novo mobiliário, visual e equipamentos modernos para a transmissão de solenidades e sessões. “São mudanças que contribuíram para o conforto e vão possibilitar ampla transparência ao trabalho que o MP faz”, disse a procuradora-geral.

Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Epitaciolândia inicia curso de Operador de Máquinas Pesadas para 200 alunos

Publicado

em

Capacitação profissional, em parceria com o Qualifica Cursos e secretarias municipais, busca gerar emprego e impulsionar a economia local

A capacitação beneficiará cerca de 200 alunos e reforça o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Lopes (PL) com a qualificação profissional para população. Foto: cedida 

A Prefeitura de Epitaciolândia, em parceria com o Qualifica Cursos e apoio das Secretarias de Obras, Agricultura e Ação Social, além do vereador José Henrique (UNIÃO), realizam nesta quarta-feira, dia 14, a abertura do curso de Operador de Máquinas Pesadas para cerca de 200 alunos.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Lopes (PL), em promover qualificação, desenvolvimento e novas oportunidades profissional para população.

Investir em capacitação profissional é essencial para abrir portas no mercado de trabalho e fortalecer a economia do município. O curso, que prepara os participantes para operar equipamentos como escavadeiras e tratores, é mais um passo na construção de um futuro com mais emprego e rendapara Epitaciolândia.

“Juntos, estamos transformando vidas e construindo uma cidade mais próspera”, destaca a administração municipal.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina nesta quinta-feira

Publicado

em

Desde 2011, o exame que autoriza aos aprovados ter o diploma revalidado no Brasil é aplicado pelo Inep, enquanto a revalidação é de responsabilidade das universidades públicas do Brasil que aderiram ao exame

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas pelo Inep em 11 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

O período para os candidatos entrarem com recursos referentes às notas provisórias da prova discursiva da primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) termina nesta quinta-feira (15).

Os participantes que não concordarem com o resultado provisório devem realizar o procedimento online, diretamente no Sistema Revalida. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não serão aceitos recursos apresentados fora do Sistema Revalida ou fora do prazo.

O Revalida avalia profissionais brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que querem exercer a profissão em território nacional. O objetivo do exame é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no Brasil.

Recursos

De acordo com o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/1, o recurso contra o resultado provisório da prova escrita deverá conter somente questionamentos relacionados às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, conforme a versão definitiva do padrão de resposta.

O participante também não poderá se identificar em quaisquer dos espaços de texto destinados ao recurso contra o resultado provisório da prova escrita discursiva, sob pena de ter o recurso reprovado automaticamente.

O resultado final será divulgado pelo Inep aos participantes na Página do Participante, com login  da conta do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, em 3 de junho. A análise feita pela banca corretora do exame trará as justificativas individualizadas de deferimento ou indeferimento.

Edição de 2025

A primeira etapa do Revalida 2025/1 ocorreu no dia 23 de março, com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos no exame.

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas pelo Inep em 11 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A prova teórica teve 100 questões de múltipla escolha, além das questões discursivas.

As notas provisórias juntamente com o padrão de respostas definitivo foram divulgados pela autarquia na última sexta-feira (9).

Revalida

Desde 2011, o exame que autoriza aos aprovados ter o diploma revalidado no Brasil é aplicado pelo Inep, enquanto a revalidação é de responsabilidade das universidades públicas do Brasil que aderiram ao exame.

Anualmente, as provas são divididas em duas etapas eliminatórias (teórica e prática), aplicadas em momentos distintos.

As provas escritas e prova de habilidades clínicas abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Para serem aprovados, os candidatos devem demonstrar conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.

O participante somente poderá avançar para a segunda etapa, a da prova prática, se for aprovado na prova teórica.

Esta última fase avalia as habilidades clínicas em cenários de prática profissional, como atendimento de atenção primária, ambulatorial, internação hospitalar, pronto-socorro para casos de urgência e emergência, além da medicina comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normas e na legislação profissional.

Saiba mais sobre o Revalida aqui.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência decide dispensar Daniel, Diego e Alifi

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Alifi (bola) não conseguiu se firmar entre os titulares do Tricolor

O goleiro Daniel e os atacantes Diego Pereira e Alifi estão fora dos planos do Independência para a sequência da temporada de 2025. Os atletas foram comunicados das dispensas pelos dirigentes do Tricolor nessa terça, 13.

Daniel e Diego Pereira foram contratados no início da temporada e pouco atuaram. Depois da disputa do Estadual pelo Galvez, Alifi chegou para a disputa do Brasileiro da Série D e não conseguiu se firmar como titular.

Alternativas caseiras

Os dirigentes do Tricolor devem tentar contratações, mas as alternativas podem ser caseiras para conter os custos na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, última competição de 2025.

Mais um treinamento

O elenco do Independência faz mais um treinamento nesta quarta, 14, no Marinho Monte. O próximo compromisso do Tricolor no Brasileiro será contra o Trem na quarta, dia 21, às 18 horas (hora Acre), no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá.

Comentários

Continue lendo