Acre
MP-AC investiga situação do acervo de Chico Mendes na Biblioteca da Floresta: ‘Acervo pessoal não faz parte da denúncia’, diz viúva
Viúva do ambientalista esclarece que itens pessoais estão sob guarda da família e que investigação se refere a outro material

A medida foi instaurada por meio de portaria publicada no Diário Eletrônico do MP-AC e prevê uma investigação inicial com prazo de até 90 dias. Foto: captada
O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento para apurar onde está e em que condições se encontra o acervo cultural de Chico Mendes que integra o patrimônio da Biblioteca da Floresta Marina Silva, em Rio Branco. A investigação preliminar tem prazo de até 90 dias e foi motivada por indícios de que o material, considerado patrimônio cultural brasileiro, possa necessitar de atenção quanto à sua preservação.
Em entrevista ao g1, a viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes, afirmou que foi ouvida pelo MP e esclareceu que o procedimento não se refere ao acervo pessoal do ambientalista, que permanece sob guarda da família. “O acervo pessoal do Chico é da família e continua com a família. O que está sendo apurado é outro material, que não é o acervo pessoal do meu marido”, disse.

O objetivo da apuração do MP é garantir que o acervo seja preservado e protegido, conforme previsto no artigo 129 da Constituição Federal. Foto: captada
Ela acrescentou que a casa de Chico Mendes, em Xapuri, segue aberta à visitação. A investigação do MP-AC busca verificar especificamente o conjunto documental e histórico vinculado à Biblioteca da Floresta, cujo paradeiro e estado de conservação estão sob análise.
Fundação de Cultura diz que não guarda acervo de Chico Mendes e que material é da família

MP-AC investiga situação de itens ligados ao ambientalista; filha fala em “apagamento cultural” e defende preservação da memória. Foto: captada
A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) informou ao Ministério Público do Acre (MP-AC) que não possui sob sua guarda o acervo original de Chico Mendes. Segundo o diretor de Patrimônio Histórico da fundação, Ítalo Facundes, o material é particular e permanece com a família, sem registro formal de entrega à instituição. Itens como livros, fotografias e painéis que já foram expostos em espaços da FEM não fazem parte do acervo pessoal do ambientalista.
O MP-AC instaurou um procedimento para apurar o paradeiro e as condições de preservação do acervo vinculado à Biblioteca da Floresta Marina Silva, considerado patrimônio cultural. A investigação tem prazo de até 90 dias e visa assegurar a proteção desse legado, conforme determina a Constituição.

Angela Mendes, filha de Chico Mendes e presidenta do Comitê Chico Mendes, afirmou que a investigação partiu de uma preocupação com o que chamou de “apagamento cultural” no estado. Foto: captada
Angela Mendes, filha de Chico Mendes e presidenta do Comitê Chico Mendes, afirmou que a investigação partiu de uma preocupação com o que chamou de “apagamento cultural” no estado. “Externalizamos a nossa preocupação com a ausência de espaços de memória ligados ao meu pai. A Biblioteca da Floresta tinha uma exposição permanente sobre ele, e não podemos permitir que essa memória se apague”, disse.
Ela destacou que a biblioteca cumpria um papel fundamental na preservação da história e da cultura dos povos tradicionais do Acre, oferecendo pesquisa, atividades lúdicas e exposições. A promotoria especializada em Patrimônio Histórico e Cultural ficará responsável pelo acompanhamento do caso.

O objetivo da apuração do MP é garantir que o acervo seja preservado e protegido, conforme previsto no artigo 129 da Constituição Federal. Foto: captada
Chico Mendes e a casa
Seringueiro, ambientalista e sindicalista, Chico Mendes se tornou líder dos trabalhadores de seringais e ganhou notoriedade mundial ao defender a preservação do meio ambiente, melhores condições de vida aos trabalhadores amazônicos e o extrativismo como alternativa a um modelo predatório. “Sou um seringueiro, meus companheiros vivem da floresta há 130 anos, aproveitando a sua riqueza sem destruí-la. A Amazônia possui os maiores recursos biológicos do mundo”, discursou Mendes ao receber, dentre vários reconhecimentos, o Prêmio da Sociedade para um Mundo Melhor, recebido nos Estados Unidos, em 1987.

A filha de Chico Mendes e presidenta do Comitê Chico Mendes, explicou que o procedimento foi motivado por uma preocupação antiga. Foto: captada
O município de Xapuri está localizado às margens do rio Acre, na confluência com o rio Xapuri, a 180 km de distância da capital Rio Branco. O surgimento da cidade está associado ao ciclo da borracha, entre o final do século XIX e início do XX, tendo Xapuri se tornado principal entreposto acreano no comércio de látex. Na segunda metade do século XX, o governo brasileiro incentivou projetos desenvolvimentistas para a região amazônica.
No estado do Acre, levas migratórias assentaram fazendas, nas áreas em que até então já viviam os seringueiros. O impasse entre seringueiros e fazendeiros culminou na fundação do sindicalismo no Xapuri, tendo Chico Mendes se tornado principal opositor da expansão dos fazendeiros. Em 1988, Mendes foi assassinado aos 44 anos, em Xapuri, na casa que ainda hoje guarda o mesmo feitio e objetos daquela época, como mobiliário de madeira e pote de barro.

