Cotidiano
Moraes diz que desinformação na internet põe em risco a democracia
Segundo ele, notícias falsas aumentaram suicídio entre adolescentes
A desinformação disseminada pela internet é a “praga do século 21”, disse nesta quinta-feira (14) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na abertura do seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia. Para ele, além de ter colocado em risco a democracia brasileira, a desinformação tem causado efeitos perversos na sociedade, como o aumento exponencial do número de suicídios entre adolescentes.
“Aproveito o gancho do julgamento de hoje [dos primeiros réus pelos atos golpistas do 8 de janeiro], que tem toda a relação com a questão da desinformação”, disse Moraes. “Tudo foi organizado a partir das redes, com uma série de mensagens fraudulentas e mentirosas, que se iniciaram lá atrás, em relação a inexistentes e absurdas alegações de fraudes nas urnas. Nós vivemos, aqui no Brasil, talvez o que nenhum outro país viveu. Sentimos na pele a questão da desinformação”, acrescentou.
Segundo o ministro, esse contexto gerou, no Judiciário, a necessidade de se adaptar aos novos tempos. “Ainda estamos muito longe do ideal, mas soubemos fazer com que o Judiciário começasse a aprender não só a entender a importância de se combater a desinformação, como também estabelecer mecanismos importantes para salvaguardar a democracia”, disse ele, acrescentando que a desinformação gera perigos não apenas à democracia.
“Notícias fraudulentas disseminadas nas redes sociais aumentaram exponencialmente o número de suicídios em adolescentes. Isso é uma praga. É a praga do século 21”, argumentou.
Moraes defendeu que, para combater essa “praga”, é necessário instrumentalizar todos os meios de controle e a Justiça. Algo que pode avançar a partir dos debates que serão conduzidos durante o seminário – em especial em três frentes: educação, prevenção e, em último lugar, repressão.
“Esse é o grande desafio, hoje, deste seminário. Temos de atuar em três frentes. A primeira é a educação, para as pessoas entenderem. Principalmente adolescentes e pessoas jovens, de um lado, e, do outro lado, as pessoas mais idosas, que abandonaram os telejornais”.
“No caso das pessoas mais jovens, elas nem se encontraram com a mídia tradicional. Não acompanham jornais. Não falo nem de jornal físico, que já é pré-história. Eles não acompanham sequer os jornais de internet. Se somarmos os cinco telejornais com maior audiência, eles perdem [em termos de audiência] para o primeiro influencer”, afirmou o ministro.
Sobre a prevenção, ele lembrou que é necessária uma alteração dos mecanismos de autorregulação e também a regulamentação. “O Congresso Nacional está discutindo isso, mas ainda está devendo uma regulamentação. É necessária uma regulamentação porque as big techs [gigantes de tecnologia, como Google, Apple, Microsoft e Meta] não podem continuar imunes à responsabilidade pela desinformação em cadeia que propagam, atacando a democracia”.
“Obviamente, se a educação não deu certo e a prevenção falhou, o terceiro ponto é a repressão. Mas uma repressão mais moderna, diferente dos métodos antigos. Avançamos muito na Justiça Eleitoral, por exemplo, alterando a retirada de desinformação nas redes, que tradicionalmente demorava 24 ou 48 horas, o que é uma vida. Passamos esse prazo para duas horas; depois para uma hora [na véspera das eleições]. E, no dia das eleições, 15 minutos. Ou seja, faz um dano muito menor”, complementou.
Segundo o ministro, nos painéis programados para o encontro será possível discutir essas três frentes – educação, prevenção e repressão –, bem como “avançar para tornar a democracia um pouco mais imune a essa enxurrada de notícias fraudulentas e ataques virtuais”.
O seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia é promovido pelo STF em parceria com universidades públicas. O evento, organizado no âmbito do Programa de Combate à Desinformação, segue até amanhã (15) reunindo ministros, academia e representantes da sociedade civil.
Organizado com a participação também da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), ele terá sete painéis que abordarão temas como regulação das plataformas digitais, a educação midiática e o papel das agências de checagem na defesa da democracia.
