Cotidiano
Moraes diz que desinformação na internet põe em risco a democracia
Segundo ele, notícias falsas aumentaram suicídio entre adolescentes
A desinformação disseminada pela internet é a “praga do século 21”, disse nesta quinta-feira (14) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na abertura do seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia. Para ele, além de ter colocado em risco a democracia brasileira, a desinformação tem causado efeitos perversos na sociedade, como o aumento exponencial do número de suicídios entre adolescentes.
“Aproveito o gancho do julgamento de hoje [dos primeiros réus pelos atos golpistas do 8 de janeiro], que tem toda a relação com a questão da desinformação”, disse Moraes. “Tudo foi organizado a partir das redes, com uma série de mensagens fraudulentas e mentirosas, que se iniciaram lá atrás, em relação a inexistentes e absurdas alegações de fraudes nas urnas. Nós vivemos, aqui no Brasil, talvez o que nenhum outro país viveu. Sentimos na pele a questão da desinformação”, acrescentou.
Segundo o ministro, esse contexto gerou, no Judiciário, a necessidade de se adaptar aos novos tempos. “Ainda estamos muito longe do ideal, mas soubemos fazer com que o Judiciário começasse a aprender não só a entender a importância de se combater a desinformação, como também estabelecer mecanismos importantes para salvaguardar a democracia”, disse ele, acrescentando que a desinformação gera perigos não apenas à democracia.
“Notícias fraudulentas disseminadas nas redes sociais aumentaram exponencialmente o número de suicídios em adolescentes. Isso é uma praga. É a praga do século 21”, argumentou.
Moraes defendeu que, para combater essa “praga”, é necessário instrumentalizar todos os meios de controle e a Justiça. Algo que pode avançar a partir dos debates que serão conduzidos durante o seminário – em especial em três frentes: educação, prevenção e, em último lugar, repressão.
“Esse é o grande desafio, hoje, deste seminário. Temos de atuar em três frentes. A primeira é a educação, para as pessoas entenderem. Principalmente adolescentes e pessoas jovens, de um lado, e, do outro lado, as pessoas mais idosas, que abandonaram os telejornais”.
“No caso das pessoas mais jovens, elas nem se encontraram com a mídia tradicional. Não acompanham jornais. Não falo nem de jornal físico, que já é pré-história. Eles não acompanham sequer os jornais de internet. Se somarmos os cinco telejornais com maior audiência, eles perdem [em termos de audiência] para o primeiro influencer”, afirmou o ministro.
Sobre a prevenção, ele lembrou que é necessária uma alteração dos mecanismos de autorregulação e também a regulamentação. “O Congresso Nacional está discutindo isso, mas ainda está devendo uma regulamentação. É necessária uma regulamentação porque as big techs [gigantes de tecnologia, como Google, Apple, Microsoft e Meta] não podem continuar imunes à responsabilidade pela desinformação em cadeia que propagam, atacando a democracia”.
“Obviamente, se a educação não deu certo e a prevenção falhou, o terceiro ponto é a repressão. Mas uma repressão mais moderna, diferente dos métodos antigos. Avançamos muito na Justiça Eleitoral, por exemplo, alterando a retirada de desinformação nas redes, que tradicionalmente demorava 24 ou 48 horas, o que é uma vida. Passamos esse prazo para duas horas; depois para uma hora [na véspera das eleições]. E, no dia das eleições, 15 minutos. Ou seja, faz um dano muito menor”, complementou.
Segundo o ministro, nos painéis programados para o encontro será possível discutir essas três frentes – educação, prevenção e repressão –, bem como “avançar para tornar a democracia um pouco mais imune a essa enxurrada de notícias fraudulentas e ataques virtuais”.
O seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia é promovido pelo STF em parceria com universidades públicas. O evento, organizado no âmbito do Programa de Combate à Desinformação, segue até amanhã (15) reunindo ministros, academia e representantes da sociedade civil.
Organizado com a participação também da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), ele terá sete painéis que abordarão temas como regulação das plataformas digitais, a educação midiática e o papel das agências de checagem na defesa da democracia.
Segundo a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o simples enunciar dos aspectos que serão abordados já mostra a relevância do debate. “A informação é instrumento poderoso que pode destruir vidas e instituições. Seu lado mais sombrio mostrou a face nos ataques covardes do 8 de janeiro, data à qual sempre me refiro como dia da infâmia”.
De acordo com a ministra, construções de narrativas fantasiosas foram feitas com o objetivo de desacreditar instituições. “Foram as sementes do mal que transformaram aquele dia em uma das páginas mais tristes e lamentáveis da história do país, quando pela primeira vez esta suprema corte foi invadida e vandalizada nos quase 200 anos de sua existência”.
‘Desejo que os debates que terão lugar neste seminário possam gerar frutos e trazer resultados concretos na luta contra a desinformação”, afirmou.
Segundo os organizadores, a ideia é debater formas de enfrentar a desinformação e o discurso de ódio. Também está previsto o lançamento do livro Desinformação – O mal do século (Distorções, inverdades e fake news: a democracia ameaçada), fruto de parceria entre o STF e a Universidade de Brasília (UnB).
Confira a programação do seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia.
Edição: Graça Adjuto
Comentários
Cotidiano
Prefeito de Epitaciolândia inicia operação tapa-buracos no bairro Pôr do Sol com recursos de emenda do senador Alan Rick
Serviço de recuperação de ruas na cidade que é uma das que mais crescem no Alto Acre foi viabilizado através de emenda do senador; gestão municipal reforça compromisso com melhorias na infraestrutura urbana