Casa Chico Mendes, em Xapuri. O legado de Chico Mendes hoje é mantido pelos filhos, por meio do Comitê Chico Mendes e também outras ações. Foto: captada
Comentários
Acre
Prefeito Jerry Correia entrega novos equipamentos de proteção aos garis de Assis Brasil
A Prefeitura de Assis Brasil realizou a entrega de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos garis do município, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e a melhoria das condições de trabalho.
Foram entregues blusas, calças, botas, máscaras e luvas, garantindo mais segurança, proteção e conforto aos profissionais que atuam diariamente na limpeza urbana, contribuindo para manter a cidade organizada e saudável para toda a população.
A entrega foi conduzida pelo prefeito Jerry Correia e contou com a presença do secretário municipal de Obras, Odacir; da secretária de Administração, Pamela; do vice-prefeito Reginaldo Martins; e do presidente da Câmara Municipal, vereador Wendell Marques. A participação das autoridades reforça a união entre os poderes em prol do fortalecimento dos serviços públicos.
Durante o momento, o prefeito destacou a importância de investir na segurança e no reconhecimento dos trabalhadores. “Nossos garis desempenham um papel fundamental para o bem-estar da população. Garantir equipamentos adequados é uma forma de valorizar esses profissionais e oferecer mais dignidade no exercício de suas funções”, afirmou.
A ação integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura de Assis Brasil voltadas à valorização dos servidores e ao aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia climatiza escola rural Valdomiro Barroso para mais de 150 alunos
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, está realizando a climatização da escola Valdomiro Ferreira Barroso, localizada no km 19 da BR-317, mais 13 km de ramal. A ação está sendo executada com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Tadeu Hassem.
Construída em 2016, a unidade de ensino atende atualmente cerca de 160 alunos de diversas comunidades rurais e está recebendo, pela primeira vez, a climatização das salas de aula e também dos setores administrativos.Ao todo, são 13 salas que estão recebendo climatizadores.
Além da escola Valdomiro Ferreira Barroso, a Prefeitura de Brasiléia também realizou a substituição da climatização na escola Francisco Germano, localizada no km 68. Os aparelhos de ar-condicionado, que eram de 12.000 BTUs, foram substituídos por equipamentos mais potentes, de 30.000 BTUs, garantindo mais eficiência no resfriamento dos ambientes escolares.
Vale ressaltar que, desde o ano passado, as escolas Nucleada Consi Alves, no km 26, e Francisco Germano já contam com ambientes climatizados, reforçando o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade do ensino na zona rural.
O gestor da escola, Cleito, destacou a importância da climatização para a comunidade escolar. “A climatização é a realização de um sonho e agora vai proporcionar um ambiente mais acolhedor para os alunos, que já vêm de áreas de difícil acesso e chegam à escola tendo uma sala de aula mais confortável para aprender”, afirmou.
Comentários
Acre
Estratégia Amazônia 2050 propõe planejamento de longo prazo para a região
Após a cerimônia de posse, o novo presidente do parlamento amazônico, deputado Afonso Fernandes (SL), deu início a primeira reunião ordinária do ano. Na ocasião, foi apresentado pelo secretário Marcos Brandão, a Estratégia Amazônia 2050. Brandão destacou que não é possível pensar o futuro do Brasil sem um planejamento estruturado e integrado para a Amazônia. Segundo ele, a iniciativa nasce da necessidade de ir além da pauta ambiental, reconhecendo que a região é composta por pessoas que enfrentam desafios sociais e econômicos e que precisam de soluções duradouras.
O documento foi construído com a participação dos nove estados que integram a Amazônia Legal, envolvendo órgãos de planejamento e comitês técnicos estaduais, tendo como base a Estratégia Brasil 2050 e diretrizes nacionais e internacionais, consolidando um mapa estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável e à construção de políticas públicas perenes para as futuras gerações.
Parceria técnica com o GTA fortalece agenda hídrica da Amazônia
Afonso Fernandes também anunciou na ocasião anunciou a formalização de uma parceria técnica com o Grupo Técnico da Agenda Azul da Amazônia Legal (GTA), instância de articulação interestadual que reúne representantes dos nove estados da região com foco na gestão dos recursos hídricos. Segundo ele, o acordo visa fortalecer a cooperação técnica, promover a integração entre políticas estaduais, nacionais e compromissos globais, além de consolidar estratégias conjuntas para a gestão das águas na Amazônia. Durante o ato, foi convidada ao plenário a coordenadora do grupo no Acre, Maria Antônia Zabala de Almeida Nobre, para a assinatura do convênio que oficializa a parceria.
O presidente do Parlamento Amazônico, falou da importância da parceria técnica firmada e destacou a necessidade de planejamento preventivo diante dos desafios ambientais da região. “Nós não podemos estar focados apenas nos problemas que já temos, que não são poucos, mas precisamos desenvolver um trabalho em que possamos prever e agir para que outros problemas não aconteçam. Aqui na Amazônia já começamos a enfrentar problemas hídricos, e é fundamental fazer um trabalho preventivo para evitar dificuldades futuras”, afirmou.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Fotos: Sérgio Vale

































Você precisa fazer login para comentar.