Segundo a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o simples enunciar dos aspectos que serão abordados já mostra a relevância do debate. “A informação é instrumento poderoso que pode destruir vidas e instituições. Seu lado mais sombrio mostrou a face nos ataques covardes do 8 de janeiro, data à qual sempre me refiro como dia da infâmia”.
De acordo com a ministra, construções de narrativas fantasiosas foram feitas com o objetivo de desacreditar instituições. “Foram as sementes do mal que transformaram aquele dia em uma das páginas mais tristes e lamentáveis da história do país, quando pela primeira vez esta suprema corte foi invadida e vandalizada nos quase 200 anos de sua existência”.
‘Desejo que os debates que terão lugar neste seminário possam gerar frutos e trazer resultados concretos na luta contra a desinformação”, afirmou.
Segundo os organizadores, a ideia é debater formas de enfrentar a desinformação e o discurso de ódio. Também está previsto o lançamento do livro Desinformação – O mal do século (Distorções, inverdades e fake news: a democracia ameaçada), fruto de parceria entre o STF e a Universidade de Brasília (UnB).
Confira a programação do seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia.
Edição: Graça Adjuto
Comentários

Cotidiano
TV Gazeta e Assessoria da Prefeitura começam a decidir Campeonato da Imprensa

Foto Dell Pinheiro: Competição em 2023 vai ser decidida em dois jogos
TV Gazeta e Assessoria da Prefeitura disputam neste domingo, 23, a partir das 9 horas, na AABB, o primeiro jogo das finais do Campeonato da Imprensa 2023. As duas equipes entram para a decisão em igualdade de condições e quem somar quatro pontos conquista o título.
Fase de classificação
Na fase de classificação, a equipe da Prefeitura venceu, mas isso não significa favoritismo nas finais. Os dois times não eram favoritos nas semifinais e conquistaram as vagas com méritos.
Sem tradição
A diretoria do Sinjac resolveu mudar uma tradição de 20 anos. Pela primeira vez o Campeonato da Imprensa vai ser decidido em dois jogos.
Comentários
Cotidiano
Com Gerson, do Flamengo, Fernando Diniz convoca seleção para rodada das Eliminatórias

Fernando Diniz, técnico da Seleção Brasileira. Foto: Rodrigo Ferreira/CBF
O Brasil enfrenta a Venezuela e o Uruguai, nos dias 12 e 17 de outubro, respectivamente, nos próximos compromissos do torneio
O técnico Fernando Diniz anunciou neste sábado (23) os convocados da seleção brasileira para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O Brasil, que vem de vitórias sobre a Bolívia e o Peru, encara a Venezuela e o Uruguai, nos dias 12 e 17 de outubro, respectivamente. O duelo com os venezuelanos será na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). A bola deverá rolar às 21h30 (horário de Brasília). Já a partida contra o rival celeste será realizada no estádio Centenário, em Montevidéu, às 21h (de Brasília).
A grande novidade na lista é o retorno do volante Gerson, do Flamengo. O restante da convocação mantém a base já convocada por Diniz na última data Fifa.
Como todo o time rubro-negro, Gerson não é uma unanimidade. Ainda assim, Diniz ressaltou que pesou em sua escolha a versatilidade do atleta, que cumpre mais de uma função na faixa de meio-campo.
“O Gerson é um jogador de muita mobilidade. No Flamengo ele já jogou de volante, mais à frente e no meio. É um jogador forte, de uma mudança positiva de uns tempos para cá. É um jogador combativo, convoco ele com muita tranqulidade. Merece, tem feito por merecer”, justificou Diniz.
“É uma das convocações mais fáceis para mim. Talvez foi o jogador que eu mais vi atuar, fora os do Fluminense. Gerson tem jogado constantemente bem, mesmo com o Flamengo oscilando. Acho que ele está sendo muito constante. É um jogador bem acima da média e tem muito a ver com aquilo que penso sobre futebol”, emendou.