Operação de tapa-buracos iniciada no bairro Pôr do Sol será estendida a outras localidades; município é um dos que mais crescem no Alto Acre. Foto: captada
O prefeito de Epitaciolândia deu início nesta quinta-feira (2) a uma operação tapa-buracos no bairro Pôr do Sol, com foco na recuperação de ruas e melhoria da infraestrutura viária do município. Em publicação nas redes sociais, o gestor destacou que a ação foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Alan Rick.
Em seu pronunciamento, o prefeito agradeceu o apoio do senador e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população.
“Essa importante melhoria só foi possível graças à parceria e ao apoio do nosso senador Alan Rick, que destinou uma emenda fundamental para a realização desta obra”, declarou.
A ação integra uma série de intervenções que a prefeitura tem realizado nos bairros da cidade, que é apontada como uma das que mais crescem na regional do Alto Acre. A administração municipal promete continuar com os serviços de manutenção urbana em outras localidades.

A Prefeitura de Epitaciolândia anunciou a expansão dos serviços de recuperação viária para outros bairros da cidade, após dar início à operação de tapa-buracos no bairro Pôr do Sol. Foto: captada
Veja vídeo assessoria:
Publicidde:

Comentários
Cotidiano
Governador Gladson Camelí destaca avanços do Estado durante entrevista
Camelí também abordou os avanços na segurança pública, citando a reforma do 1º Batalhão da Polícia Militar, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros e da Delegacia da Polícia Civil no bairro Tucumã, em Rio Branco

Em diálogo com a imprensa, o governador do Acre destacou grandes feitos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O governador Gladson Camelí concedeu, nesta quarta-feira, 1º, uma entrevista ao programa Gazeta Alerta, apresentado por Luan Rodrigo, onde prestou contas à população acreana e destacou as principais ações recentes de seu governo.
Logo no início da conversa, o governante reforçou o compromisso firmado no início do ano: “Como venho dizendo desde janeiro, 2025 é o ano do executar e, desde então, venho cumprindo a minha promessa”, afirmou.
Entre as realizações mencionadas, o chefe do Executivo citou a entrega da nova sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a continuidade das obras da Maternidade Marieta Messias Cameli e a inauguração da Estrada da Variante, em Xapuri.

Entrega da Estrada da Variante, de quase 18 quilômetros de extensão, foi um dos temas abordados durante a entrevista. Foto: Pedro Devani/Secom
“Estamos construindo e reformando os prédios públicos para humanizar o trabalho dos nossos servidores, realizando uma verdadeira reestruturação para que os servidores retornem um trabalho de eficiência para a nossa sociedade”, disse o governador, destacando o investimento em infraestrutura pública como forma de fortalecer o serviço oferecido à população.
Outro ponto de destaque foi o incentivo ao setor industrial, com a concessão de três terrenos públicos para as empresas Delta Alimentos, Alves e Lima e Plastforte, que deverão instalar unidades em Rio Branco. A medida, segundo Camelí, visa fomentar o desenvolvimento econômico e ampliar a geração de empregos.
“Essa é uma das nossas iniciativas para criar a oportunidade de um estado industrializado e bem equipado. Um dos nossos desafios é a geração de emprego, e estamos empenhados em reverter esse cenário”, afirmou.
Na área da saúde, o governador ressaltou o início do mutirão Opera Mama, ação voltada para a reconstrução mamária de mulheres que venceram o câncer. O programa, que oferece cirurgias e próteses totalmente gratuitas, integra o Programa Opera Acre, responsável por mais de 11 mil procedimentos apenas em 2025, com 573 cirurgias eletivas programadas para o mês de outubro.
Camelí também abordou os avanços na segurança pública, citando a reforma do 1º Batalhão da Polícia Militar, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros e da Delegacia da Polícia Civil no bairro Tucumã, em Rio Branco. Ele destacou, ainda, a contratação de quase 200 profissionais para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizada em setembro.
“Estamos investindo muito na segurança pública para garantir o bem-estar da nossa população, e isso vai muito além de viaturas e equipamentos. Estamos comprometidos e investindo no sentimento de segurança do nosso Acre”, declarou o governador.

Gladson Camelí ressalta a necessidade de promover um governo participativo, ouvindo a população e dialogando diretamente com a imprensa. Foto: Diego Gurgel/Secom
Comentários
Cotidiano
CBFS divulga os grupos e tabela da 17ª Copa Norte

Foto Glauber Lima: Torneio vai reunir as principais equipes de futsal do Norte
O departamento técnico da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou os grupos e a tabela da 17ª Copa Norte, competição programada em Rio Branco entre os dias 19 e 25 deste mês. O torneio terá nove equipes na disputa e o campeão vai representar a região na Supercopa.
Fórmula de disputa
As equipes irão jogar entre si dentro dos seus grupos e os dois primeiros avançam para a disputa das semifinais. Os vencedores disputam o título da Copa.
“A fórmula de disputa é simples. Vamos ter uma grande competição”, comentou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.
Grupos da Copa Norte
A
Corinthians (AC)
Café com Leite(AC)
Abílio Nery (AM)
Náutico (AM)
Vivaz (RR)
B
Fluminense da Bahia (AC)
Constelação (RR)
Grêmio da Amazônia (AM)
Sartore (AP)
1ª rodada
Vivaz x Café com Leite
Constelação x Grêmio da Amazônia
Sartore x Fluminense da Bahia
Corinthians x Abílio Nery
No dia 19, a partir das 10 horas, no ginásio do Sesc
Você precisa fazer login para comentar.