Em relação à última convocação, fora Gerson, que entrou na vaga que antes era de Joelinton, do Newcastle, Diniz fez outras alterações pontuais, como a entrada de Lucas Perri, do Botafogo, líder do Brasileirão, para o lugar de Bento, do Athletico-PR.
Além deles, entraram o zagueiro Bremer, da Juventus, e os atacantes Gabriel Jesus e Raphinha, de Arsenal e Barcelona, no lugar de Ibañez (Al-Ahli), Antony (Manchester United) e Gabriel Martinelli (Arsenal), respectivamente. Antony já havia sido cortado dias antes da última data Fifa, por causa das acusações de agressão contra a ex-namorada, a DJ Gabriela Cavallin.
“Não pensei muito em uma base. Tentei convocar os melhores jogadores possíveis, terminamos nosso jogo no Peru há duas semanas, mas a amostra é muita pequena. Muitos jogadores podem ser convocados, mas essa base do ciclo da Copa, tenho uma base de jogadores. Está aberta para todo mundo, não existe titular absoluto, mas é convocar os melhores”, afirmou o técnico.
A seleção brasileira lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 6 pontos, já que derrotou a Bolívia, em casa, e o Peru, fora. A atual campeã mundial, a Argentina, de Lionel Messi, também soma 6 pontos, mas fica atrás pelo saldo de gols. O time de Lionel Scaloni encara o Paraguai e o Peru na sequência da competição.
Veja a convocação:
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Lucas Perri (Botafogo)
Defensores
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Nino (Fluminense)
Bremer (Juventus)
Laterais
Danilo (Juventus)
Vanderson (Monaco)
Caio Henrique (Monaco)
Renan Lodi (Olympique de Marselha)
Meio-campistas
André (Fluminense)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Raphael Veiga (Palmeiras)
Gerson (Flamengo)
Atacantes
Neymar (Al-Hilal)
Gabriel Jesus (Arsenal)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Richarlison (Tottenham)
Rodrygo (Real Madrid)
Vinícius Jr. (Real Madrid)
Raphinha (Barcelona)
Comentários
Cotidiano
+40 e Assembleia disputam amistoso em Sena Madureira

Foto Sérgio Vale: Time da Assembleia une os funcionários e os deputados
As equipes do +40 e da Assembleia Legislativa disputam neste sábado, 23, a partir das 15h30, no José Marreiro Filho (Marreirão), um jogo amistoso.
O time da Assembleia vem realizando por todo o Estado e coleciona bons resultados.
“Esse time da Assembleia tem como principal objetivo o congraçamento entre os poderes. Teremos mais um desafio difícil em Sena Madureira”, comentou o técnico da Assembleia, Jairo Barbosa.
Sena Madureira
O diretor do Sena Madureira, Rutinaldo Queiroz (Chokito), destacou o momento do esporte de Sena Madureira.
“O time do +40 tem bons jogadores e vamos ter um bom duelo amistoso. O Esporte de Sena vive uma grande temporada e vai ser importante termos essa festa por meio do futebol”, afirmou Chokito.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
GIRO detém grupo que planejavam arrombar comércios em Brasiléia
-
Cotidiano2 dias atrás
Luto no Esporte – Walewska enviou mensagem para o marido antes de cair do 17º andar, diz boletim de ocorrência
-
Extra1 dia atrás
Menor é apreendido após investigação da Polícia Civil de Brasileia por envolvimento em série de assaltos
-
Acre1 dia atrás
Padrasto que estuprou e engravidou criança de 11 anos no AC é condenado a mais de 20 anos; bebê morreu
-
Acre2 dias atrás
Apostador do Calafate fatura R$ 45 mil na Mega Sena
-
Acre2 dias atrás
No Acre, sexta-feira será quente mas com possibilidade de chuvas; confira
-
Geral1 dia atrás
Rebanho bovino cresce mais de 14% no Acre e chega a 4,6 milhões de cabeças
-
Cotidiano2 dias atrás
Flamengo pode jogar mais uma final com dois goleiros diferentes